Europa

Bayern ou Real: Davies vive escolha de Sofia sobre futuro e tomará decisão em breve

Com contrato até 2025, lateral canadense precisa decidir se renova com os bávaros ou não

Após o término da novela Mbappé, o Real Madrid agora trabalha em uma nova produção: Alphonso Davies. Há meses especulações vinculam o lateral-esquerdo do Bayern de Munique ao gigante espanhol e o negócio está próximo de um desfecho.

O contrato do canadense com o clube da Baviera vai até o meio de 2025. Querendo cortar custos e precisando de dinheiro, o Bayern não quer arriscar perdê-lo de graça — neste cenário poderia assinar um pré-contrato em janeiro.

Então, a solução é simples: Davies precisará decidir se renova ou será vendido nesta janela de transferências, que abre em 1º de julho e fecha entre o fim de agosto e início de setembro. Ou seja, o desfecho pode vir nos próximos meses ou quem sabe semanas.

Segundo informações do jornal The Athletic, hoje, o lateral-esquerdo está “ligeiramente inclinado” com os Bávaros, mas essa história ainda renderá muito.

E o acordo com o Real Madrid?

Em março desse ano, a imprensa europeia divulgou que o clube espanhol e Alphonso teriam firmado um acordo verbal.

Os termos tinham dois cenários: um para 2024, com uma compensação ao Bayern, e o menos provável com uma chegada de graça em 2025.

O Real, no entanto, esfriou as conversas. Com o afunilamento da temporada e a luta pelos títulos nacional e europeu, não entrou em contato com o empresário do jogador por três meses e abriu espaço para conversas de renovação com o Bayern.

Após a vitória na final da Champions League em cima do Borussia Dortmund, a gestão dos Merengues retornou o contato e segue confiando que o gigante alemão será obrigado a vender o lateral por um valor baixo por ter apenas um ano de contrato.

Para isso, Florentino Pérez e companhia solicitam que Davies não renove com o clube alemão e ignore interesse de outros times.

Como estão as conversas de renovação com o Bayern de Munique?

Com o silêncio de Madrid, o principal jogador da seleção do Canadá e o Bayern se aproximaram muito de uma renovação.

As conversas evoluíram, inclusive durante a semifinal da Champions contra o Real — Davies marcou um gol —, vencida pelos espanhóis.

A chegada de Vincent Kompany também conta nesse processo. O técnico belga entrou em contato com o lateral para dizer que conta com ele e estaria ansioso para trabalhar com o atleta.

Ainda há, no entanto, uma enorme divergência nos valores. A novela pela renovação do defensor acontece pela gigante salarial pedida: 20 milhões de euros por temporada.

Nos papos mais recentes, o Bayern de Munique, quem sempre achou a pedida desproporcional, sinalizou 13 milhões, mas essa proposta ainda está na mesa e sem assinatura.

Saída de Davies obrigaria ida ao mercado para o Bayern

Como citado, o Bayern busca reformular seu elenco para próxima temporada. A folha salarial deve ser reduzida e o clube não planeja grandes investimentos.

Porém, uma saída de Davies obrigaria os alemães a irem ao mercado e investirem um valor considerável para alguém que seria titular — especulações recentes falaram em Theo Hernández, Ian Maatsen e Miguel Gutiérrez.

Isso porque o canadense é o titular quando está em boas condições físicas e Raphaël Guerreiro ainda não inspira confiança. O lateral-direito Noussair Mazraoui foi outro a atuar na função, improvisado, em 2023/24.

Ao menos para o futuro, o clube vê com bons olhos os jovens da posição: Frans Kratzig, de 21 anos, que retorna de empréstimo do Áustria Viena, e a dupla do Bayern B Matteo Vinlof e Adam Aznou, ambos com 18.

Copa América pode adiar decisão de Davies

Apesar da necessidade de rápida tomada de decisão, o lateral está a serviço da seleção canadense neste momento e pode ser que só possa pensar realmente nisso após julho.

Após sofrer quatro da Holanda na última quinta-feira (6), o Canadá capitaneado por Davies enfrenta a França neste domingo (9) em outro amistoso.

Os jogos são a preparação final para Copa América 2024, competição na qual a seleção estreia em 20 de junho, quando joga com a atual campeã Argentina. Também dividem o grupo A com Peru e Chile.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo