Por que resposta ‘misteriosa’ de Xabi Alonso sobre o Real Madrid diz muita coisa?
Em coletiva no Bayer Leverkusen, Xabi Alonso falou sobre as especulações envolvendo seu futuro no Real Madrid
Atual campeão da Champions League, o Real Madrid faz um início de temporada abaixo do esperado. Por conta disso, os merengues já começam a pensar no futuro a longo prazo, sendo que Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, é o favorito para substituir Carlo Ancelotti, como noticiado pela imprensa europeia nos últimos dias.
O espanhol foi jogador do Real Madrid entre 2009 e 2014, onde inclusive foi campeão da Champions League. Como treinador, ele ganhou notoriedade ao levar os Werkself a uma temporada quase perfeita em 2023/24.
Com um futebol de qualidade, Xabi fez o Bayer Leverkusen ganhar títulos inéditos da Bundesliga e da Copa da Alemanha — ambas conquistas invictas. A única derrota da temporada aconteceu justamente na final da Liga Europa, que ficou com a Atalanta.
Não à toa, o nome do técnico passou a ser especulado em gigantes europeus. Liverpool e Bayern de Munique sondaram o espanhol — que atuou pelos dois times –, porém, os ingleses fecharam com Arne Slot, ex-Feyenoord, enquanto os alemães anunciaram Vincent Kompany, ex-Burnley.
O Real Madrid, por sua vez, não queria se desfazer do treinador italiano. Entretanto, isso pode mudar a partir de 2025/26. Perguntado sobre a chance de assumir os Blancos, o espanhol deu uma resposta misteriosa, se comprometendo com o Leverkusen somente no curto prazo:
Xabi Alonso deixa portas abertas para o Real Madrid
A resposta protocolar de Xabi Alonso é um indício de que está disposto a ouvir o Real Madrid ao final de 2024/25. Por mais que tenha contrato com o Bayer Leverkusen até junho de 2026, o técnico espanhol pensa em encerrar o vínculo mais cedo.
Segundo a Eurosport, uma das principais emissoras esportivas da Europa, Alonso vai antecipar sua saída dos Werkself no final desta temporada. Vale lembrar que o treinador está no Bayer Leverkusen desde 2022/23.
E a motivação para o espanhol cogitar abandonar o Leverkusen antes da hora é a possibilidade de comandar o Real. Ancelotti, de 65 anos, daria lugar a Xabi Alonso, que tem apenas 42, mas já provou que é um treinador vitorioso e uma estrela de sua geração.
Assim como o técnico espanhol, o treinador italiano renovou seu vínculo até o fim de 2025/26. Contudo, a vice-liderança em La Liga — seis pontos atrás do Barcelona –, e a modesta 18ª colocação na Liga dos Campeões fazem o Real Madrid estudar uma mudança para a próxima temporada.
A forte identificação de Xabi Alonso com os merengues é um fator crucial que pode selar sua saída do Bayer Leverkusen. Portanto, tudo está nas mãos do Real Madrid: em caso de proposta, o treinador avaliaria deixar os Werkself para dar o próximo passo da carreira.
Antes disso, como o próprio espanhol reforçou, o foco está no jogo contra o Heidenheim, que acontece neste sábado (23), às 11h30 (horário de Brasília), na Bay Arena, pela 11ª rodada da Bundesliga, onde o Bayer Leverkusen ocupa a 4ª posição com 17 pontos.
-
Botafogo é campeão, faz cervejada e embarca para o Catar em espaço de 7 horas
-
Em despedida do Flamengo, Gabigol volta a alfinetar diretoria e revela sonho
-
Clube brasileiro negocia contratação de Cuca para 2025
-
Irritado com possível demissão, Diniz explode contra gestão do Cruzeiro: ‘Espero que seja mentira’