Eurocopa 2024

Sérvia estraga festa da Eslovênia e mantém Grupo C indefinido

Sérvios anotam primeiro ponto na competição, e Inglaterra pode abrir vantagem na liderança do Grupo C

Em duelo emocionante decidido no último lance, Eslovênia e Sérvia ficaram no 1 a 1 em jogo na manhã desta quinta-feira, e válido pela segunda rodada do Grupo C da Eurocopa.

Karnicinik, craque do último Campeonato Esloveno, foi o autor do primeiro gol do jogo, em belo contra-ataque puxado aos 24 minutos da etapa complementar.

Na última bola do jogo, Jovic, jogador do Milan, subiu mais do que a defesa eslovena para deixar tudo igual em Munique, no clássico entre as duas nações que um dia integraram a antiga Iugoslávia. A equipe treinado por Matjaz Kek continua invicta na competição com dois pontos em dois jogos.

Apesar do ligeiro favoritismo, a Sérvia mais uma vez pecou nas finalizações, mandou uma bola na trave com Mitrovic, e se complicou na disputa por uma das vagas para as oitavas de final.

Com apenas um ponto somado em dois jogos, o time sérvio pode chegar a quatro, caso vença seu último jogo. Na última rodada, os sérvios encaram a Dinamarca.

Já a Eslovênia assume a vice-liderança do Grupo C provisoriamente com dois pontos, mas pode perder tal posto caso a Dinamarca vença a Inglaterra nesta quinta-feira às 16h (horário de Brasília).

Equipes criam, mas não balançam a rede no primeiro tempo

Desde os primeiros minutos, Sérvia e Eslovênia se lançaram ao ataque, e criaram oportunidades. A equipe sérvia buscava chegar por meio do toque de bola, com triangulações pelos lados, utilizando as conexões entre Zivkovic e Tadic pela direita, e Mladenovic e Vlahovic pela esquerda.

No comando de ataque, Mitrovic, artilheiro do Al-Hilal na temporada, era a referência no ataque, mas acabou encaixotado pela forte marcação adversária.

Já a Eslovênia jogava de forma mais direta, apostando na velocidade de sua dupla de ataque, formada por Sporar e Sesko para criar perigo.

Na melhor chance dos eslovenos no primeiro tempo, Elsnik ficou frente a frente com o goleiro Pavlovic, acertou a trave, e só não abriu o placar, pois Sesko acabou perdendo o rebote.

Eslovênia deixa escapar resultado histórico em Munique

Aos 24 minutos do segundo tempo, Karnicinik iniciou o contra-ataque que culminou no primeiro gol do jogo na Allianz Arena.

O lateral-direito do NK Celje retomou a bola, acompanhou toda a jogada, e se projetou na área para receber a assistência precisa de Elsnik, mandando a bola para o gol vazio.

A vitória sobre a Sérvia seria a primeira da história da Eslovênia em Eurocopas. A equipe eslovena participou da competição pela primeira vez em 2000, em edição disputada na Holanda e Bélgica.

Com a vantagem no placar, o time esloveno se preocupou em segurar a vantagem, e chamou a Sérvia para seu campo de defesa.

Mesmo sem jogar bem, a Sérvia foi aumentando a pressão em busca do empate, e empurrou seu adversário contra o próprio campo.

Abusando de cruzamentos na área, a Sérvia mandou uma bola na trave com Mitrovic, e foi na base do abafa que finalmente conseguiu empatar o jogo e se manter viva na disputa por uma vaga nas oitavas de final.

Aos 50 do segundo tempo, Ilic cobrou escanteio com perfeição, e Jovic ganhou de Karnicinik no meio da defesa eslovena, para vencer Oblak, e deixar tudo igual, fechando o placar em 1 a 1.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo