Econômica? Espanha pulveriza dúvidas, faz quatro na Itália e conquista Euro 2012
Depois de um torneio que teve questionamentos, Espanha trucidou a Itália em Kiev e reafirmar a sua posição de melhor time do mundo

A Espanha chata da Euro 2012 não foi para Kiev. A Roja fez uma partida impecável, mostrou um futebol não só dominante, mas incisivo e com vontade e capacidade de decisão e venceu a Itália por 4 a 0 na decisão do torneio. A conquista leva os espanhóis a uma inédita série de títulos: conquista duas Euros seguidas com uma Copa do mundo no meio. Jamais alguém tinha conseguido esse feito. Mais do que isso, ninguém tinha sequer conseguido ganhar duas Euros seguidas. A Espanha conseguiu e reafirma sua posição de melhor time do mundo.
Depois de um primeiro tempo equilibrado, o segundo teve a Espanha tranquila para administrar o jogo, o resultado e chegar ao título. Mais do que isso, conseguiu ainda marcar mais duas vezes. E ainda teve Fernando Torres, que entrou em campo para decidir e transformar a vitória em goleada. A Espanha entra para a história da Eurocopa e do futebol mundial.
Destaque do jogo
Xavi não esteve no seu melhor durante e Euro e ainda assim já era um destaque do time. Na final, porém, o camisa 8 esbanjou a categoria e precisão que o caracterizam. Ditou o ritmo, fez uma assistência para o gol de Alba e comandou o título espanhol.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Momento-chave
Thiago Motta entrou em campo aos 11 minutos do primeiro tempo. Acabou se machucando dois minutos depois e deixando a Itália com um jogador a menos. Matou a pouca esperança que a Itália tinha. A Espanha, então, não teve mais dificuldade alguma no jogo. Dominou amplamente e goleou com autoridade.
Os gols
13’/1T: Fàbregas recebe o lançamento de Iniesta pela direita, ganha de Chiellini e cruza já de dentro da área para trás, onde David Silva tocou de cabeça para marcar 1 a 0.
41’/2T: Em um raro contra-ataque da Espanha, Xavi faz passe preciso para Jordi Alba receber em velocidade, finalizando como centroavante para correr para o abraço e fazer 2 a 0.
39’/2T: A Itália errou a saída de bola com Pirlo, a Espanha retomou e Xavi colocou para Fernando Torres, que recebeu e tocou com categoria e tornar-se o artilheiro da Eurocopa, pela média de minutos em campo, com quatro gols.
43’/2T: Com a Itália abatida, Fernando Torres recebeu passe dentro da área e, frente a frente com o goleiro, tocou para o meio. Juan Mata, que estreava na Euro, tocou sem goleiro. Goleada espanhola por 4 a 0.
Curiosidade
Espanha está invicta há 29 partidas de campeonatos europeus (incluindo eliminatórias). E não tomou gols nos últimos 11 jogos eliminatórias que fez em grandes competições (Copas do Mundo e Eurocopas).
Ficha técnica
Espanha 4×0 Itália
Local: Estádio Olímpico de Kiev, em Kiev (UCR)
Data: 1/jul, domingo
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Gols: David Silva aos 14’/1T, Jordi Alba aos 41’/1T, Fernando Torres aos 39’/2T, Juan Mata aos 43’/2T (Espanha)
Cartões Amarelos: Gerarrd Piqué (Espanha), Andrea Barzagli (Itália)
Espanha
Iker Casillas; Álvaro Arbeloa, Sergio Ramos, Gerrard Piqué e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso e Xavi; David Silva (Pedro aos 13’/2T), Andrés Iniesta (Juan Mata aos 41’/2T) e Cesc Fàbregas (Fernando Torres aos 29’/2T). Técnico: Vicente Del Bosque
Itália
Gianluigi Buffon; Ignazio Abate, Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (Federico Balzaretti aos 20’/2T); Andrea Pirlo, Claudio Marchisio, Daniele De Rossi e Riccardo Montolivo (Thiago Motta aos 11’/2T); Antonio Cassano (Antonio Di Natale, no intervalo) e Mario Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli