Julgamento que pode mudar história do Manchester City ganha data; relembre as acusações
Clube inglês é investigado pela violação de 115 regras relacionadas ao fair play financeiro da Premier League
As investigações pelas 115 violações do Manchester City ao fair play financeiro da Premier League estão prestes a acontecer.
Segundo informações do jornal The Times, a Comissão Independente da liga inglesa adiantou as audiências do caso para a próxima segunda-feira, 16 de setembro.
O prazo para coleta de depoimentos e informações será de dois meses inicialmente. O veredito — no entanto, deve ocorrer somente no começo de 2025.
Manchester City pode perder 80 pontos?
As possíveis punições previstas ao Manchester City incluem o rebaixamento para as divisões de acesso do futebol inglês e perda de pontos na temporada atual. Ao site “The Athletic”, um executivo de um dos clubes da Premier League deu um panorama sobre o que se fala por trás dos panos em reuniões da liga de futebol da Inglaterra;
–A visão coletiva que ouvi é que uma sanção apropriada teria que ser uma dedução de pontos tão substancial que garantisse ao City uma temporada na Championship. Estamos falando aqui entre 70 e 80 pontos.
Além disso, há a possibilidade da Uefa proibir os Citizens de disputarem a qualquer torneio europeu por um período indeterminado.
A visão de Pep Guardiola
No começo da temporada, Pep Guardiola, treinador do City, deu uma declaração após a divulgação de que o julgamento do caso aconteceria ainda em 2024.
Para o comandante, quanto mais rápido o processo acontecer, melhor. O treinador técnico espanhol também afirmou que o clube irá aceitar o resultado das investigações.
– Estou feliz de que vão começar logo, e espero que terminem rápido. Pelo bem de todos nós, do nosso clube, dos demais clubes da Premier League e de todos que aguardam a sentença. Desejo do fundo do coração irmos a julgamento e que eles decidam o mais rápido possível. Vamos aceitar, como sempre fizemos – disse Guardiola.
Quais são as irregularidades investigadas cometidas pelo City?
- 54 casos de ocultação de informações da situação financeira precisa do clube, entre as temporadas 2009/10 e 2017/18;
- 35 ocorrências de falta de cooperação com investigações da Premier League, entre 2018 e 2023;
- 14 casos de não fornecimento de informações sobre pagamentos a jogadores e técnicos, no período entre 2009 e 2018;
- sete ocorrências de quebra das regras do Fair Play Financeiro da Premier League, entre 2015 e 2018;
- cinco casos de quebra das regras do Fair Play Financeiro da Uefa, entre 2013 e 2018.
Compra do Manchester City por grupo árabe desencadeou suspeitas
O City vivia um momento financeiro crítico em 2008. Diferente do sucesso esportivo do clube nos últimos anos, a equipe passava por um momento bem mais modesto há 16 anos.
A equipe terminou em 9º lugar da Premier League da temporada 2007/08, e em 10º no ciclo seguinte. Mais do que isso, viu o principal rival United faturar o campeonato por duas vezes consecutivas.
Em agosto de 2008, o clube recebeu uma proposta de venda do Abu Dhabi United Group, que posteriormente montaria o City Group.
Em 2009, mais de 100 milhões de euros (valor elevadíssimo na época), acabaram empregados na contratação de nomes como Tévez, Barry, Roque Santa Cruz e Adebayor.
No entanto, tais investimentos ocasionaram suspeitas dos mandatários das ligas e órgãos de fiscalização europeus, justamente no ano em que os casos de irregularidades iniciaram.
Após 16 anos, o legado de sucesso do Manchester City pode estar chegando ao seu fim, em uma disputa que promete ser histórica para o futebol inglês.