Messi e Suárez, destaques brasileiros e mais: 10 histórias para ficar de olho na MLS em 2024
Cada vez maior e mais popular (muito por conta de Lionel Messi), a MLS tem muitas histórias interessantes a serem contadas em 2024
A Major League Soccer, principal campeonato de futebol dos EUA, retoma suas ações nesta quarta-feira (21), quando o Inter Miami de Lionel Messi e companhia recebe o Real Salt Lake, no jogo único de abertura da competição. Próximo de completar 30 anos de existência, a MLS tem cada vez mais histórias para contar. Em 2024 não é diferente, e a Trivela te conta no que ficar de olho nessa temporada.
Depois do boom com a chegada de David Beckham em 2007 e as várias contratações de jogadores renomados já em fim de carreira, a MLS vem demonstrando evolução e, principalmente, ambição nos últimos anos. Observam com carinho o mercado Sul-Americano, principalmente os jovens, e contratam nomes relevantes que ainda tem muito a entregar em campo. Além disso, tem o tal do Lionel Messi, que chegou na liga no meio de 2022 e já conseguiu reviravoltas e novas histórias incríveis.
A nova-velha dupla Messi e Suárez
Por falar em Lionel Messi, não tem como fazer uma lista de histórias da MLS sem incluir o principal jogador do futebol mundial ainda em atividade. Depois de ser campeão do mundo, o argentino chegou ao Inter Miami, então pior time da liga, levando seus amigos, Busquets e Jordi Alba, para essa nova aventura. Com eles, o time não foi bem na liga, mas conquistou a Leagues Cup (torneio entre MLS e Liga MX) e passou a ter a atenção do mundo todo.
Mas faltava alguém desse grupo de Messi, o melhor amigo dele, inclusive: Luis Suárez. Depois da passagem arrasadora pelo futebol brasileiro com a camisa do Grêmio, o uruguaio volta a ser juntar a Messi e o ex-companheiros de Barcelona para tentar fazer o Inter Miami agora ser um grande time na liga nacional. A tarefa será difícil, pois o time gerido por Beckham ainda está bem longe dos melhores, mas nada que a dupla Messi-Suárez não possa resolver.
Thiago Almada, a maior joia da MLS
Camisa 10. Argentino. Campeão do Mundo. Joga na MLS. Vamos falar de Lionel Messi de novo? Nada disso, o citado nessa história é a jóia argentina Thiago Almada. Destaque do Atlanta United, o jogador de 22 anos é, sem dúvidas, o mais valorizado entre os jovens da liga.
Campeão Mundial e mais recentemente capitão e dono do time da Argentina no Pré-Olímpico, Almada chama atenção do futebol mundial desde que surgiu no Vélez. No Atlanta, viveu um ano mais do que espetacular em 2023, com 12 gols e 16 assistências em 33 jogos, sendo eleito o Jovem do Ano da liga. A saída dele para a Europa é praticamente certa, com Napoli e Atlético de Madrid entre os mais interessados. Mas, pelo menos até o meio do ano, ele jogará na MLS, e tem tudo para arrebentar de novo.
The 2023 Young Player of the Year notched 11 goals and 19 assists last season. ?
What's ahead in 2024 for Thiago Almada? pic.twitter.com/dzqHZLYlma
— Major League Soccer (@MLS) February 11, 2024
O impacto dos brasileiros na liga
Falar de MLS e não falar de jogadores brasileiro é quase impossível. Nesta temporada, serão 26 ao todo (e até o momento) vestindo as diversas camisas da liga. Em 2023, os maiores destaques foram o desconhecido (do público no Brasil) João Klauss, que marcou 10 gols pelo novato St. Louis Ciy SC; o já alvo do Flamengo nessa janela, Evander, com nove gols e quatro assistências pelo Portland Timbers; e o também pouco conhecido no Brasil, Artur, volante do Houston Dynamo que dá o ritmo do time campeão da Open Cup (a Copa dos EUA).
Para 2024, além dos citados, vale ficar de olho em Talles Magno – que também pode estar de saída -, que busca uma temporada de recuperação após um 2023 conturbado e com lesões; Gabriel Pirani, meia da Seleção Sub-23 que vestirá a 10 do tradicional DC United; a dupla João Paulo e Léo Chú, do Seattle Sounders; e, claro, o novato na liga Gabriel Pec, grande contratação do LA Galaxy, maior campeão da MLS.
Os brasileiros da MLS
Nicolas Firmino (Atlanta United); Guilherme Biro (Austin FC); Ruan (CF Montreal); João Pedro (Charlotte FC); Rafael Navarro (Colorado Rapids); Gabriel Pirani (DC United); Sérgio Santos (FC Cincinnati); Goevane Jesus (FC Dallas); Artur (Houston Dynamo); Jean Mota (Inter Miami); Gabriel Pec (LA Galaxy); Thiago Martins e Talles Magno (NY City); Elias Manoel (NY Red Bulls); Rafael Santos e Felipe (Orlando City); Evander, Nathan Fogaça e Antony (Portland Timbers); João Klauss (St. Louis); Daniel, Rodrigues e Vitor Costa (San Jose Earthquakes); João Paulo, Léo Chú e Nathan (Seattle Sounders).
O trabalho de Wilfried Nancy no Columbus Crew
O Inter Miami pode ser o time de maior impacto à primeira vista pela lista de estrelas que tem no time. No entanto, há um clube que, quando acompanhamos a liga, faz saltar os olhos: o Columbus Crew. Não à toa, estamos falando do atual campeão da MLS. Treinados pelo francês Wilfried Nancy, o Crew se tornou um dos times mais legais de se assistir na liga. Mesmo se não tivesse batido campeão, a análise feita em cima do que foi visto seria bastante positiva.
Há alguns anos, a MLS era bastante criticada por ser um liga sem muitas ideias de jogo. No entanto, isso mudou nos últimos anos, com um futebol mais bem jogado e estudado. Para concluir isso, basta ver o Columbus Crew jogar. Ganhando ou perdendo, o time de Nancy encanta e te faz ter prazer de assistir. E olha conseguiu manter isso mesmo após perder seu principal jogador, Lucas Zelarayan, no meio da temporada. Para 2024, eles mantiveram toda a base do time, incluindo o artilheiro Cucho Hernandez e a estrela uruguaia Diego Rossi, iniciando como favoritos ao bicampeonato.
?? ? Silêncio, o Columbus Crew de Wilfried Nancy pratica futebol! 2-1
— MLS Brasil ?? (@MLS__Brasil) October 21, 2023
E o “desmanche” do FC Cincinnati
Não muito distante de Columbus, ainda em Ohio, está o FC Cincinnati, que foi o melhor time da MLS na temporada regular (pontos corridos). Assim como o rival do estado, o Cincy tinha um time ofensivo, também com boa marcação e ótimos jogadores. Não por acaso, fizeram a final da Conferência Leste e entregaram um enorme jogo, com tudo uma final e um clássico como esse pode dar.
No entanto, em 2024, o Cincinnati passou por um desmanche no time. Três peças do time titular tiveram suas saídas confirmadas: o artilheiro Brandon Vázquez para o Monterrey, o lateral Santiago Árias para o Bahia e o motorzinho Junior Moreno para o Al Hazem. Além deles, o clube deve perder seu terceiro principal jogador: o ala Álvaro Barreal, que está a caminho do Cruzeiro.
Dos principais nomes, sobrou o MVP da última temporada, Lucho Acosta, que obviamente é uma manutenção fundamental. Há ainda o bom zagueiro Miazga, que recebe agora a companhia de Milles Robinson, ambos da Seleção dos EUA. No entanto, é fato que o time perdeu muita força, então vale a pena ver como vão estar durante o ano.
O grego, o colombiano e o gabonês de olho na artilharia
Artilharia é algo que sempre chama atenção em qualquer campeonato de futebol pelo mundo, e na MLS não é diferente. Em uma liga de muitos gols, o que não faltam são candidatos para serem artilheiros. Lionel Messi, é claro, é apontado para disputar o posto em 2024, mas outros nomes chegam tão forte quanto o argentino nessa disputa.
Artilheiro em 2023, com 20 gols na temporada regular e mais cinco nos playoffs, o gabonês Dennis Bouanga, do LAFC, retorna forte para buscar seu segundo prêmio no quesito. Vice-artilheiro, com 16+5 gols, o já citado Cucho Hernandez, do Columbus Crew, é outro bastante favorito. Com o time encaixado comandado por Nancy, o colombiano deve ter ainda mais chances de balançar as redes em 2024. Por fim, mas não menos importante, pelo contrário, é o mais cotado como artilheiro pelos especialista da liga: o grego Giorgos Giakoumakis, do Atlanta United. Autor de 17+2 gols em 2023, ele estará muito bem municiado no time da Geórgia e desponta para a artilharia.
Who will put the most in the back of the net this season? ? pic.twitter.com/JT6iiszlIJ
— Major League Soccer (@MLS) February 20, 2024
Além dos citados, nomes como já conhecidos da liga, como Hany Mukhtar (artilheiro em 2022 pelo Nasvhille SC), Lucho Acosta (FC Cincinnati) e Carranza (Phila Union), e novatos, como Luis Suárez (Inter Miami), Petar Musa (FC Dallas), Luis Muriel (Orlando City) e Hugo Cuypers (Chicago Fire) também valem ficar de olho.
Sem Chicharito e com Pec, o gigante LA Galaxy vai acordar?
Maior time da liga, com cinco títulos da MLS, e responsável pela revolucionária contratação de David Beckham, o LA Galaxy não viveu bons momentos nos últimos anos, mas agora espera voltar a ser forte. É estranho falar isso quando o time perdeu sua principal estrela (Chicharito Hernandez, que voltou ao México), e outro nome forte (Douglas Costa), mas eles prometem um time mais equilibrado em 2024, algo que não foi visto nos últimos anos, pois defensivamente eram um fracasso.
Sem Chicharito e Douglas, os holofotes se voltam ao espanhol Riqui Puig, ex-Barcelona. Agora camisa 10, ele terá a companhia do brasileiro Gabriel Pec, que chega sob muita expectativa. Vale a pena ficar de olho se o gigante vai acordar em 2024.
Bem vindo a Los Angeles, @gabrielpec01 ✨
We have acquired Gabriel Pec from Brazilian Série A side Vasco da Gama as a Young Designated Player and signed the forward to a five-year contract through the end of the 2028 MLS season.
?: https://t.co/wkDqXNdxLu | @kinecta pic.twitter.com/kxzqK1FZL9
— LA Galaxy (@LAGalaxy) January 30, 2024
O (não mais) novato St.Louis quer incomodar de novo
Novo clube da MLS em 2023, o St. Louis City SC chegou na liga de mansinho, sem contratar grandes estrelas e causa impacto midiático. O time do Missouri tinha com ele a história de ser o “berço do futebol nos EUA”, uma torcida que já nasceu apaixonada e um sonho: causar impacto na liga. E conseguiram: terminaram a temporada regular como líderes e o melhor time do oeste, sendo a primeira vez que isso aconteceu com um clube novato.
BEST IN THE WEST ☝️
We have clinched a spot in @TheChampions Cup and become the first @MLS expansion club to earn the number one seed in our conference in our debut season! #AllForCITY pic.twitter.com/tr7TpxUtYa
— St Louis CITY SC (@stlCITYsc) October 2, 2023
Em 2024, o St. Louis sofreu a perda do importante Nicholas Gioacchini, negociado com o futebol italiano. Mas eles mantiveram a maior parte do time e, claro, o trabalho do técnico Bradley Carnell. Vale ficar de olho se eles vão conseguir repetir a grande temporada do último ano, ou pelo menos chegar perto disso.
Anos 90 de volta com o melhor de três nos playoffs da MLS
A MLS é uma liga que tem um formato diferente do que estamos acostumados a ver no futebol. Além da temporada regular, de pontos corridos, temos também os playoffs, que é a fase mata-mata para definir o verdadeiro campeão. Em 2023, a liga, buscando ter mais jogos na sua fase final, decidiu voltar a algo que foi comum no Brasil e na América do Sul durante os anos 90: a melhor de três.
Na primeira rodada dos playoffs, os times se enfrentam na melhor de três, ou seja, precisam vencer dois de três jogos para avançar. A ideia nada inovadora dividiu muito a opinião de quem acompanha, mas uma coisa nesse modelo teve quase 100% de rejeição: o empate no segundo jogo leva aos pênaltis. Ou seja, se um time X vencer o primeiro jogo, no segundo, o time Y pode empatar que o jogo ainda irá para os pênaltis para definir o vencedor. Na lógica natural, uma vitória e um empate daria vaga a um time, mas não é o que acontece na liga.
Em 2023, três dos oitos duelos da primeira rodada dos playoffs precisaram do terceiro jogo para definir o classificado. Em 2024, esse modelo seguirá.
O popular soccer dos EUA
Para finalizar a lista do que vale ficar de olho na MLS, não dá para não falar do público. O rótulo de “estadunidense não gosta de futebol” não faz mais sentido. A liga está cada vez mais nas graças dos moradores dos EUA e não para de crescer no sentido de audiência e torcedores nos estádios. O “abraço” na comunidade latina pela MLS e pelos clubes (como o Inter Miami, o LAFC e o Austin FC), também faz diferença nesse quesito.
E a chegada de Lionel Messi fez isso explodir ainda mais. O passe de temporada da MLS, que dá direito a assistir todos os jogos da liga, explodiu na AppleTV e já ultrapassou dois milhões de pessoas. Fora que os estádios estão sempre cheios, inclusive com recordes sendo quebrados, como o clássico entre LAFC e LA Galaxy disputado no histórico Rose Bowl que levou mais de 82 mil pessoas ao estádio. Em 2023, a liga teve mais de 22 mil torcedores de média por partida, isso com a maioria dos estádios com capacidade entre 18 e 30 mil. Com Messi em toda a temporada e apelo popular cada vez maior, a temporada 2024 promete ainda mais.
The 2023 regular season was a historic one for @MLS as the league set the single-season average attendance record at 22,111 fans per match. pic.twitter.com/4rz8OoLNFn
— MLS Communications (@MLS_PR) October 22, 2023
Bônus: As camisas da MLS
Intitulada por algumas pessoas como “a liga com mais camisas bonitas no mundo”, a MLS lançou sua coleção para 2024 e encantou muitos torcedores não só dos times como de todo o mundo, inclusive com alguns kits tendo boa repercussão no Brasil. Vale a pena conferir cada uma das novas camisas da liga.
Reveladas algumas das novas camisas da MLS para a temporada 2024.
? NY Red Bulls
?? NE Revolution
? Philadelphia Union
? SKC— MLS Brasil ?? (@MLS__Brasil) February 14, 2024