Xabi Alonso vai deixar o Leverkusen no fim da temporada e é ligado a novo destino
Espanhol tem contrato até 2026, mas não deve cumprir o contrato inteiro; Trio de gigantes monitora a situação do treinador
Ao que todo indica, a brilhante e vitoriosa passagem de Xabi Alonso pelo Bayer Leverkusen está chegando ao fim. Próximo de completar sua terceira temporada como treinador na Alemanha, o treinador deve optar por seguir outro caminho.
Segundo o Eurosport, uma das principais emissoras esportivas da Europa, o treinador vai antecipar sua rescisão com o clube alemão, mesmo tendo contrato até junho de 2026.
O treinador, inclusive, já teria comunicado aos jogadores do Leverkusen da sua decisão de deixar a equipe. O motivo disso, ainda segundo a publicação, seria um forte interesse do Real Madrid contar com Xabi Alonso para substituir o italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos.
Vale lembrar que no fim de 2023, em meio a sondagens da CBF, Real Madrid e Ancelotti renovaram o seu vínculo até junho de 2026. O início abaixo do esperado, e a goleada sofrida para o Barcelona, em pleno Santiago Bernabéu, porém, mudaram o status do treinador diante de Florentino Perez.
Não é só o Real Madrid: gigantes europeus ligam alerta por Xabi
A impressionante campanha do título invicto do Leverkusen na Bundesliga, na temporada 2023-24 – além do quase título, também invicto, na Liga Europa – fez de Xabi Alonso o novo queridinho entre os técnicos da nova geração europeia.
Não à toa, a notícia de que o espanhol vai deixar o comando do time alemão deixou alguns dos gigantes do velho continente em alerta com a possibilidade de poder convencê-lo a assinar.
Além do Real Madrid, destino mais óbvio, outras duas equipes trabalham para tentar contar com o treinador de 42 anos.
O Bayern de Munique, atual rival de Xabi Alonso, além do Manchester City, também trabalham com a possibilidade de poder contar com o espanhol a partir da próxima temporada.
No caso do Bayern, embora Kompany tenha colocado a equipe de volta no topo da tabela da Bundesliga, as derrotas para o Aston Villa e o Barcelona, na Champions League, fizeram algumas pessoas do clube questionarem se o belga é, de fato, a melhor opção para o futuro.
O time da capital da Bavária, portanto, tem o treinador alemão como uma carta na manga caso opte por encerrar o contrato do atual treinador. Mas a missão de convencer o espanhol de trocar de lado na Alemanha não será fácil.
Já no caso do Manchester City, tudo vai depender da decisão que Pep Guardiola vai tomar. O time inglês aguarda uma definição do treinador que, por sua vez, esperar para ver o resultado das 115 acusações de fair play financeiro que a equipe enfrenta.
Segundo o portal britânico talkSPORT, o time de Manchester tem a permanência do atual treinador como prioridade, mas caso Pep decida não renovar o seu contrato, que se encerra no fim desta temporada, Xabi é a escolha preferida.
Leverkusen saiu de quase rebaixado para campeão com Xabi Alonso
Quando assumiu o Leverkusen, em outubro de 2022, o time era o vice-lanterna da Bundesliga com apenas cinco pontos conquistados, e havia acabado de ser eliminado ainda na primeira fase da Copa da Alemanha, para o modesto Elversberg, da terceira divisão.
Mas, em pouco tempo, o treinador espanhol, que teve no Leverkusen a sua primeira chance como treinador profissional, mudou o patamar da equipe. Logo em sua primeira temporada, levou Os Leões à sexta colocação.
Mas foi na temporada seguinte, em 2023-24, que o treinador conquistou o seu maior feito: o título invicto inédito da Bundesliga. Nem no Bayern e sua colossal hegemonia com seus 11 títulos seguidos conseguirem tal feito.
E por um detalhe o treinador não terminou a temporada invicto. A única derrota da equipe aconteceu justo na final da Liga Europa, por 3 a 0 para o Atalanta, da Itália.
A temporada atual, porém, não tem sido tão vitoriosa. O time não vence a três jogos, incluindo a goleada por 4 a 0 contra o Liverpool, na Champions. Na Bundesliga, é apenas o quarto colocado em um início frustrante e completamente diferente do ano anterior.