Alphonso Davies quer valor (muito) fora da realidade para assinar renovação com o Bayern
O vínculo de Davies com o Bayern vai até o meio de 2025, e o mais provável é o canadense não permanecer na Alemanha

Com contrato até o meio de 2025, o futuro do lateral-esquerdo Alphonso Davies não parece ser no Bayern de Munique. Além de uma reportagem do jornal The Athletic afirmar que o canadense já tem um acordo verbal para fechar com o Real Madrid na próxima janela de transferências – com uma quantia paga aos Bávaros – ou ir apenas no ano que vem de graça, agora apareceu um novo fator que praticamente firmar que ele não permanecerá pelos lados da Allianz Arena.
Segundo o jornal alemão Bild, Davies solicitou à diretoria do Bayern um salário de 20 milhões de euros por temporada para renovar seu vínculo atual. O clube alemão não está nem um pouco disposto a subir tantos os valores para manter seu lateral-esquerdo. Inclusive, a mídia da Alemanha vem abordando há um tempo a tentativa da gestão dos Bávaros em maximizar os custos nos salários do elenco, seja com a venda de jogadores ou evitando oferecer altas quantias nos vencimentos dos atletas após renovações.
O cenário todo é favorável para que o jogador da Seleção Canadense vista a camisa branca de Madrid – em 2024 ou 2025. Ele vem conversando com Juni Calafat, chefe do scout do clube espanhol, e José Ángel Sánchez, diretor-geral, dupla que solicitou que Davies não assine uma renovação com o Bayern, segundo o The Athletic. Recentemente, aconteceu um encontro presencial com os agentes do atleta e representantes do Real, o que ajudou a esquentar a negociação.
Alphonso Davies is now demanding €20m/year to extend his contract at Bayern. The club is unwilling to go that high [@cfbayern, @altobelli13] pic.twitter.com/WAjXjY6y8g
— Bayern & Germany (@iMiaSanMia) February 26, 2024
Davies chegaria em um Real Madrid extremamente estrelado. Kylian Mbappé já comunicou o Paris Saint-Germain e chegará a Madrid a partir de julho desse ano. Além da dupla citada, o elenco já tem Jude Bellingham (um dos melhores, se não o melhor, jogador do mundo nesta temporada), Vinicius Júnior, Rodrygo, Fede Valverde, Toni Kroos, Éder Militão e muito mais.
O canadense lutaria por posição com Ferland Mendy, lateral-esquerdo francês que convive com lesões, e o jovem Fran Garcia, ainda não tão confiável para o alto nível. Ou seja, pode ter o caminho aberto para ser o dono de um lado canhoto do campo, que seria extremamente forte com Mbappé, Vini e Bellingham caindo por esse setor.
No entanto, Alphonso Davies precisa recuperar a regularidade de outros tempos para chegar bem na equipe de Carlo Ancelotti. Por questões físicas, ele sofreu para ter continuidade e não completa mais de 40 jogos pelo Bayern desde a temporada 2019/20, quando esteve no auge de sua passagem, titular absoluto e, talvez, o melhor do mundo na posição na conquista da Champions League. Ele brilhou naquele histórico 8 a 2 em cima do Barcelona nas quartas de final da competição europeia e deu uma linda assistência após dar uma caneta em Nelson Semedo.
Segundo o site Transfermarkt, Davies, desde que chegou ao Bayern no início de 2019, ficou fora de 60 partidas por questões físicas, em um total de 300 dias no departamento médico. Vale citar que o principal problema foi uma miocardite causada pela Covid-19, que o afastou por quase três meses dos gramados.
Números e conquistas de Davies pelo Bayern de Munique
- 180 jogos, nove gols marcados e 28 assistências;
- Títulos: 5 Bundesliga (2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22 e 2022/23), 3 Supercopa da Alemanha (2021, 2022 e 2023), 2 Copas da Alemanha (2018/19 e 2019/20), 1 Champions League (2019/20), 1 Mundial de Clubes (2020) e 1 Supercopa da Europa (2021).