Lamine Yamal brinca de interclasse em passeio da Espanha sobre a Croácia na Eurocopa
Com recordes de Lamine Yamal, a Espanha venceu a Croácia com tranquilidade também graças aos seus contestados na Eurocopa

Neste sábado (15), a Espanha venceu a Croácia por 3 a 0, no Olympiastadion, pela 1ª rodada do Grupo B da Eurocopa 2024. E quem merece um destaque especial é Lamine Yamal.
Com 16 anos e 338 dias, o atacante de La Furia se tornou o jogador mais jovem a jogar uma partida da Euro. Craque geracional do Barcelona, Yamal também foi protagonista no triunfo sobre o Time Xadrez.
O atacante foi o responsável por dar a assistência para Carvajal balançar as redes. Como consequência, Lamine Yamal é o atleta mais novo a dar um passe para gol na história da Eurocopa.
16 years and 338 days.
Lamine Yamal becomes the youngest player to ???? appear at the men's Euros ? pic.twitter.com/nY2bhx7BdB
— B/R Football (@brfootball) June 15, 2024
Até o fim da participação da Espanha na competição, o atacante de 16 anos pode se tornar dono de diversos feitos. Mesmo assim, é preciso exaltar a habilidade e maturidade de Yamal, que continua na escola.
Apesar da idade, o atacante já provou que está pronto para assumir o protagonismo de La Roja. Com a confiança de Luis de la Fuente, Lamine Yamal deve continuar encantando a Espanha e o mundo na Euro 2024.
Sem medo de driblar e partir para cima da marcação da Croácia, Yamal foi um ponto de desequilíbrio no ataque da seleção espanhola. Para completar a boa atuação, só faltou um golzinho.
??? Lamine Yamal becomes youngest player ever to record an assist at the Euros. pic.twitter.com/7gvyHjgVJE
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) June 15, 2024
Contestados calam os críticos
Aqui cabe ressaltar que Lamine Yamal não foi o único personagem da vitória da Espanha sobre a Croácia, até porque os contestados calaram a boca dos críticos na 1ª rodada da Euro.
Álvaro Morata, que terminou 2023/24 em baixa no Atlético de Madrid, assumiu a braçadeira de capitão de La Furia contra o Time Xadrez. Uma decisão polêmica, já que até mesmo a titularidade do atacante não foi unanimidade.
Contudo, Morata fez um dos gols da seleção espanhola sobre a seleção croata e cumpriu seu papel. Quem também passou por situação semelhante foi Fabián Ruiz, que está longe de ser o grande nome do PSG.

O meia começou jogando contra o Time Xadrez e proporcionou um verdadeiro golaço para La Roja. Por fim, Cucurella, que viveu altos e baixos no Chelsea, representou seu país e até mesmo salvou um gol em cima da linha.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como foi Espanha x Croácia pela Eurocopa
Desde o início do 1º tempo, Espanha e Croácia deram indícios de que fariam um duelo animado na 1ª rodada da Eurocopa. O Time Xadrez teve mais posse de bola, porém, La Furia não deixou de pressionar a saída de bola rival.
A partida começou a ficar bem aberta, com seleção espanhola e croata buscando o ataque. Só que o placar foi aberto graças a uma rápida transição ofensiva de La Roja após tirar a bola do Time Xadrez no meio-campo.
Fabián Ruiz enfiou uma bola açucarada para Álvaro Morata, que saiu cara a cara com o goleiro da Croácia e não desperdiçou. Dali para frente, a Espanha passou a controlar as principais ações e aumentou a vantagem.
??️?#EURO2024 | #ESPCRO pic.twitter.com/4RU0w3ZQWp
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 15, 2024
Em uma bela troca de passes no último terço, Pedri rolou para Ruiz, que driblou a marcação – incluindo Luka Modrić – para fazer um golaço chutando da meia-lua no cantinho.
Antes do intervalo, ainda deu tempo para Lamine Yamal acertar um cruzamento preciso em direção à grande área da seleção croata. Daniel Carvajal surgiu de trás da marcação e fez mais um para a seleção espanhola.
Haja coração
O 2º tempo reservou novas emoções para Espanha x Croácia. O Time Xadrez não se deu por entregue e tentou buscar uma reação contra La Furia, que fechou muito bem suas linhas defensivas.
Mesmo assim, a seleção croata criou chances o suficiente para balançar as redes, mas pecava na pontaria. Em raras escapadas, a seleção espanhola também chegava com perigo no campo de defesa adversário.
?? Cucurella to the rescue ?#EURO2024 | #ESPCRO pic.twitter.com/flRv0YLz9c
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 15, 2024
Depois de tanto insistir, a Croácia conseguiu um pênalti após roubar a bola de Unai Simón dentro da grande área. Rodri se viu obrigado a fazer a falta para a Espanha não sofrer um gol.
Entretanto, Bruno Petkovic parou no goleiro de La Roja, que fez a defesa. No rebote, o atacante chegou a mandar a bola para o fundo do gol, mas a arbitragem anulou a jogada por invasão à área do Time Xadrez antes do pênalti.