Lewis estreou pela Inglaterra com pênalti cometido, mas Southgate o defendeu: ‘Não cometeu nenhum crime’
Técnico da Seleção Inglesa exaltou a atuação do jovem Rico Lewis, de 19 anos, apesar de pênalti cometido
Não foi um primeiro tempo dos sonhos de Rico Lewis em sua estreia com a camisa da Seleção Inglesa. Quando o relógio marcava 36 minutos, o lateral, improvisado na esquerda, afastou uma bola que veio na área de cabeça, mas deixou o braço no rosto de Bojan Miovski, cometendo o pênalti e sendo punido com cartão amarelo – no lance, Enis Bardhi errou a cobrança e marcou no rebote. Apesar disso, o técnico inglês Gareth Southgate elogiou a atuação do jovem defensor no jogo que terminou empatado em 1 x 1 com a Macedônia do Norte.
– Ele foi excelente. Não o vemos como sendo o culpado de alguma forma. Sua compostura com a bola foi excelente. Ele deveria estar muito orgulhoso porque ficamos muito, muito satisfeitos com o que ele fez. Grande compostura, grande capacidade de resistência. Sentimos que ele não tinha nada para se recuperar [psicologicamente pelo erro]. Sei que, por vezes, como jogador, podemos sentir isso. [Ele] não cometeu nenhum crime – elogiou o treinador da Inglaterra.
Questionado sobre como consolou o jovem de 19 anos ao término do primeiro tempo, Southgate disse não havia necessidade disso e apenas exaltou o que de bom Lewis tinha feito nos 45 minutos iniciais.
– Nós apenas apontamos o quão bem ele estava jogando e quão bem o time estava jogando e isso tínhamos que continuar investigando. Sabíamos que um gol viria e pensamos que mais viriam. – concluiu.
O empate fechou a ótima campanha da Seleção Inglesa nas Eliminatórias para Eurocopa, com seis vitórias e dois empates nas oito rodadas, somando 20 pontos. Os comandados por Southgate garantiram a cabeça de um dos grupos da Euro, disputada na Alemanha no próximo ano.
Em 2 de dezembro, serão sorteados os grupos da competição. A Inglaterra chega como a atual vice-campeã, ao ser derrotada pela Itália, nos pênaltis, na edição de 2020 (disputada em 2021), quando decidiram em pleno Wembley.
– Se você tivesse dito no início da campanha que teríamos oito vitórias e dois empates no final do ano, é um recorde muito bom, dados os jogos que realizamos. Agora podemos começar a olhar para frente. A próxima parte emocionante é o sorteio e veremos como será o caminho. Há muitos jogadores para acompanhar – finalizou Gareth Southgate.
Com Guardiola no Manchester City, Lewis faz tudo: lateral pelos dois lados, volante e meia
Destro e lateral-direito de origem, Rico Lewis atuou pela esquerda na estreia pela Inglaterra – visto a versatilidade, mas principalmente pelas diversas opções do outro lado, como o titular Kyle Walker, Trent Alexander-Arnold (este, atuou como meio-campista), Kieran Trippier e Reece James, e as ausências dos canhotos Luke Shaw, Ben Chilwell e Levi Colwill.
Para quem acompanha o Manchester City, a polivalência do atleta inglês não é uma novidade. Como acontece com muitos jogadores treinados por Pep Guardiola, o jovem defensor encontrou outras qualidades que talvez nem ele soubesse. Lewis já foi lateral pelos dois lados (e cumprindo função de meio-campista ou ponta no momento ofensivo dos Cityzens), atuou como volante e até esteve como um meia mais avançado, atrás do centroavante, como aconteceu na derrota para o Arsenal por 1 x 0. Inclusive, em convocações recentes da Inglaterra sub-21, o jogador foi chamado como meio-campista.
A estreia oficial pelo profissional aconteceu no início da temporada anterior, em 13 de agosto do ano passado, contra o Bournemouth. Desde lá, foram mais 32 partidas, marcando um gol e distribuindo duas assistências. Aos 19 anos, já ostenta os títulos da Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa Europeia.
Lewis também foi supervencedor na base do City, conquistando Premier League nas categorias sub-18, 21 e 23. Desde os 16 anos, o defensor é presença certa nas convocações das seleções inglesas de base, passando por todos os ‘sub', do 16 ao 21, até estrear pelo time principal.