MLS

Só falta Neymar: Luis Suárez é anunciado e reencontrará Messi, Jordi Alba e Busquets no Inter Miami

Artilheiro e destaque do Grêmio em 2023, Luis Suárez enfim foi confirmado como reforço do Inter Miami em 2024 e vai reeditar parcerias da época de Barcelona

Agora é oficial: Luis Suárez será jogador do Inter Miami em 2024. O clube estadunidense anunciou nesta sexta-feira (22) a contratação o atacante de 36 anos, artilheiro e grande destaque do Grêmio em 2023. As especulações envolvendo o uruguaio e o time da MLS começaram em julho, mas o Tricolor Gaúcho segurou o craque até o fim do Brasileirão com um acordo que antecipou o término de seu contrato.

No Inter Miami, Suárez reencontrará Lionel Messi, Jordi Alba e Sergio Busquets, companheiros dos tempos de Barcelona. Juntos no clube catalão, os quatro conquistaram 13 títulos, incluindo quatro La Ligas, quatro Copas do Rei, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Ao anunciar o uruguaio, inclusive, a equipe da Flórida publicou uma imagem de quatro garotos com as camisetas das estrelas com os dizeres “nada mais lindo que jogar com amigos”.

Camisa 9, salário mais baixo que no Grêmio e termos do contrato

Em suas primeiras imagens no Inter Miami, Luis Suárez já aparece vestindo a camisa 9. Em 2023, o número foi utilizado pelo equatoriano Leonardo Campana, que em apenas duas temporadas se tornou o segundo maior artilheiro da história do clube com 23 gols marcados.

De acordo com o jornal uruguaio Ovación, o salário de Suárez no Inter Miami será cerca de quatro vezes menor do que o que recebia no Grêmio. Com isso, o centroavante não ocupará uma das três vagas de Designated Player. Desde 2007, a MLS permite que suas franquias contratem somente três jogadores considerados fora de seu teto salarial. Atualmente, as posições estão preenchidas por Lionel Messi, Sergio Busquets e o volante brasileiro Gregore.

Já segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, o contrato do uruguaio com o novo clube é válido até o fim de 2024, com opção de renovação por mais um ano. Suárez ainda teria rejeitado ofertas de três outras equipes e aceitado o desafio de atuar na MLS depois de constantes ligações com Messi, com quem tem uma longa e conhecida amizade.

A reunião de craques ex-Barcelona

O Inter Miami tem sido um grande refúgio para jogadores que fizeram história no Barcelona e agora estão na reta final de suas carreiras desde o fim da temporada europeia de 2022/23. Em junho, o time estadunidense anunciou a chegada de Sergio Busquets, que se despediu da equipe blaugrana após 15 anos. No fim do mesmo mês, ainda foi confirmada a contratação de Tata Martino, técnico argentino que comandou o Barça na temporada 2013/14.

No início de julho, veio o anúncio que todos esperavam: Lionel Messi jogaria no Inter Miami após dois anos no Paris Saint-Germain. Dias depois, Jordi Alba também passou a fazer parte do estrelado plantel. Como era de se esperar, o antigo trio do Barcelona fez sucesso rapidamente nos campos dos Estados Unidos e conquistou a Leagues Cup, torneio de intertemporada que reúne os times da MLS e da Liga MX.

Juntos, os três ainda foram até a final da US Open Cup, mas o Inter Miami acabou derrotado pelo Houston Dynamo e ficou com a medalha de prata. Messi e Jordi Alba, lesionados, não disputaram a decisão.

Agora, Luis Suárez se junta aos amigos para viver o “sonho americano”. Aos 37 anos, o uruguaio receberá o carinho da torcida latina extremamente presente em Miami, deverá encontrar um ambiente confortável para sua família (ponto destacado por Lionel Messi algumas vezes desde que foi para lá), terá menos desgaste no joelho com uma sequência menor de jogos e tem tudo para sobrar numa liga teoricamente inferior tecnicamente, ainda mais ao lado dos talentosos amigos.

— Estou muito feliz e animado para encarar esse novo desafio com o Inter Miami. Mal posso esperar para começar e estou pronto para trabalhar para tornar realidade o sonho de conquistar mais títulos com este grande clube. Estou otimista sobre o que podemos alcançar juntos com a nossa ambição. Darei tudo de mim para levar alegria a esses grandes torcedores de quem tanto ouvi falar enquanto uso as cores do Inter Miami e estou ansioso para me reunir com grandes amigos e jogadores. Também estou ansioso para conhecer meus novos companheiros de equipe e treinadores — declarou Suárez ao site do Inter Miami.

Os números de Luis Suárez pelo Grêmio em 2023

  • 54 partidas;
  • 32 vitórias;
  • 9 empates;
  • 13 derrotas;
  • 29 gols marcados;
  • 17 assistências;
  • 2 títulos (Recopa Gaúcha e Campeonato Gaúcho);
  • Vice-artilheiro do Brasileirão 2023 (17 gols);
  • Jogador com mais assistências no Brasileirão 2023 (11).
Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo