Eurocopa 2024

Como nova regra tirou Rodri do próximo jogo da Espanha na Eurocopa

Volante tomou segundo cartão amarelo contra a Itália e não poderá atuar contra a Albânia

A Espanha teve mais uma atuação de gala nesta quinta-feira (6) pela Eurocopa 2024. O placar contra a Itália só terminou 1 a 0, mas poderia ter sido muito mais, tamanho o domínio dos espanhóis.

Os três pontos confirmaram a classificação da Roja para as oitavas de final, também garantindo a liderança no grupo B, considerado o da “morte”, pela vantagem nos critérios de desempate.

Portanto, não há muito com o que se preocupar para rodada final, mas não poderá contar com o volante Rodri, suspenso por conta de uma nova regra implementada pela Uefa nesta Euro.

Sem ser capitão, Rodri reclamou com árbitro e foi amarelado

Aos 46 do primeiro tempo, o camisa 16 da Espanha reclamou com o árbitro esloveno Slavko Vincic após uma falta de Federico Chiesa em Marc Cucurella, pedindo um cartão amarelo para o italiano.

Mas, por Álvaro Morata ser o capitão do selecionado espanhol, Rodrigo não poderia questionar o árbitro.

É a nova medida da Uefa para esta competição. Por isso, ele sofreu um cartão amarelo, ficando suspenso para a terceira rodada, contra a Albânia, na próxima segunda (24), por também ter sido advertido na vitória sobre a Croácia.

Momento que Rodri reclama com árbitro e é amarelado (Foto: Icon Sport)

A Uefa buscou a medida para impedir as famosas rodas ao redor do árbitro em lances polêmicos.

Isso evitaria que a imagem da competição ficasse “manchada” para o mundo e ainda os juízes poderiam explicar a decisão para o capitão com mais clareza.

– [Os árbitros estarão] prontos para falar e compartilhar mais detalhes com os jogadores e treinadores para ajudá-los a entender como uma decisão foi tomada. – detalhou o portal The Athletic sobre a medida da Uefa.

A entidade máxima do futebol europeu também gostaria de aumentar a responsabilidade dos capitães com a medida. Eles se tornam os porta-vozes da seleção que defende e ainda controlam os colegas.

Vale citar que quando o goleiro ostenta a braçadeira, a função de falar com o juiz é repassada a um jogador de linha, tanto que Gianluigi Donnarumma tomou um cartão por reclamação no mesmo jogo.

Apesar do temor que acontecessem muitos cartões amarelos, a medida tem se mostrado um sucesso.

Nos jogos realizados até agora na Euro, os jogadores mostraram respeito pela arbitragem e o ritmo das partidas segue rápido e intenso, sem tempo para polêmicas.

Para Espanha, é melhor Rodri suspenso agora do que nas oitavas

Já garantida na próxima fase e na liderança, a Fúria deve escalar os reservas contra a Albânia para dar rodagem aos jovens do banco.

A ausência de Rodri não será um grande problema, mas seria em partida das oitavas, onde enfrentará um dos terceiros dos grupos A, D, E ou F em 30 de junho, em Colônia.

O volante, especialmente após trabalhar com Pep Guardiola no Manchester City, se mostrou um dos melhores na posição em todo o mundo.

Além da força física para defender a entrada da área, cobrir espaços no meio e roubar bolas, Rodrigo é ainda melhor com a bola no pé.

Dita ritmo, dá sempre opção de passe e é uma engrenagem essencial para o esquema do time, seja na Espanha ou no City.

Ele chegou a ficar mais de um ano invicto pelo City, até perder no último jogo da última temporada, a final da Copa da Inglaterra, para o rival Manchester United.

Com a seleção espanhola, soma 450 dias desde o último revés, em março de 2023, para Escócia.

Espanha 1 x 0 Itália — gols e melhores momentos pela Eurocopa 2024

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo