Eurocopa 2024

Adeus e perdão: Kroos se aposenta e manda mensagem a Pedri

Em carta emotiva, o alemão diz que o coração falou mais alto para voltar a jogar na seleção e diz que nunca teve intenção de machucar Pedri

Ex-jogador, oficialmente. Após ser derrotada pela Espanha, a Alemanha se despediu da Euro, assim como Toni Kroos se despediu do futebol.

Um dos maiores meio-campo da história, o alemão deu seus toques finais na bola na Eurocopa, em casa. Foram cinco jogos para presentear todos os apaixonados pelo esporte.

Provocações pré-jogo

Muitos falavam que o confronto entre Espanha e Alemanha na Euro tinha cara de final antecipada, pois era um dos embates mais aguardados – dada a potência de ambas as seleções.

Fora de campo, Joselu, jogador da Espanha, e ex-companheiro de Kroos no Real Madrid, chegou a brincar com o jogador esperando que essa partida fosse realmente a sua despedida. O alemão entrou na brincadeira e disse que esperava que não fosse sua despedida.

O que Kroos não esperava era que sim, essa seria sua despedida do futebol, mas também seria a despedida de Pedri, da Espanha, da Euro. Em um lance do jogo, ainda no primeiro tempo, o meio-campista sofreu uma entrada forte do alemão.

A Federação Espanhola informou que avaliação inicial indicava que o jogador do Barcelona sofreu uma entorse lateral interna no joelho esquerdo. 

Pedri sofre entrada de Kroos e está fora da Eurocopa 2024
Pedri sofre entrada de Kroos e está fora da Eurocopa 2024. (Foto: Icon Sport)

A carta aberta

Assim, Toni Kroos aproveitou e publicou, em suas redes sociais, uma carta aberta para mandar um recado a Pedri.

E uma última coisa que é muito importante para mim: desculpe e fique bom logo, Pedri! Logicamente, não era minha intenção te machucar. Uma recuperação rápida e tudo de bom. Você é um grande jogador”, explicou o meio-campista

Ainda na carta, Kroos fala sobre o pedido de Nagelsmann para voltar para a seleção. O jogador disse que a decisão foi totalmente ‘coração’ e que estava feliz em ter feito isso, apesar da tristeza da eliminação da Eurocopa em casa.

Leia a carta completa de Toni Kroos

Meu telefone tocou em 29/09/2023. Quem ligou: Julian Nagelsmann. Pedido: voltar à seleção. O primeiro pensamento na minha cabeça: não sou estúpido! O primeiro pensamento em meu coração: P*, sim! Como todos sabemos, é o coração que decide.

Meu primeiro pensamento nesta manhã de 6 de julho de 2024: estou feliz por ter feito isso. Apesar de toda tristeza e vazio desde o apito final de ontem. Sempre vi mais na equipe do que eles mostraram nos últimos anos. Mas não esperava que em tão pouco tempo fosse possível ter chances reais de conquistar o título e voltar a estar no mesmo nível dos melhores.

É por isso que estou muito orgulhoso do que esta equipe conseguiu. E toda a Alemanha pode voltar a ser. Um agradecimento especial a todos vocês que fizeram desta Eurocopa em casa algo especial. Nós vimos, vivemos e sentimos você. Pessoalmente, gostaria de agradecer o calor e o carinho verdadeiramente especiais das últimas semanas. Foi muito especial.

E por último, um pedido: agora que a Alemanha recuperou o seu filho preferido: não o deixem escapar! A jornada desta equipe continua. E ajuda brutalmente se você ficar ao lado dele mesmo nas fases ruins! Porque posso garantir uma coisa: este é um grupo de ótimas pessoas que darão tudo para ter sucesso!

E uma última coisa que é muito importante para mim: desculpe e fique bom logo, Pedri! Logicamente, não foi minha intenção machucar você. Uma rápida recuperação e tudo de bom. Você é um ótimo jogador.

Foto de Gabriella Telles

Gabriella Telles

Gabriella Telles é jornalista formada pela UFRJ, faz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing. Já trabalhou na TNT Sports na cobertura da Rio 2016, futebol internacional e eSports. Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Botão Voltar ao topo