Eurocopa 2024

De Bruyne se revolta com atitude da torcida da Bélgica após classificação na Euro

Mesmo com vaga nas oitavas de final da Eurocopa, torcedores da Bélgica não estão satisfeitos com De Bruyne e companhia

Na última quarta-feira (26), a Bélgica se classificou às oitavas de final da Eurocopa ao empatar com a Ucrânia por 0 a 0, na MHP Arena, em Stuttgart, pela última rodada do Grupo E. Entretanto, o clima não foi de festa nas arquibancadas.

Após o fim do jogo, os jogadores de Domenico Tedesco se reuniram no círculo central para comemorar a vaga no mata-mata do torneio. Nesse momento, Kevin De Bruyne ensaiou ir até a linha de fundo para interagir com os torcedores.

O problema é que a torcida belga vaiou sua seleção, demonstrando o descontentamento com a campanha na primeira fase da Euro 2024. Ao perceber a recepção nada calorosa, o craque do Manchester City decidiu voltar atrás.

Mais do que isso, De Bruyne recomendou seus companheiros de equipe da Bélgica a irem diretamente para os vestiários, evitando maior contato com os torcedores presentes no estádio na Alemanha.

Em entrevista na zona mista, o astro de Tedesco foi perguntado pelos jornalistas sobre as críticas vindas das arquibancadas apesar da classificação às oitavas da competição. Kevin De Bruyne fugiu da resposta:

— Ainda precisamos dos nossos torcedores. E não quero fazer mais comentários sobre isso.

Por que a torcida da Bélgica não está feliz?

Com uma geração de ouro, a Bélgica se tornou uma das protagonistas do futebol na última década. Com craques como De Bruyne, Eden Hazard, Romelu Lukaku e Thibaut Courtois, a seleção teve campanhas de destaque.

No Mundial de 2014, os belgas chegaram até às quartas de final. Na Copa seguinte, mais experientes, o time conquistou um merecido terceiro lugar.

Já nas edições de 2016 e 2020 da Eurocopa, a seleção da Bélgica parou nas quartas de final. Devido ao envelhecimento (e aposentadoria) de seus principais jogadores, a equipe caiu de rendimento.

No último Mundial, por exemplo, os belgas foram eliminados ainda na fase de grupos. Para completar o momento ruim, o time de Domenico Tedesco teve dificuldades em avançar de fase na Euro 2024.

Mesmo com um grupo relativamente fácil, a Bélgica não teve atuações convincentes. No quesito resultados, o time de De Bruyne e companhia também passou longe de engrenar.

Bélgica no Grupo E da Eurocopa 2024

  • Jogos: 3
  • Vitórias: 1
  • Empates: 1
  • Derrotas: 1
  • Gols marcados: 2
  • Gols sofridos: 1
  • 2º lugar da chave, atrás da modesta Romênia

Jogadores indignados com a reação dos torcedores

Se Kevin De Bruyne foi mais contido em sua opinião sobre a reação dos torcedores, outros jogadores não esconderam sua indignação com as vaias após o empate com a seleção ucraniana.

Yannick Carrasco, por exemplo, argumentou que não compreendeu o motivo de tantas críticas da torcida após a seleção belga se garantir nas oitavas de final da Euro:

— Não entendemos a reação dos torcedores. É decepcionante. Fomos ao vestiário porque não achamos que as vaias sejam normais.

Já o experiente zagueiro Jan Vertonghen reconheceu que não vencer na última rodada do torneio deixa uma impressão ruim. Contudo, ele diz que a classificação precisa ser valorizada pelos torcedores da Bélgica:

— Fui um dos primeiros a ir para a torcida porque estava feliz com a classificação. Sim, há decepção em não vencer. Mas ser vaiado depois de me classificar é a primeira vez que isso acontece comigo.

França
01/07/24 - 13:00

Finalizado

1

-

0

Bélgica

França - Bélgica

Euro 2024 - Dusseldorf Arena

4° Turno

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo