Eurocopa 2024

Modelo estatístico aponta favoritos ao título da Eurocopa e atual campeã é desprezada

País sede da competição, Alemanha é a principal candidata a conquistar a competição segundo estudo

O Centro Internacional de Estudos sobre Esporte (CIES) publicou um estudo, nesta terça-feira (11), analisando as equipes que vão disputar a próxima Eurocopa.

Entre os tópicos avaliados, estão inclusos a análise de competitividade de cada seleção, e o valor de cada plantel. Neste cenário, duas seleções são colocadas como favoritas ao título europeu.

A anfitriã Alemanha é a principal candidata ao título da Eurocopa segundo o estudo. Em seguida aparece a Espanha, tri-campeã do torneio, e bi consecutivamente em 2008 e 2012.

França e Inglaterra surgem como possíveis semifinalistas, enquanto Portugal fecha o top 5 das seleções mais competitivas, segundo a análise promovida pelo CIES.

Atual campeã, a Itália é somente a sétima equipe mais cotada a vencer a Euro este ano. A Azzurra fica atrás da Holanda, sexta colocada no ranking.

Alemanha tem uma das seleções mais experientes da Eurocopa

O elenco alemão é o segundo mais experiente entre todas as 24 seleções, com média de 28,6 anos, atrás somente da Escócia, que possui média de 28,8 anos em seu plantel.

Curiosamente, as duas equipes se enfrentam no jogo de abertura da competição, nesta sexta-feira (14), às 16h (horário de Brasília).

Julian Nagelsmann precisou fazer um corte de última hora em sua seleção, trocando Pavlovic, que apresentou um quadro de amidalite, por Emre Can, vice-campeão da Champions League pelo Borussia Dortmund.

A experiência do volante em grandes competições foi justamente o motivo que fez o treinador alemão selecionar Can no lugar da jovem promessa.

Fator casa pode ser diferencial para quebrar jejum de 28 anos

Sem vencer a Eurocopa desde 1996, em edição disputada na Inglaterra, a Alemanha tenta aproveitar o fator casa para conquistar seu quarto título europeu.

Vivendo um incômodo jejum de conquistas em termos continentais, Nagelsmann acredita que a experiência de seu plantel possa lidar com a intensa pressão por resultados em um torneio disputado dentro de casa.

Apesar de ser o sétimo elenco mais valioso do torneio (942 milhões de euros), a Alemanha tem um time técnico, e qualificado para buscar seu quarto título europeu.

Espanha e Alemanha podem se reencontrar em fase final da Eurocopa

As duas principais favoritas ao título da Eurocopa este ano já decidiram a competição em 2008. Em edição disputada na Áustria e Suíça, Alemanha e Espanha protagonizaram uma grande final há 16 anos.

Os alemães, à época comandados por Joachim Low, vinham de um terceiro lugar na Copa do Mundo de 2006, e confiantes na conquista do quarto título da Euro.

Contudo, a Espanha de Luis Aragonés, já em um prenúncio do Tiki-Taka que conquistou o planeta dois anos mais tarde na África do Sul, foi superior e venceu por 1 a 0, gol marcado por Fernando Torres.

Como a Alemanha está no Grupo A e a Espanha no Grupo B, existe a possibilidade das duas equipes se enfrentarem já nas oitavas de final, ou mesmo nas fases seguintes da competição. Isso impediria um futuro reencontro na decisão.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo