MLS

Árbitro brasileiro é sacado de clássico da MLS após fotos com a camisa do Inter Miami virem à tona

Guilherme Ceretta de Lima seria o árbitro de Inter Miami x Orlando City, mas a MLS voltou atrás após as imagens pipocarem na web

Antes mesmo da bola rolar no clássico entre Inter Miami x Orlando City no último sábado (2), no Lockhart Stadium, em Lockhart Stadium, pela 4ª rodada da MLS, uma polêmica tomou conta do jogo. Isso porque Guilherme Ceretta de Lima estava escalado para ser o árbitro principal do clássico, mas foi sacado da função horas antes após fotos do brasileiro com a camisa dos Herons virem à tona.

Tudo começou às 7h (horário de Brasília), quando a Major League Soccer divulgou a relação de árbitros para os jogos deste sábado na competição. Ceretta foi escolhido como o homem do apito de campo para o jogo envolvendo Inter Miami x Orlando City. Contudo, o perfil MLSRefStats contestou a escalação do brasileiro para apitar o clássico ao expor fotos do juiz vestindo camisas de Lionel Messi nos Herons.

Com a revelação dessas imagens nas redes sociais, a Organização de Árbitros Profissionais (PRO) da MLS emitiu um comunicado ao jornal The Athletic informando que Guilherme Ceretta “foi removido da partida devido a um possível conflito (de interesses)”. Às 10h45 (horário de Brasília), o então quarto árbitro, Jamie Herrera, assumiu o posto de juiz principal no lugar do brasileiro, enquanto Ivan Cid Cruz substituiu o último na função.

Vale lembrar que Guilherme Ceretta de Lima já foi eleito duas vezes o melhor árbitro do Campeonato Paulista, além de ter apitado duas finais do mesmo estadual (2013 e 2015). Só que, em 2015, ele deixou o quadro da CBF após um desentendimento com a entidade. Agora, o brasileiro não pôde ser o homem do apito na Major League Soccer graças a fotos vestindo a camisa do Inter Miami.

Por que um brasileiro iria apitar o jogo do Inter Miami na MLS?

Situação curiosa com Ceretta à parte, uma pergunta que pode ter surgido na cabeça do leitor é: por que um brasileiro iria apitar o jogo do Inter Miami na MLS? Bom, a resposta é que a Associação de Árbitros Profissionais de Futebol (PSRA) continua negociando com a PRO um novo acordo coletivo de trabalho. Em meio a esse cenário, todos os árbitros do campeonato são “substitutos”.

Ou seja, eles não fazem parte da PSRA e não são os profissionais já conhecidos por apitar na Major League Soccer. Antes do início da competição, a Trivela contou a história de desentendimentos entre os órgãos, que ainda não chegaram a um consenso. Até lá, outros árbitros estão sendo chamados para apitar os jogos, como no caso de Guilherme Ceretta no clássico entre Herons x Lions.

Recentemente, os executivos da MLS enviaram um memorando ao conselho de governadores da liga atestando sua “satisfação” com os árbitros temporários. Por outro lado, a Associação de Árbitros Profissionais de Futebol apontou para o aumento do uso do VAR, outras métricas de ritmo de jogo e “habilidades interpessoais” desenvolvidas pelos profissionais que fazem parte da PSRA.

E a tabela?

Enquanto à classificação, o Inter Miami lidera a campanha geral da Major League Soccer com sete pontos, sendo duas vitórias e um empate até aqui. Já o Orlando City está apenas na 21ª colocação com um ponto, mas com uma partida ainda a ser disputada.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo