Europa

Global Special one: Mourinho acerta com novo clube e vai treinar em 5° país diferente

Ícone do cenário internacional definiu seu próximo destino e acertou com o Fenerbahçe, da Turquia

Após pouco mais de 120 dias longe dos gramados, José Mourinho finalmente vai retornar ao posto de treinador no cenário europeu. O técnico português acertou com o Fenerbahçe, da Turquia, por duas temporadas.

O anúncio oficial deve acontecer ainda nesta sexta-feira (31), segundo as informações do jornal português A Bola. Jorge Mendes, empresário do treinador, foi o responsável pela negociação juntamente ao diretor esportivo do time turco, Mario Branco.

Mourinho era um sonho antigo do Fenerbahçe, sendo promessa de campanha do ex-presidente Aziz Yildrim, que comandou o clube por 20 anos, entre 1998 e 2018.

Aziz é candidato a um novo mandato em eleições marcadas para este sábado (01). Ali Koç, que concorre à reeleição, conseguiu o feito de trazer o técnico português antes de seu rival, o que pode ter um peso importante em seu favor durante o pleito.

Fenerbahçe será o décimo clube da carreira do treinador

José Mourinho é técnico profissional de futebol desde 2000. Seu primeiro clube foi o União Leiria, em Portugal. Após passagem sem muito brilho pelo Benfica, o icônico treinador brilhou no Porto, e conquistou a Champions League na temporada 2003/2004.

A partir daí, Mourinho colecionou trabalhos de destaque. Na Inglaterra, treinou Chelsea, Tottenham e Manchester United, vencendo a Premier League e a Copa da Inglaterra pelo time azul, e faturando a Liga Europa e a mesma Copa da Inglaterra pelo time de Old Trafford.

Na Itália, ganhou a Champions League pela Internazionale e a Conference League pela Roma, e na Espanha, foi campeão da La Liga e da Copa do Rei pelo Real Madrid.

O Fenerbahçe será o décimo clube da carreira de José Mourinho, e o quinto país diferente onde o português irá trabalhar.

Ao todo, Mourinho venceu 28 títulos, sendo um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol. Em todos os clubes pelos quais passou, o único que não conseguiu conquistar nenhuma taça foi o Tottenham.

Apesar do estilo de jogo um tanto reativo em alguns momentos, é inegável que o chamado Special One consegue extrair o melhor de seus atletas, alcançando resultados surpreendentes, mesmo sem um time tão forte tecnicamente.

Mourinho chega para recomeçar trabalho deixado por Ismail Kartal

Em uma das corridas por título mais impressionantes da história do futebol europeu. O Fenerbahçe ficou com o vice-campeonato turco na última semana, com incríveis 99 pontos.

Esta foi a maior pontuação de um segundo colocado. Em 38 jogos, a equipe conquistou 31 vitórias, seis empates e perdeu apenas uma vez. O campeão, Galatasaray, rival histórico do novo time de Mourinho, somou 102 pontos, perdendo um jogo a mais, porém alcançando 33 vitórias e três empates.

A decepção foi tanta com o vice-campeonato que a torcida do Fenerbahçe foi às ruas e protestou após mais um ano sem títulos. Há uma década um dos principais clubes da Turquia não sabe o que é vencer um título nacional.

O técnico Ismail Kartal foi demitido, e Mourinho tem agora a missão de recuperar a moral da equipe, e fazer o tradicional clube turco alcançar novamente o mais alto posto no cenário local.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo