Espanha

Após Mbappé, Real Madrid já teria acordo por outra estrela para os Novos Galácticos

Alphonso Davies tem grandes chances de também ir para o Real Madrid; resta saber se o canadense deixará o Bayern de Munique neste ano ou em 2025

Kylian Mbappé está cada vez mais próximo de ser o novo reforço do Real Madrid. Mesmo que ainda não tenha se dirigido ao público, o atacante já comunicou à direção do Paris Saint-Germain que não renovará o seu contrato, e segundo a imprensa europeia, o time espanhol deverá ser a nova equipe do atacante francês a partir da nova temporada.

E provavelmente ele não será o único astro do futebol mundial a desembarcar no Estádio Santiago Bernabéu. De acordo com o site The Athletic, o Real Madrid também chegou a um acordo verbal com o Alphonso Davies, do Bayern de Munique. O lateral-esquerdo poderia chegar tanto no início da próxima temporada como apenas em 2025.

Segundo o site especializado em futebol europeu, o Real Madrid, via o chefe do departamento de scout, Juni Calafat, e o diretor geral José Ángel Sánchez, estão em contato com o estafe do jogador canadense e pediram para ele não renovar o acordo com o Bayern de Munique, que chega ao fim em junho de 2025. Inclusive as conversas se intensificaram nos últimos dias após um encontro pessoal entre os executivos do Real Madrid e os representantes de Davies.

Quando acontecerá a possível mudança?

Apesar do futuro de Davies estar praticamente selado, ainda não está claro quando vai acontecer. Existem duas opções e em ambas, há um histórico recente de negociações em que o Real Madrid anunciou atletas provenientes do time bávaro. A primeira é que a negociação seja parecida com que aconteceu em 2014, quando Toni Kroos, com apenas um ano de contrato restante, anunciou à direção do Bayern de Munique que gostaria de ir ao Real Madrid. Após negociação, o clube merengue pagou 25 milhões de euros pelo volante, que seria campeão da Copa do Mundo durante a negociação. Caso Real Madrid e Bayern cheguem em um acordo financeiro, o canadense poderia fazer suas malas rumo à Espanha ainda no início de 2024/2025.

A outra possibilidade é que as três partes envolvidas esperem até o fim de junho de 2025, quando o contrato de Davies termina oficialmente, e o jogaria rumaria ao Real Madrid sem a necessidade do clube espanhol pagar qualquer tipo de multa rescisória, restando apenas as negociações com o estafe do jogador em relação a salários, luvas e porcentagens de direitos econômicos. A situação foi semelhante a que aconteceu com David Alaba, que optou por deixar o Bayern rumo ao sonho de jogar no Real Madrid em 2021, quando suas obrigações como atleta do time alemão se encerraram.

Porém, o Bayern de Munique jogará duro até o fim. A prioridade do time da Baviera é renovar o contrato do jogador de 23 anos, que chegou ao Bayern no início da temporada 2018/2019 proveniente do Vancouver Whitecaps, da MLS. Caso não seja possível, a direção deverá tentar negociá-lo já na próxima janela, para ao menos fazer caixa e não deixar um titular absoluto sair sem o pagamento de uma multa rescisória.

Como Davies se encaixaria no time de Ancelotti?

Caso realmente faça suas malas e desembarque em Madri, Davies seria mais uma opção versátil e de muita velocidade para a estrelada equipe comandada por Carlo Ancelotti. Nascido em um campo de refugiados em Gana, o filho de pais Liberianos cresceu no Canadá após sua família conseguir um visto, e rapidamente se destacou no Vancouver Whitecaps e na seleção canadense. Contratado como um ponta, Davies ganhou espaço no Bayern atuando como lateral-esquerdo, mesmo que por sua seleção nacional ele ainda atuasse à frente.

Prioritariamente, Davies brigaria por um ponto contra Ferland Mendy na lateral do Real Madrid, que também conta com Fran García. Mas caso Ancelotti precise de um reforço mais a frente, Davies também poderia ser uma opção a mais tanto na ponta esquerda, onde joga Vinícius Júnior e possivelmente Mbappé, como também no lado direito, que pode ser ocupado por Rodrygo e Brahim Díaz.

Com lesões ao longo da temporada, Davies atuou pelo Bayern 27 vezes em 2023/2024, tendo marcado apenas um gol e dado três assistências. Uma mudança de ares talvez seja o que o canadense precise para recuperar a sua melhor forma física. Resta saber agora quando e quanto vai custar para finalmente a jovem estrela deixar a Alemanha, se é que o insistente Bayern não o fará mudar de ideia no meio do caminho.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo