Marco Reus é anunciado pelo LA Galaxy; relembre lista de ‘figurões’ que passaram pela MLS antes de se aposentar
Ícone no Borussia Dortmund, Reus decidiu se juntar ao LA Galaxy - assim como outras estrelas que jogaram na MLS
Nesta quinta-feira (15), Marco Reus foi anunciado como o mais novo reforço do Los Angeles Galaxy, aumentando ainda mais a lista de grandes jogadores que trocaram o futebol europeu pela MLS.
Após 12 anos de Borussia Dortmund, o meia-atacante alemão assinou um contrato até dezembro de 2026 com o time americano. Reus está com 35 anos de idade.
Para contratar o veterano, o LA Galaxy teve que pagar 400 mil dólares (cerca de R$ 2,1 milhões) ao Charlotte FC — também da Major League Soccer — para ter prioridade no negócio.
O meia-atacante começou sua carreira nas categorias de base do BVB, porém, deu seus primeiros passos entre os profissionais no Borussia Mönchengladbach, onde ganhou projeção nacional.
Em 2012, Marco Reus voltou ao Borussia Dortmund para eternizar seu nome na história. Pelos Aurinegros, o jogador rivalizou (na medida do possível) com o todo-poderoso Bayern de Munique, conquistando cinco títulos.
Marco Reus pelo Borussia Dortmund
- Jogos: 424
- Gols: 168
- Assistências: 100
- Bicampeão da Copa da Alemanha
- Tricampeão da Supercopa da Alemanha
O craque alemão sofreu com as frequentes lesões no BVB. Apesar disso, sua partida de despedida no Borussia Dortmund foi uma final de Champions League, cujo título ficou com o Real Madrid em 2023/24.
Relembre outros jogadores famosos que foram para a MLS
Marco Reus está longe de ser o único ídolo europeu que foi para a MLS. O próprio Los Angeles Galaxy recebeu lendas do Manchester United, Liverpool e PSG, entre outros, nos últimos anos.
Confira abaixo uma lista da Trivela com outros ídolos que jogaram a Major League Soccer.
David Beckham
Ídolo dos Red Devils, David Beckham desembarcou nos EUA em 2007 para jogar no LA Galaxy, onde atuou por seis anos. Nesse período, o meia inglês chegou a ser emprestado ao Milan em duas oportunidades.
Nesse período, Beckham foi bicampeão americano e mudou o clube de patamar. Ao todo, foram 124 jogos e 20 gols. O craque inglês também fechou um contrato histórico com o Los Angeles Galaxy nesse período.
Em 2013, o meia ainda foi para o PSG, onde se aposentou de vez dos gramados. Agora, David Beckham é dono do Inter Miami — também da MLS.
Zlatan Ibrahimovic
Quem também marcou época no LA Galaxy foi Zlatan Ibrahimovic, que se tornou um dos personagens mais marcantes de sua geração por sua marra e habilidade acrobática para marcar gols.
Em 2018, o centroavante se juntou à Major League Soccer, onde ficou por duas temporadas. O sueco disputou 58 partidas e balançou as redes 52 vezes.
Após sua aventura americana, Ibrahimovic retornou ao Milan, onde foi campeão da Serie A. Em meados de 2023, o atacante se aposentou e virou dirigente dos próprios Rossoneri.
Steven Gerrard
Um dos maiores da história dos Reds, Steven Gerrard também jogou pelo Los Angeles Galaxy. Depois de uma vida no Liverpool, o volante disputou dois anos de MLS.
No total, o inglês atuou em 39 jogos e marcou cinco gols. Nos Estados Unidos, pendurou as chuteiras.
Thierry Henry
LA Galaxy à parte, Thierry Henry também brilhou na MLS pelo New York Red Bull. Ídolo dos Gunners, o atacante trocou o Barcelona pelos EUA em 2010.
Tirando um curto empréstimo ao Arsenal em 2012, o francês ficou no NYRB até 2014, jogando 135 partidas e anotando 52 bolas na rede. Henry se aposentou na Major League Soccer.
Lionel Messi
Por último — mas não menos importante –, Lionel Messi está se despedindo do futebol com a camisa do Inter Miami. O craque argentino aceitou ir para a MLS em meados do ano passado.
Ao lado de outras lendas do Barcelona — como Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba –, Messi está aproveitando seus últimos momentos como atleta nos Estados Unidos.