115 acusações: Manchester City já sabe quando será julgado pela Premier League
Atual tetracampeão inglês enfrenta graves problemas judiciais e corre risco até de rebaixamento
Atual tetracampeão inglês, o Manchester City é alvo de 115 acusações de violações das regras financeiras da Premier League. Após idas e vindas e muita especulação sobre o caso, a audiência que julgará o clube enfim ganhou uma data.
Segundo o jornal The Times, ela está marcada para começar em setembro, com o resultado sendo conhecido no início de 2025.
Já o resultado do processo judicial separado que o City moveu contra as regras de transações de partes associadas (APT) da Premier League será revelado nas próximas duas semanas. A sentença pode permitir que a audiência das 115 acusações comece antes do esperado.
Vale lembrar que os Citizens pertencem ao City Football Group, grupo que administra clubes de diversos países, tendo como matriz o Abu Dhabi United Group. O sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da Família Real de Abu Dhabi é quem comanda tal empresa.
Do que o Manchester City é acusado?
A Trivela destacou algumas das principais acusações contra o Manchester City no processo:
- A não apresentação de informações financeiras precisas por nove temporadas;
- A não divulgação de detalhes completos do pagamento ao ex-técnico Roberto Mancini durante quatro temporadas (2009 – 2013);
- Não fornecer informações completas referentes a remuneração de jogadores — incluindo a do ex-meia Yaya Touré — por seis temporadas (2010 – 2016);
- Não cooperar com investigações;
- Não entregar documentos conforme exigido durante cinco temporadas (2018 – 2023).
Quais são as possíveis punições?
Caso as acusações sejam comprovadas, o Manchester City poderá ser rebaixado da Premier League.
Em abril deste ano, a reportagem do jornal Daily Star listou oito possíveis punições ao clube, das mais brandas às mais graves. Confira abaixo:
- alerta formal;
- multa;
- dedução de pontos;
- dedução de receitas de competições europeias;
- transfer ban (proibição de contratar novos jogadores);
- limitação no número de jogadores inscritos por competição;
- desclassificação de competições;
- exclusão de competições.
Relembre as declarações de Guardiola sobre as acusações
Desde que começou a ser investigado, o Manchester City nega as acusações. Representantes do clube garantem que a equipe é administrada dentro das regras financeiras impostas a ela.
Em novembro de 2023, Pep Guardiola, técnico dos Citizens, pediu calma com julgamentos precipitados sobre o tema e alfinetou aqueles que torcem pela punição do clube.
— Vocês fazem perguntas como se o clube já tivesse sido punido. Todos têm que lembrar que somos inocentes até que se prove o contrário (…) Eu sei que as pessoas querem (que o City seja punido). Eu sei disso, eu sinto isso… Mas temos que esperar para ver. Depois que a sentença sair, viremos aqui e falaremos sobre o tema — disse Guardiola.
Questionado se sairia do City em caso de rebaixamento, Guardiola negou e jurou fidelidade ao tetracampeão inglês.
— Sem dúvidas, não vou reconsiderar o meu futuro, seja aqui (na Premier League) ou na terceira divisão. Não há qualquer chance. Há mais chance de eu ficar na quinta divisão do que conquistando a Champions League Não vou pensar no meu futuro se estivermos na League One, é mais provável que fique. Mas espere até que seja decidido, e então eu te direi.