Rivais do Manchester City aguardam veredcito que pode mudar história da Premier League
Equipe comandada por Pep Guardiola é acusada de ter cometido ao menos 115 violações ao fair-play financeiro
Nos últimos anos, o Liverpool viu seus planos de dominação no cenário inglês ruírem por conta da fase excepcional do Manchester City comandado por Pep Guardiola.
Em 2008, o Abu Dhabi United Group comprou os Citizens, mudando completamente a perspectiva competitiva do time. O que outrora era uma equipe de meio de tabela, transformou-se em uma máquina de ganhar títulos.
No entanto, o futuro do clube no cenário inglês passa por um julgamento que ocorrerá em setembro. O City é acusado de ao menos 115 violações às regras de fair-play financeiro da Premier League.
Anteriormente previsto para novembro, as audiências devem começar em setembro e podem acelerar o veredicto do caso para o início de 2025.
O Liverpool e outros clubes da Premier League acompanham de perto o andamento deste processo, principalmente após as recentes punições impostas ao Everton e ao Nottingham Forest.
Os clubes perderam pontos pelo não cumprimento das regras de lucro e sustentabilidade da liga inglesa (PSR), e quase terminaram a última temporada rebaixados.
Sendo assim, o Liverpool e outros clubes da elite do futebol inglês apresentaram uma série de documentos comprovando as violações cometidas pelo City.
Além dos Reds, Manchester United, Arsenal, Fulham, Wolverhampton, Brighton e Tottenham reuniram provas com supostas irregularidades do clube azul de Manchester.
Conforme publicado pelo Daily Mail na época, o dossiê montado pelos times acabou entregue à comissão independente da liga inglesa.
😆 Engraçadinho! A curiosa resposta de Pep Guardiola sobre a punição recebida pelo Manchester City na Premier League ❌https://t.co/S8RfEQOFYb
— PL Brasil (@plbrasil1) August 3, 2024
Quais punições do Manchester City pode receber?
Segundo informações do portal Liverpool Echo, existe uma série de punições potenciais ao Manchester City. A equipe pode perder pontos, sofrer multas, e na pior das hipóteses, ser rebaixada de divisão.
O regulamento da Premier League diz em sua regra W.51, que a comissão independente da liga pode impôr uma quantidade de sanções contra qualquer clube que violou as regras.
Contudo, as punições variam conforme o tipo de infração:
- O Manchester City pode perder pontos, ser suspenso, ou mesmo expulso da Premier League;
- A sub cláusula W.51.7 afirma que a comissão independente pode “impor ao réu qualquer combinação das penalidades anteriores, mais outra penalidade que considerar necessária”;
- Existe a possibilidade do clube perder todos os títulos conquistados no período investigado.
Relembre o caso
Em fevereiro de 2023, a Premier League acusou o City de quebrar cerca de 115 regras relacionadas ao teto de gastos da liga, após uma investigação que durou quatro anos.
O período investigado parte de 2008, ano em que o clube foi comprado por parte do Abu Dhabi United Group, e vai até 2018. Nesta época, o City venceu seis títulos, incluindo três edições do Campeonato Inglês.
Em seu site oficial, a Premier League informou que todas as suspeitas de violações cometidas pelo clube foram encaminhadas a uma comissão independente.
Segundo as investigações, o Manchester City cometeu as infrações em quatro áreas principais:
- Falhou em apresentar uma visão clara e verdadeira da posição financeira do clube ao não fornecer informações precisas entre 2009 e 2018;
- Não incluiu detalhes da remuneração de jogadores entre 2010 e 2016, e do técnico italiano Roberto Mancini entre 2009 e 2013;
- Quebrou os regulamentos nacionais e continentais de fair play financeiro entre 2013 e 2018;
- Não cooperou com as investigações da Premier League de 2018 até o momento, ao não entregar documentos e demais informações.
Manchester City nega violações
O Manchester City publicou uma nota oficial se defendendo das acusações e afirmando estar surpreso com a quantidade de informações repassadas à Premier League.
O presidente do clube, Khaldoon Al-Mubarak, falou anteriormente sobre sua frustração em relação a este caso, e espera que o assunto se encerre em breve.
— Sinto pelos nossos torcedores e por todos os associados ao clube ter essas acusações constantemente referenciadas. Este processo está demorando mais do que qualquer um esperava, mas é o que é, e eu sempre repeti, seremos julgados pelos fatos, e não por alegações e reconvenções — disse o presidente do City.