Eurocopa 2024

Esperança da Espanha na Eurocopa ainda está na escola, mas já fala em fazer história

Lamine Yamal convive com o fato de ser um adolescente completando os estudos, enquanto é a promessa da Espanha na Euro

Após duas goleadas nos últimos amistosos internacionais, a Espanha chega com moral para a Eurocopa, que será disputada na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

Tricampeã do torneio, La Furia espera recuperar sua hegemonia na Euro com uma geração de talento. E uma das joias da seleção espanhola continua na escola, mas já fala em fazer história.

Trata-se de Lamine Yamal, promessa do Barcelona e a grande esperança da Espanha na Eurocopa. Aos 16 anos, o atacante está prestes a se tornar o estreante mais novo da história da competição.

A realidade de Yamal é tão diferente de seus companheiros de La Roja, que ele está concentrado com a equipe de Luis de la Fuente e continua estudando para passar de ano na escola:

– Trouxe as lições de casa, porque estou no quarto ano da ESO [Escolaridade Secundária Obrigatória], tenho aulas online e tem corrido bem. Espero que o professor não me reprove (risos). Há pouco tempo eu estava assistindo à Eurocopa deitado no sofá com minha mãe. Não viemos para passear , mas para fazer história. Espero ir longe na Euro -, disse Lamine Yamal em entrevista ao jornal As.

Vale lembrar que, na Euro 2020, o atacante ainda tinha 13 anos e estava nas categorias de base do Barça. De casa, Lamine Yamal assistiu à eliminação da seleção espanhola para a Itália, nos pênaltis, na semifinal.

Lamine Yamal, a esperança da Espanha na Euro

Após se destacar em La Masia, Yamal chamou a atenção de Xavi Hernández, que começou a integrá-lo nos treinos com os profissionais. E não demorou muito para o atacante estrear no time principal do Barcelona.

Em abril de 2023, Lamine Yamal entrou em campo pelos Blaugranas com 15 anos, nove meses e 16 dias. E não demorou muito para o atacante ganhar a confiança do treinador e ser considerado um dos maiores talentos da Espanha.

Na última temporada, Yamal assumiu a titularidade no Barcelona e se destacou por sua capacidade no drible e na finalização, além de sua velocidade como ponta.

Lamine Yamal em 2023/24 pelo Barcelona

  • Jogos: 50
  • Gols: 7
  • Assistências: 7

Tais números ajudam a explicar porque o atacante dos Culés é o favorito para receber o prêmio Golden Boy, que escolhe o melhor jogador do mundo de até 21 anos.

A ascensão meteórica no Barcelona também fez Lamine Yamal a pular etapas em La Furia Roja. Em setembro do ano passado, o atacante fez sua estreia pela seleção espanhola principal.

Yamal fez parte da campanha da Espanha nas Eliminatórias para a Eurocopa, além de disputar amistosos com de la Fuente. Mesmo com apenas 16 anos, o atacante já foi às redes defendendo as cores de La Roja.

Lamine Yamal pela Espanha

  • Partidas: 7
  • Gols: 2
  • Assistências: 3

A tendência é que Lamine Yamal seja um dos titulares da seleção espanhola na Euro. Esse será o primeiro torneio de renome para o atacante com La Furia, mas ele já provou que não se intimida em meio aos mais velhos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo