Garantida na Eurocopa, Inglaterra joga mal e só empata com a eliminada Macedônia do Norte
Inglaterra sai atrás no placar, busca empate na insistência e confirma presença no pote 1 da Euro 2024
Classificada para a Eurocopa 2024, a Inglaterra entrou em campo nesta segunda-feira (20), no estádio Filip II, na Escópia, para enfrentar a já eliminada Macedônia do Norte, pela última rodada do Grupo C das eliminatórias da competição. Os comandados de Gareth Southgate precisavam de um ponto para se colocarem no pote 1 da Euro e fugirem das seleções consideradas mais fortes. E conseguiram exatamente isso. Com muito suor, os ingleses empataram em 1 a 1.
Líder do Grupo C, a Inglaterra chegou a 20 pontos. Este foi o último compromisso da seleção de Southgate neste ano. Em março de 2024, a equipe faz amistoso contra o Brasil, no Estádio de Wembley. Já a Macedônia do Norte, que disputou a última Eurocopa, terminou as Eliminatórias na quarta colocação, com oito pontos. O time macedônio entrou em campo sem chances matemáticas de classificação e também ficará fora da repescagem, definida por um ranking com base no desempenho da Liga das Nações 2023/24.
Macedônia do Norte se aproveita de erros da Inglaterra e abre o placar de pênalti
Amplamente superior a Macedônia do Norte, a Inglaterra começou melhor a partida, mas acabou castigada no fim do primeiro tempo. Logo aos 2′, Grealish foi acionado no lado esquerdo e chutou cruzado na direção de Ollie Watkins, que por muito pouco não desviou para o gol. Na sequência, Declan Rice arriscou petardo de fora da área e a bola explodiu na trave. O tento inglês parecia maduro. Só parecia. Eis que Harry Maguire entrou em ação.
O zagueiro inglês saiu jogando errado e deu presente para Alioski, que serviu Elif Elmas. O jogador do Napoli invadiu a área adversária, sofreu carga faltosa de Maguire e caiu. Desesperados, os macedônios pediram pênalti, mas o árbitro (e o VAR) mandou seguir. O lance animou os donos da casa, que descolaram penalidade para valer minutos depois.
Aos 37′, Rico Lewis, com um movimento involuntário, acertou tapa no rosto de Miovski dentro da área. Dessa vez, o VAR acusou. Ao analisar a jogada no monitor, o juiz apontou para marca da cal e marcou o pênati. Na cobrança, Enis Bardhi parou em Pickford. Atento, o camisa 10 pegou o rebote, colocou lá dentro e abriu o placar.
Inglaterra empata com gol contra da Macedônia
No comecinho do segundo tempo, a Inglaterra conseguiu o empate. Em jogada individual espetacular, Bukayo Saka limpou a marcação, deixou os adversários na saudade e cruzou na medida para Grealish, que só teve o trabalho de catucar. Contudo, o gol foi anulado pelo VAR, já que o camisa 11 estava em posição irregular, um pouco à frente do penúltimo defensor.
Com 13′ no relógio, a estrela de Harry Kane falou mais alto. O camisa 20, que havia acabado de entrar no lugar de Watkins, se posicionou dentro da área para cobrança de escanteio e foi peça fundamental no gol de empate inglês. Foden cruzou, o centroavante do Bayern de Munique disputou espaço com Atanasov, que desviou contra a própria meta. 1 a 1.
O empate animou a Inglaterra, que seguiu no campo de ataque trocando passes e buscando brechas para furar o bloqueio macedônio. Sem sucesso, a equipe visitante apelou para chutes de longa distância e chuveirinhos na área. E também não foi feliz. No fim das contas, um 1 a 1 justo pelo que os dois times apresentaram ao longo dos 90 minutos.
Estatísticas de Macedônia do Norte 1 x 1 Inglaterra – Eliminatórias Euro 2024
- Posse de bola: 25% x 75%
- Faltas: 16 x 15
- Chutes: 5 x 16
- Chutes no gol: 3 x 2