Tadic bateu de frente com a direção do Ajax e deixou o clube onde é lenda
Tadic rescindiu seu contrato com o Ajax e encerrou uma história fantástica, de cinco temporadas em altíssimo nível pelo clube
O Ajax se despediu de um de seus maiores ídolos recentes nesta sexta-feira. De maneira surpreendente, Dusan Tadic encerrou seu contrato com os Godenzonen antecipadamente. O veterano de 34 anos entrou em rota de colisão com a diretoria, insatisfeito com a falta de reforços para a próxima temporada. Num momento em que várias lideranças deixam a Johan Cruyff Arena, o capitão amplia o tamanho da reformulação. O adeus ainda teve palavras de carinho de ambas as partes, em reconhecimento à história que o sérvio construiu nas últimas cinco temporadas. E o motivo de sua saída pode inclusive reforçar sua imagem diante da torcida, ao brigar pelos interesses do clube.
“Dusan Tadic deixará o Ajax com efeito imediato. O clube honrou o pedido do jogador para terminar seu atual contrato. O vínculo do sérvio com o Ajax duraria até 30 de junho de 2024, mas agora irá se encerrar de imediato”, explicou o Ajax, em sua nota oficial. O clube também exaltou o atacante que, em 241 partidas oficiais, contribuiu com 105 gols e 112 assistências.
Como as mudanças do Ajax culminaram na saída de Tadic
O Ajax passa por uma ampla reformulação nos bastidores desde o último ano. O diretor Marc Overmars pediu demissão em fevereiro de 2022, denunciado por assédio sexual, e o técnico Erik ten Hag aceitou a proposta do Manchester United no início da última temporada. Mais recentemente, Edwin van der Sar também encerrou sua passagem como chefe-executivo diante das críticas e da queda de rendimento do time. Antigo diretor do Arsenal e do Stuttgart, Sven Mislintat chegou como homem forte do departamento de futebol, enquanto Maurice Steijn assumiu como novo técnico. Os novos chefes, entretanto, não demonstraram a mesma sintonia com as lideranças do elenco.
Durante os últimos dias, Tadic passou a demonstrar sua insatisfação com a política de mercado do Ajax. O clube só realizou duas contratações até o momento: Branco van den Boomen, meio-campista que veio ao fim de seu contrato com o Toulouse, e Benjamin Tahirovic, jovem meia trazido da Roma por €7,5 milhões. O capitão desejava reforços de mais peso para ampliar a competitividade dos Ajacieden, depois de uma temporada de rendimento abaixo das expectativas. Todavia, sentia que sua opinião não era mais ouvida nos corredores.
Nesta quinta-feira, Tadic se reuniu com Sven Mislintat. A conversa teria durado meia hora e não houve consenso entre as partes. Desta maneira, o capitão preferiu sair de cena e pediu pela rescisão de seu contrato. O Ajax encerrou o vínculo, que ainda tinha mais um ano de duração. Neste primeiro momento, o Besiktas e o Fenerbahçe são os primeiros a manifestar interesse pelo atacante.
Dusan Tadic apareceu no Ajax. Mas não treinou.
O sérvio conversou por meia hora com o diretor de futebol Sven Mislintat. Deixou clara a preocupação com os rumos e os interesses do Ajax no mercado: quer contratações de jogadores melhores.
A saída, antes longe, parece mais perto. https://t.co/0sF6bfGVoj
— Espreme a Laranja (@espremealaranja) July 13, 2023
O que Tadic e Mislintat falaram publicamente
Obviamente, a disputa interna não seria citada na despedida de Tadic do Ajax. O atacante fez questão de ressaltar seu carinho pelo clube, mas enfatizou como sai para que a renovação atual tenha curso. Enquanto isso, Sven Mislintat também falou em nome dos Ajacieden e prestou tributo ao ídolo.
“A decisão de deixar o clube foi muito difícil de tomar. Entretanto, acredito que este é o momento certo. Acho que é o correto não só para mim, mas também para o clube ter um novo começo. O tempo que passei no Ajax e os sucessos que celebramos me dão uma sensação indescritível que nunca havia experimentado na minha carreira. Gostaria de agradecer aos torcedores pelos momentos maravilhosos que passei aqui. Se depender de mim, esse não é o adeus definitivo. Serei para sempre um jogador do Ajax e espero voltar para Amsterdã logo, num papel diferente como treinador”, apontou Tadic.
Já Mislintat acrescentou: “Dusan nos disse que queria encerrar seu contrato. Desde sua chegada em 2018, ele mostrou quão importante é para o time e como é um líder verdadeiro, dentro e fora de campo. Na última temporada, suas estatísticas foram incríveis e ele não perdeu um só jogo da Eredivisie. Sua saída é uma perda incrível para Maurice Steijn e sua comissão técnica. Teríamos adorado mantê-lo, mas respeitamos seu pedido e desejamos o melhor no restante de sua carreira. O Ajax está em contato com Dusan para seu próximo passo como treinador e nós o informamos que ele sempre será bem-vindo”.
Tadic se eternizou com a camisa 10 do Ajax
Dusan Tadic chegou ao Ajax em agosto de 2018. O atacante revelado pelo Vojvodina teve boas passagens anteriores pela Eredivisie, com as camisas de Groningen e Twente. Também marcou seu nome no Southampton em quatro anos na Premier League. Mesmo assim, os Ajacieden representam um salto em sua carreira. Cinco anos depois, os €13,7 milhões pagos no negócio soam como baratíssimos. O sérvio, mesmo já prestes a completar 30 anos naquele desembarque, marcou um período glorioso no clube.
A primeira temporada de Tadic no Ajax seria histórica logo de cara. O atacante arrebentou na conquista da Eredivisie, com 28 gols e 13 assistências em 34 partidas. Mais memorável ainda foi sua participação na Champions League, com a caminhada até as semifinais. Tadic destruiu o então tricampeão Real Madrid nas oitavas de final, numa das maiores atuações da história recente do torneio, e virou uma das faces principais da campanha. A partir de então, consolidou sua imagem como lenda dos Godenzonen, com novos feitos e números impressionantes.
Em suas cinco temporadas pelo Ajax, Tadic superou a marca de 10 gols e 10 assistências em todas as edições da Eredivisie. Teve uma produtividade absurda, que rendeu três títulos da liga e o prêmio de melhor da competição em 2020/21. O sérvio também foi artilheiro do torneio em 2018/19 e o líder de assistências em quatro campanhas consecutivas. Terminou eleito para a seleção da Champions em 2018/19 e também da Liga Europa em 2020/21. Num elenco cheio de jovens, o veterano se colocou como uma liderança expressa e também como uma referência técnica. Foi o cérebro criativo dos tempos de Erik ten Hag.
Tadic não evitou a queda de desempenho, mas deve voltar
A importância de Tadic pelo Ajax não se restringe apenas aos números e aos títulos. O atacante também se superou na qualidade apresentada, dentro de uma equipe bastante ofensiva. Que seu talento fosse conhecido de outras passagens de sua carreira, o veterano elevou o sarrafo pela capacidade goleadora e pelos tantos lances plásticos. Funcionou bem em sua posição original como ponta e se tornou também um centroavante cerebral, ótimo na criação de chances aos companheiros. Viveu a transição entre aquele antes visto como um “bom jogador” e que depois se transformou em “lenda” dos Ajacieden.
A última temporada, contudo, marcou o declínio do Ajax. Tadic continuou a entregar ótimos números, mas o elenco se enfraqueceu depois de sucessivas perdas e não conseguiu se reconstruir após a saída de Erik ten Hag. O poder de decisão do capitão não seria mais suficiente por si, com a campanha morna na Eredivisie e a queda precoce na fase de grupos da Champions. A postura de Tadic nesta pré-temporada enfatiza como o atacante não estava disposto a ver os Ajacieden se acomodarem.
Será interessante não apenas acompanhar a continuidade da carreira de Tadic como jogador, mas também como treinador. O sérvio inicia sua preparação para assumir a prancheta e possui virtudes claras para a nova função. É um jogador extremamente inteligente e também uma liderança em campo. Já a saída do Ajax neste momento mostra como tem voz firme. Preferiu botar o ponto final numa história belíssima, mesmo tão querido pela torcida, por avaliar que os Ajacieden não contarão com os reforços que merecem.
You’ll always be part of Ajax history ❌❌❌ pic.twitter.com/uNra02oAxO
— AFC Ajax (@AFCAjax) July 14, 2023