Eurocopa 2024

Ídolo do United surpreende ao eleger melhor jogador da Inglaterra na Euro

English Team encara a Espanha na grande final da Eurocopa neste domingo

A Inglaterra está a uma vitória de conquistar seu tão sonhado título europeu e encerrar um jejum de quase 60 anos sem vencer um título. 

Embora o desempenho ao longo desta jornada não tenha sido o mais agradável de se ver, a tradição do time inglês falou mais alto nos momentos mais importantes. 

Na semifinal da Eurocopa, a Inglaterra bateu a Holanda por 2 a 1, de virada, e agora encara a Espanha na final da competição.

Individualmente falando, o English Team dispõe de jogadores do mais alto nível do futebol mundial. Bellingham, Foden e Bukayo Saka, são apenas alguns exemplos que demonstram a qualidade do elenco do técnico Gareth Southgate.

No entanto, para Rio Ferdinand, ícone histórico do futebol inglês, outro jogador merece o título de jogador mais importante desta equipe.

Para o ex-zagueiro da Inglaterra e do Manchester United, o volante Declan Rice é o melhor jogador do English Team nesta Eurocopa. 

Na opinião do hoje comentarista, o jogador cumpre uma função fundamental de proteger a defesa, e qualificar a saída de bola da equipe.

Sempre muito seguro nos desarmes, Rice dá a sustentação defensiva necessária para a Inglaterra ser eficiente na retomada de bola, e acelerar suas jogadas de ataque.

Para Ferdinand, o elenco inglês atual não possui mais nenhum jogador com tal característica, fazendo do volante uma peça importante para o funcionamento do jogo inglês.

— Declan tem sido sólido. As pessoas o criticam dizendo ‘Ele não joga como deveria'. Mas sem ele, não sei o que faríamos. Quem desempenha esse papel neste plantel? Em termos de importância, ele (Rice) é fundamental — declarou Ferdinand.

Declan Rice, meia da Inglaterra
Para Rio Ferdinand, Declan Rice é o jogador mais importante da Inglaterra. Foto: Icon Sport

Ferdinand destaca personalidade dos garotos da Inglaterra

Outros atletas elogiados pela lenda do futebol inglês foram Mainoo, Foden e Bukayo Saka. Curiosamente, jovens jogadores que, mesmo diante de muita pressão, mostraram enorme personalidade.

Do trio, o craque do Manchester City é o mais experiente, com 24 anos. Inclusive, foi o próprio Foden a chamar a responsabilidade sobre o baixo desempenho apresentado pelo time inglês.

O atacante foi incisivo nas últimas semanas ao proteger o técnico Gareth Southgate das críticas e dizendo que os jogadores deveriam estar mais focados em campo.

— Phil Foden cresceu e mostrou vislumbres do que vemos em uma camisa do Manchester City — disse Ferdinand sobre seu desempenho.

Inglaterra comemorando mais um gol nesta Eurocopa
Garotos da Inglaterra dão conta do recado em meio à pressão pelo título da Eurocopa. Foto: Icon Sport

O ex-zagueiro destacou a calma de Mainoo, e como a influência de sua família foi importante para seu desempenho nesta Eurocopa.

Ferdinand revelou que esteve ao lado dos familiares do meia do United durante a competição, e a tranquilidade demonstrada pelos parentes do jogador o impressionou.

— Tem sido uma alegria assistir Kobbie Mainoo. Passei bastante tempo com a família dele (Mainoo) durante este torneio. Pessoas calmas, niveladas. Sabemos como é, fomos lá para a Inglaterra em um torneio. A pressão sobre você é louca. Ele está jogando como se fosse normal para ele, é fenomenal — afirmou Ferdinand.

Fechando os elogios aos jovens, o zagueiro falou sobre a característica explosiva de Saka em campo, e como sua velocidade e técnica criam boas situações de ataque para a Inglaterra.

— Saka tem sido explosivo em alguns momentos, e foi um dos jogadores que criou aberturas em campo. São eles que se destacam para mim — concluiu o ex-zagueiro.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo