Eurocopa

Jorginho: “Tentei esquecer tudo ao meu redor, focar no que treinei para fazer, respirei fundo e fui em frente”

Cobrador do pênalti decisivo, Jorginho elogiou o grupo italiano, algo ressaltado também por Donnarumma e Chiesa

A vitória da Itália sobre a Espanha na semifinal da Euro 2020 só veio nos pênaltis. Na partida, a Itália foi testada como ainda não tinha sido na competição, diante de uma Roja que se impôs em estilo e obrigou a Azzurra a mudar o seu jeito de jogar. Um dos que mais sofreram com os espanhóis foi Jorginho. O meio-campista foi marcado de perto por Pedri, que não deu respiro para que ele fizesse o jogo italiano fluir. Curiosamente, foi ele quem acabou com a cobrança decisiva na disputa de pênaltis e teve a reponsabilidade de marcar o gol que classificou a Itália à final.

“Foi uma luta contra uma grande equipe que nos fez correr tanto, nós sabíamos que nós teríamos que sofrer, mas eu acreditei até o fim e, na minha visão, merecemos vencer”, disse o autor da cobrança decisiva na disputa de pênaltis, Jorginho, à Sky Sport. “Quando você faz a cobrança, você sente o peso cair nos seus ombros. Eu tentei esquecer tudo ao meu redor, focar no que eu treinei para fazer, respirei fundo e fui em frente”.

“A Itália nunca desistiu, nunca sempre acreditamos. Este é um elenco maravilhoso que merece tudo de melhor, porque nós sofremos juntos, nós jogamos juntos, rimos juntos, brincamos juntos e como todas as famílias, podemos discutir às vezes, mas nós sempre terminamos juntos”, afirmou ainda o meio-campista italiano.

O goleiro Gianluigi Donnarumma teve um papel importante e defendeu o pênalti de Álvaro Morata na disputa final. Donnarumma não fez a atuação perfeita, mas teve papel decisivo e confirma seu posto como digno herdeiro da meta italiana.

“Eu estava calmo antes dos pênaltis porque eu sabia que podia ajudar o time. Eu gostaria de agradecer todo mundo, já que estamos a apenas um passo de realizar o nosso sonho. A Espanha é muito forte, mas este time da Itália tem muita coragem, nós nunca desistimos”, afirmou Donnarumma.

“A Espanha nos causou muitos problemas hoje com a posse de bola, mas eu acho que merecemos jogar a final. Eu não quero falar sobre a final agora, eu quero aproveitar o momento. Nós iremos pensar nisso quando tivermos que fazer isso”, continuou o goleiro.

O autor do gol italiano foi Federico Chiesa, que voltou a marcar em Wembley. Foi dele o primeiro gol italiano contra a Áustria, no mesmo estádio, na prorrogação. Ele ganhou a posição no time depois daquele jogo, substituindo Domenico Berardi.

“Eu não posso descrever as minhas emoções em palavras. Foi uma partida difícil. A Espanha foi ótima nesta noite, mas agora nós estamos na final. Voltaremos aqui no dia 11 de julho e veremos. Veremos”, disse Federico Chiesa, autor do gol italiano no tempo normal.

“A Espanha foi muito bem hoje. Eles têm estrelas por todo o time, em todas as posições. Mas nós lutamos até o fim, porque queríamos avançar e conseguimos. O grupo, mais uma vez, fez diferença. Mesmo quando Loca (Manuel Locatelli) perdeu o primeiro pênalti, todo mundo estava calmo, todo mundo estava dizendo que nós ainda venceríamos”, continuou o atacante.

A Itália espera a definição do vencedor de Inglaterra x Dinamarca, nesta quarta-feira (16h, horário de Brasília, com transmissão no SporTV. Veja mais na Programação de TV). A final será disputada também em Wembley, no domingo, 11 de julho, às 16h, com transmissão na Globo e SporTV. A Itália tenta o seu segundo título. Conquistou a Euro em 1968, em torneio disputado na própria Itália. Em 2000, os italianos foram à final e acabaram derrotados pela França. Em 2012, a Azzurra também chegou à final, mas foi goleada pela Espanha.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo