Holanda

Overmars pede demissão como diretor do Ajax por mensagens assediando mulheres do clube

Com uma série de mensagens enviadas a colegas de trabalho mulheres, Overmars diz que entendeu a gravidade, pediu desculpas e se demitiu do Ajax

O ex-jogador Marc Overmars anunciou a sua saída do Ajax, onde ocupava o cargo de diretor de futebol, de forma abrupta, depois de se desculpar por mensagens inapropriadas enviadas a colegas de trabalho mulheres, que ele diz não ter percebido que eram assédio sexual. Ele se disse envergonhado, pediu desculpas e acha que a sua demissão é a única forma de seguir adiante neste momento.

VEJA TAMBÉM: Os 20 anos do título inglês que ratificou o trabalho de Wenger e abriu as fronteiras da Inglaterra

“Infelizmente, não percebi que estava cruzando a linha com isso, mas me deixaram isso muito claro nos últimos dias”, afirmou o ex-jogador em nota. “Eu subitamente senti uma enorme pressão. Peço desculpas. Certamente para alguém na minha posição, esse comportamento é inaceitável. Agora vejo isso também. Mas é tarde demais. Não vejo outra opção a não ser deixar o Ajax”.

Segundo informou o Ajax, “uma série de mensagens inapropriadas foram enviadas a diversas coletivas mulheres em um extenso período”, o que levou o clube a agir. A conduta, descrita como “extremamente dolorosa para todo mundo” pelo presidente da diretoria de supervisão do clube, Leen Meijaard, faz com que Overmars deixe o clube imediatamente.

“É devastador para as mulheres que tiveram que lidar com esse comportamento. Quando soubemos disso, imediatamente agimos, cuidadosamente deliberando e ponderando qual era a melhor coisa a fazer, tudo em consulta com o CEO Edwin van der Sar e auxiliado por um especialista externo”, afirmou Meijaard.

Van der Saar, que foi companheiro de Overmars em campo, lamentou o episódio. “Acho que é uma situação terrível para todo mundo. No meu cargo, também me sinto responsável em ajudar colegas. Um esporte seguro e um bom ambiente de trabalho são importantes. Iremos prestar ainda mais atenção a isso no futuro próximo”, afirmou o ex-goleiro.

O contrato de Overmars até 2026 foi encerrado. “Isso agora chega ao fim muito abruptamente. Estamos trabalhando em algo muito maravilhoso aqui no Ajax, então essa notícia também será um golpe em todos que se importam com o clube”, continuou Van der Sar.

Overmars teve uma carreira de muito sucesso nos gramados, com passagens destacadas por Ajax, Arsenal e Barcelona, além da seleção holandesa. O ponta voltou ao Ajax para trabalhar inicialmente como técnico nas categorias de base em 2011. Em julho de 2012, tornou-se diretor de futebol do clube, posição que ocupava desde então.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo