Holanda

Até o novo técnico do Ajax ficou surpreso ao ser contratado: “Não achava que acabaria aqui”

Maurice Steijn, de 49 anos, tem uma carreira modesta como treinador e estava no Sparta Rotterdam na última temporada

O Ajax anunciou a contratação de um novo técnico. Maurice Steijn, de 49 anos, era o treinador do Sparta Rotterdam e guiou o clube à sexta posição na Eredivisie na última temporada. Ele substitui John Heitinga, que assumiu interinamente e dirigiu a equipe por seis meses. O movimento foi tão surpreendente que até o novo técnico confessou que ele mesmo se surpreendeu e que não esperava treinar o Ajax neste momento.

Steijn trabalhou como assistente técnico no Ado den Haag antes de assumir o clube como técnico principal, em 2011. Em 2014, assumiu o VVV-Venlo, onde fez um bom trabalho. Em 2019, ele rapidamente trabalhou no Al-Wahda, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Em 2020, ele assumiu o NAC Breda, onde ficou uma temporada. Na temporada passada, trabalhou no Sparta Rotterdam.

O diretor de futebol, do Ajax, Sven Mislintat, falou sobre a escolha do novo técnico. “Maurice tem agora cerca de 20 anos ativo como treinador no futebol profissional, dos quais 10 anos como treinador principal. Em todos os clubes que ele trabalhou, os resultados superaram as expectativas. Então, ele mostrou múltiplas vezes com seus times que ele é alguém que fica acima do desempenho. Ele está pronto para dar um passo adiante, tenho certeza disso”.

“Além do mais, estamos cuidadosamente compondo a comissão técnica ao redor de Maurice para um todo complementar. Ao final de junho, os primeiros jogadores irão se apresentar em Sportpark de Toekomst e a preparação para a nova temporada irá começar. Estou feliz que a posição mais importante, de treinador principal, está preenchida”.

Heitinga assumiu o clube de forma interina depois da demissão de Alfred Schreuder, em janeiro. Schreuder foi escolhido como substituto de Erik Tem Hag, que deixou o clube na temporada passada para assumir o Manchester United. Heitinga assumiu para tentar ainda brigar pelo título da Eredivisie, mas acabou atrás do campeão Feyenoord e do PSV, terminando apenas em terceiro lugar, e assim ficou fora da Champions League. O clube disputará a Liga Europa.

Sem DNA do Ajax

O próprio Maurice Steijn admitiu que não imaginava estar ocupando o cargo no Ajax. “Eu também estou bastante surpreso. Eu não achava que acabaria aqui este ano. Mas o primeiro contato foi feito algumas semanas atrás”, afirmou Steijn em coletiva de imprensa em que foi apresentado. “Então tivemos muitas boas conversas, aí você sabe que é um bom candidato. No fim, eles fizeram a escolha por mim”.

“Do que eu sei, havia uma lista de candidatos. Sven também conversou com eles. Desses candidatos, eles me escolheram depois de diversas conversas com Sven e também uma reunião com Klaas-Jan Huntelaar, Edwin van der Sar e Jar van Halst”, continuou o novo técnico do Ajax.

“Eu entendo o ceticismo. Nasci em Den Haag, não tenho o DNA do Ajax ou experiência na Champions League. Mas defendo outras coisas e espero que seja um bom casamento. No fim, tudo se trata de vencer e você está procurando uma combinação com bom futebol. Há outros técnicos que começaram em uma situação similar e tiveram sucesso aqui também. Eu me apego a isso”.

“Meu plano é mirar no mais alto com o Ajax: sermos campeões e chegar ao principal campeonato europeu novamente. Iremos todos trabalhar muito duro nisso juntos, com um bom time e uma boa comissão técnica. Eu tenho uma imagem dos jogadores que temos sob contrato agora. Tivemos discussões sobre que posições precisamos fortalecer. Mas também podemos ter que lidar com jogadores que saiam. Iremos trabalhar com o que queremos e podemos fazer para conseguir a escalação mais forte possível”.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo