Eurocopa 2024

Pedri revive drama com lesões em lance com Kroos; veja lista de desfalques da Espanha

Meio-campista espanhol tem problema no joelho confirmado e está fora da Eurocopa 2024

O torcedor da Espanha saiu feliz com a emocionante classificação para a semifinal da Eurocopa 2024 nesta sexta-feira (5). Foram 120 minutos contra a Alemanha, que perdeu por 2 a 1 com brilho do meia Dani Olmo.

Agora, a Fúria enfrenta a pesada França na próxima terça (9), às 16h (horário de Brasília).

Além de um adversário ótimo tecnicamente, o técnico Luis de La Fuente terá que lidar com alguns problemas causados pelo jogo das quartas.

O mais repercutido foi o meio-campista Pedri, alvo de uma entrada forte de Toni Kroos ainda no primeiro tempo. O espanhol sofreu um tranco no joelho que o fez ser substituído aos sete minutos aos prantos.

Os primeiros exames decretaram uma entorse lateral interna no joelho esquerdo no meia. Ainda serão feitos mais diagnósticos para saber se não há outro problema e poder mensurar a gravidade.

Segundo o jornal catalão Sport, esse tipo de lesão não exige cirurgia e, em casos mais leves, só tirará Pedri dos gramados entre duas a seis semanas. O que, automaticamente, garante sua ausência do restante da Euro.

Se for gravidade média, seriam entre seis e oito semanas, enquanto os mais graves podem o afastar por dois meses e meio.

Pedri revive traumas das últimas temporadas

Pedri agoniza de dor após mais uma lesão no Barcelona
Pedri agoniza de dor após mais uma lesão no Barcelona (Foto: Icon Sport)

O choro do meia do Barcelona não foi por acaso. Apenas ele sabe o que sofreu nos últimos três anos até conseguir retomar sua posição de titular na Fúria, pouco antes de começar a Euro.

Segundo o site especializado Transfermarkt, desde que se profissionalizou, Pedri ficou 435 dias ausente por lesão (uma vez por Covid-19) ou 85 partidas entre clube e seleção.

O motivo? Uma temporada brutal de 72 partidas, praticamente sem pausa, entre 2020/21 e 2021/22.

À época, após se firmar como titular no Barça de Ronald Koeman, colou a temporada europeia com a Eurocopa 2020 (disputada em 21) e as Olimpíadas, com direito a cinco prorrogações diferentes, tudo como titular absoluto.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acabaram em 7 de agosto de 2021. Uma semana depois, ele já estava em campo pelo Barcelona e, em setembro, começou seu drama com as lesões.

– Minha primeira temporada no Barcelona foi muito longa. Joguei 72 partidas e isso pode ter impactado no meu estado atual, não sabemos, mas naquela época eu tinha vontade de conquistar o mundo. – assumiu Pedri, em janeiro desse ano, ao streamer Ibai Llanos em seu canal na Twitch.

O atual problema físico é o 10º do meio-campista, com apenas cinco anos de carreira profissional.

O número de jogos de Pedri nas últimas quatro temporadas

  • 2023/24: 40 jogos e 2339 minutos (média de 58,4);
  • 2022/23: 41 jogos e 3169 minutos (77,2);
  • 2021/22: 24 jogos e 1807 minutos (75,2);
  • 2020/21: 72 jogos e 5100 minutos (70,8).

Os outros problemas para Luis de la Fuente na semi da Eurocopa

Além de Pedri,o técnico da Espanha também não pode contar com dois atletas diferentes suspensos – ou seriam três?

Primeiro, perdeu o zagueiro Le Normand, amarelado ainda no primeiro tempo, mas que deve ser substituído sem problemas por Nacho Fernández.

Depois, Daniel Carvajal colocou a mão na bola e foi advertido. Já sabendo que estaria suspenso em uma semifinal, impediu um ataque alemão no fim e terminou expulso.

Jesús Navas deve ganhar a vaga na semi e até em uma possível final, caso o lateral-direito do Real Madrid tenha gancho maior por ter sofrido o vermelho.

Os dois estão confirmados que estarão fora, já para Álvaro Morata, também pendurado, há uma dúvida.

O atacante, no banco de reservas, invadiu o campo para comemorar o gol de Merino aos 118 minutos e teria sofrido cartão amarelo, segundo a transmissão do jogo e o site da Uefa.

No entanto, o árbitro inglês Anthony Taylor só advertiu Fabián Ruiz, que também invadiu junto com o atacante.

É impossível. Se me deram um cartão amarelo, têm que dar a todos os alemães, que fizeram o mesmo no gol deles. Fabián fez alguma coisa no banco, mas eu não fiz nada. – rebateu Morata, na zona mista, após um jornalista lhe mostrar o cartão amarelo no site da Uefa.

Em teoria, Morata está confirmado para semifinal, mas a ver se haverá alguma reviravolta no caso.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo