Eliminatórias da Eurocopa

Lewis estreou pela Inglaterra com pênalti cometido, mas Southgate o defendeu: ‘Não cometeu nenhum crime’

Técnico da Seleção Inglesa exaltou a atuação do jovem Rico Lewis, de 19 anos, apesar de pênalti cometido

Não foi um primeiro tempo dos sonhos de Rico Lewis em sua estreia com a camisa da Seleção Inglesa. Quando o relógio marcava 36 minutos, o lateral, improvisado na esquerda, afastou uma bola que veio na área de cabeça, mas deixou o braço no rosto de Bojan Miovski, cometendo o pênalti e sendo punido com cartão amarelo – no lance, Enis Bardhi errou a cobrança e marcou no rebote. Apesar disso, o técnico inglês Gareth Southgate elogiou a atuação do jovem defensor no jogo que terminou empatado em 1 x 1 com a Macedônia do Norte.

– Ele foi excelente. Não o vemos como sendo o culpado de alguma forma. Sua compostura com a bola foi excelente. Ele deveria estar muito orgulhoso porque ficamos muito, muito satisfeitos com o que ele fez. Grande compostura, grande capacidade de resistência. Sentimos que ele não tinha nada para se recuperar [psicologicamente pelo erro]. Sei que, por vezes, como jogador, podemos sentir isso. [Ele] não cometeu nenhum crime – elogiou o treinador da Inglaterra.

Questionado sobre como consolou o jovem de 19 anos ao término do primeiro tempo, Southgate disse não havia necessidade disso e apenas exaltou o que de bom Lewis tinha feito nos 45 minutos iniciais.

– Nós apenas apontamos o quão bem ele estava jogando e quão bem o time estava jogando e isso tínhamos que continuar investigando. Sabíamos que um gol viria e pensamos que mais viriam. – concluiu.

O empate fechou a ótima campanha da Seleção Inglesa nas Eliminatórias para Eurocopa, com seis vitórias e dois empates nas oito rodadas, somando 20 pontos. Os comandados por Southgate garantiram a cabeça de um dos grupos da Euro, disputada na Alemanha no próximo ano.

Em 2 de dezembro, serão sorteados os grupos da competição. A Inglaterra chega como a atual vice-campeã, ao ser derrotada pela Itália, nos pênaltis, na edição de 2020 (disputada em 2021), quando decidiram em pleno Wembley.

– Se você tivesse dito no início da campanha que teríamos oito vitórias e dois empates no final do ano, é um recorde muito bom, dados os jogos que realizamos. Agora podemos começar a olhar para frente. A próxima parte emocionante é o sorteio e veremos como será o caminho. Há muitos jogadores para acompanhar – finalizou Gareth Southgate.

Com Guardiola no Manchester City, Lewis faz tudo: lateral pelos dois lados, volante e meia

Destro e lateral-direito de origem, Rico Lewis atuou pela esquerda na estreia pela Inglaterra – visto a versatilidade, mas principalmente pelas diversas opções do outro lado, como o titular Kyle Walker, Trent Alexander-Arnold (este, atuou como meio-campista), Kieran Trippier e Reece James, e as ausências dos canhotos Luke Shaw, Ben Chilwell e Levi Colwill.

Para quem acompanha o Manchester City, a polivalência do atleta inglês não é uma novidade. Como acontece com muitos jogadores treinados por Pep Guardiola, o jovem defensor encontrou outras qualidades que talvez nem ele soubesse. Lewis já foi lateral pelos dois lados (e cumprindo função de meio-campista ou ponta no momento ofensivo dos Cityzens), atuou como volante e até esteve como um meia mais avançado, atrás do centroavante, como aconteceu na derrota para o Arsenal por 1 x 0. Inclusive, em convocações recentes da Inglaterra sub-21, o jogador foi chamado como meio-campista.

A estreia oficial pelo profissional aconteceu no início da temporada anterior, em 13 de agosto do ano passado, contra o Bournemouth. Desde lá, foram mais 32 partidas, marcando um gol e distribuindo duas assistências. Aos 19 anos, já ostenta os títulos da Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa Europeia.

Lewis também foi supervencedor na base do City, conquistando Premier League nas categorias sub-18, 21 e 23. Desde os 16 anos, o defensor é presença certa nas convocações das seleções inglesas de base, passando por todos os ‘sub', do 16 ao 21, até estrear pelo time principal.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo