Como Mourinho quer convencer Amrabat a desistir do Atlético de Madrid para jogar na Turquia
Volante marroquino da Fiorentina recebeu ligação do 'Special One' com proposta e objetivos para temporada turca
É vista com curiosidade a temporada do Fenerbahçe sob comando de José Mourinho. O clube turco vive uma crise de identidade, há 10 anos sem vencer o campeonato nacional, e procurou o histórico treinador para mudar essa realidade.
Só a presença do técnico português é motivo para acompanhar a trajetória dos turcos em 2024/25, já iniciada com duas vitórias na 2ª rodada da eliminatória para a Champions League, 4 a 3 e 2 a 1 sobre o Lugano.
Além da questão esportiva, ter o Special One como comandante também garante que, apenas por ele estar ali, bons jogadores, que normalmente estão em times mais competitivos, sejam convencidos a defender o time do português.
Aconteceu na Roma, e parece ser um caminho para que o Fener se diferencie na luta pelo título da Super Lig.
Neste cenário, a informação do jornal turco Fanatik aponta como Mourinho convencerá o volante marroquino Sofyan Amrabat a desistir do Atlético de Madrid para jogar na Turquia.
As armas de Mourinho para tirar Atlético na luta por Amrabat
O treinador do Fenerbahçe encontrou em contato diretamente com o atleta da Fiorentina para expor seu desejo e os objetivos para temporada.
Mourinho usou o jejum de uma década sem o Campeonato Turco como algo importante para ser quebrado, além de fazer uma boa Champions, onde enfrentará o Lille na penúltima fase antes do novo formato, agora com 36 clubes e uma “liga”.
O português também detalhou que o Fener já teria falado com a Viola para fechar um empréstimo de uma temporada por 10 milhões.
Na sequência, os turcos assinariam em um contrato até 2028 com o marroquino que brilhou na Copa do Mundo do Catar – o vínculo com os italianos acaba em 2026 e o jogador sairia de graça.
Vale citar que não é um movimento específico de Mourinho. Os times da Turquia são especialistas em fechar com atletas de grandes centros da Europa oferecendo bons contratos.
No entanto, o “poder” do carisma de José pode não ser suficiente. A mídia espanhola publica que Diego Simeone quer Amrabat porque vê no volante as qualidades perfeitas para dominar o meio do Atlético.
Se dependesse só de Sofyan, ele permaneceria no Manchester United, onde passou emprestado na última temporada, mas, aparentemente, os Red Devils não tentarão um novo acordo.
Revelado no futebol holandês, país onde nasceu, o volante somou boas temporadas por Brugge, Hellas Verona e Fiorentina, que culminaram na Copa sensacional em 2022, quando foi o melhor primeiro volante do torneio e o destaque do Marrocos quarto colocado.
A ida ao United premiou essa constância do marroquino. Porém, em um time desorganizado, sofreu para se adaptar e não fez boas exibições em Old Trafford.
A ‘lábia' de Mourinho também levou bons jogadores para Roma
Como acontece no Fenerbahçe com a tentativa de chegada de Amrabat e os já contratados nesta janela En-Nesyri e Saint-Maximin, Mourinho conseguiu convencer ótimos jogadores a serem treinados por ele na Itália.
Pelos romanos, trouxe Romelu Lukaku, Paolo Dybala, Georginio Wijnaldum e outros, todos atletas que poderiam defender os grandes times do continente.
Óbvio que em termos de capacidade financeira e competitiva, a Roma está acima do Fener, mas é um degrau abaixo dos principais clubes das cinco grandes ligas da Europa.
A ver se o “efeito Mou” também chegará na Turquia com o peso que aconteceu na capital italiana e poderá fazer, enfim, o Fenerbahçe vencer o Campeonato Turco, que seria o primeiro desde a temporada 2013/14.