‘O lendário Alex’: ídolo do Fenerbahçe reencontra ex-clube e é admirado por adversários
De José Mourinho a Tadic, ex-jogador do Fener ganha elogios após duelo pelo Campeonato Turco
No futebol mundial, são poucos os jogadores brasileiros que detém tanto respeito fora do Brasil como acontece com o ex-meia Alex de Souza na Turquia.
Foram mais de oito anos pelo Fenerbahçe, 378 jogos, 185 gols, 162 assistências e vários títulos. Três Campeonatos Turcos (2004/05, 2006/07 e 2010/11), duas Supercopas locais (2007 e 2009), uma Copa da Turquia (2012) e a melhor campanha na história da Champions League (quartas de final, em 2007/08).
Além da clara referência técnica, era um líder, o capitão do clube que, em 2012, seu último ano por lá, o homenageou com uma estátua adorada pelos fãs dos Canários Amarelos.
Para o brasileiro, é possível ver o quanto Alex é amado ao abrir a caixa de comentários de qualquer post do ex-jogador nas redes sociais. Os turcos invadem com mensagens de carinho e corações azul e amarelo, cores do Fener.
Quando ele foi anunciado como o novo técnico do Antalyaspor, clube da Super Liga, no início da atual temporada europeia, aguardou-se ansiosamente pelo reencontro com o ex-clube, finalmente concretizado neste domingo (29).
Como foi o reencontro entre Alex e Fenerbahçe?
Pela 7ª rodada do Campeonato Turco, o Antalyaspor foi corajoso contra o vice-líder da competição e fez um jogo aberto, com boas chances para os dois lados.
Porém, sofreu com a efetividade adversária, muito superior tecnicamente, e acabou derrotado no Antalya Stadium.
O brasileiro Fred teve uma grande atuação ao dar a assistência para o primeiro tento marcado por Dušan Tadić e roubar a bola que iniciou a jogada do segundo, gol contra do também brasileiro Thalisson Kelven após cruzamento de Filip Kostić.
Desde o início, Alex recebeu o respeito de adversários, com um longo abraço de José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, no pré-jogo, e saudações dos torcedores visitantes.
Na entrevista coletiva pós-jogo, Alex foi substituído pelo auxiliar Mehmet Aurélio, brasileiro naturalizado turco que defendeu os Canários entre 2003 e 2008, que agradeceu os afagos dos fãs, mas reforçou o foco no Antalyaspor.
— Não é possível esquecê-los ou apagá-los [os tempos de Fenerbahçe]. Por esse motivo, os torcedores do time adversário falaram coisas boas de nós. Respondemos a eles com aplausos. É claro que não podemos esquecer o passado. Mas não esqueçamos que eu e o técnico Alex somos funcionários do Antalyaspor. Trabalhamos e fazemos o nosso melhor por esta equipe. — disse Aurélio.
Após a partida, a grandeza do brasileiro se mostrou ainda maior na fala de alguns dos adversários, que provavelmente nem viram ele jogar por lá, mas conhecem sua história por viver na Turquia.
— Na minha opinião, foi um jogo difícil. O Antalyaspor é uma equipe de muita qualidade. Eles têm o lendário Alex de Souza. — afirmou o marroquino Sofyan Amrabat, ex-Manchester United e Fiorentina.
— O Antalyaspor é uma boa equipe, tem um bom treinador. Alex de Souza é a nossa lenda. Foi muito bom vê-lo aqui. — reforçou o autor do gol Tadić, conhecido por sua histórica passagem no Ajax.
Elogios e reconhecimentos de dois grandes jogadores, mas nada como disse o treinador adversário.
Mourinho exaltou a forma que Alex montou o time para jogar contra ele e disse que o brasileiro é um técnico jovem “com futuro”.
Ele finalizou a fala com uma projeção que, mais cedo ou mais tarde, irá acontecer: que o ex-meia se torne treinador do Fener um dia.
— Alex preparou o time muito bem para jogar contra nós e para tentar ser sólido e não conceder chances [para o Fenerbahçe]. Estrategicamente foi bem, foi forte, ele mostrou ser um jovem treinador com futuro. Espero que um dia Alex se torne treinador do Fenerbahçe. — elogiou José Mourinho.
Alex respondeu ao carinho de Mourinho em um post em seu perfil no Instagram, relembrando que enquanto brilhava no Cruzeiro e depois no Fenerbahçe, o técnico português já ganhava tudo pelo Porto, Chelsea, Internazionale e Real Madrid.
— No ano de 2003 eu era um meio campista no Cruzeiro, e Mourinho começava o seu trabalho no Futebol Clube do Porto. Em 2004, cheguei à Turquia. Enquanto eu me divertia com a camisa do Fenerbahce, Mourinho empilhava títulos em Portugal, Itália, Espanha e Inglaterra. 20 anos depois eu tenho a oportunidade dada pelo Antalyaspor de treinar na liga turca e encontrar José Mourinho como treinador do Fenerbahçe.
No fim, o jovem treinador de 47 anos agradeceu especialmente ao povo turco, além do colega adversário e aos clubes.
— Muito obrigado ao Mourinho pelo tratamento dado a mim hoje, ao Fenerbahce por me permitir fazer parte do clube por longos anos, ao Antalyaspor pela oportunidade de estar aqui trabalhando como treinador, e principalmente, ao povo turco por todo carinho e respeito que sempre demonstram comigo. Obrigado futebol por tanto. — finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Com a vitória, o Fenerbahçe diminuiu a vantagem do Galatarasay na liderança, agora somando 16 contra 19 dos rivais. Já o Antalyaspor é apenas o 13º colocado, com duas vitórias, dois empates e três derrotas.
Se a recepção hoje foi emocionante, mais legal será quando Alex, caso continue no modesto clube turco (contrato vai até 2026), visite o Estádio Şükrü Saraçoğlu, em duelo marcado para 26ª rodada, provavelmente disputada em março do ano que vem.