Espanha

Aos 19 anos, promessa do Real Madrid encerra carreira após contrair infecção rara

Marc Cucalón teve uma infecção bacteriana na cartilagem do joelho após cirurgia e foi aconselhado a aposentar as chuteiras

Nesta última terça-feira (12), o meio-campista de 19 anos Marc Cucalón , formado nas categorias de base do Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira como jogador de futebol.

Após romper o ligamento cruzado do joelho, Marc passou por um procedimento cirúrgico — e nele, teve uma bactéria alojada na cartilagem de uma articulação do joelho, o que dificultou sua volta aos gramados.

Quase dois anos fora de ação, Cucálon decidiu que a melhor alternativa era aposentar-se. Nas redes sociais, ele falou sobre a infecção (considerada rara) e os desafios que enfrentou ao longo dos últimos meses:

“Depois de várias complicações, essa lesão me obrigou a tomar a difícil decisão de dizer adeus ao futebol, pelo menos da maneira que eu sempre sonhei. Nos últimos dois anos lutei fisicamente e mentalmente com todas as minhas forças e tentei tudo o que estava ao meu alcance para desfrutar deste esporte novamente, mas não foi possível recuperar. Mesmo que não me interpretem mal, isto não é uma despedida triste”, diz um trecho da nota.

Como foi a lesão de Marc Cucálon no Real Madrid?

A ruptura do ligamento cruzamento aconteceu em uma partida contra o Celtic Glasgow, pela Youth League — competição organizada pela UEFA, voltada para clubes sub-19 da Europa.

Em um documentário publicado pelo Real Madrid, Cucalón relembrou como foi o momento em que se lesionou:

“Foi uma pancada muito forte. Ouvi um “clack”, e já pensei que poderia ser algo sério. Quando eu estava no meu pior, no hospital, o treinador (Arbeloa) veio me ver, e me deu forças para continuar. Serei grato a ele pelo resto da minha vida.”

Arbeloa, ex-jogador merengue que treinou Cucalón na base do Real Madrid, mandou uma mensagem de apoio ao jovem de 19 anos nas redes sociais:

“Você não sabe quantas vezes essa partida vem à mente. É difícil para mim não pensar no grande jogador que você seria (você já era), mas você sempre tem que olhar para frente. Te conhecendo melhor do que ninguém, sei que você merece tudo de bom, Marc. Estaremos sempre aqui para o que você precisar.”

Marc Cucalón teve quase toda a sua carreira de base no Real Madrid. Após começar no Zaragoza, ele chegou ao clube merengue em 2016, com 11 anos — e rapidamente se tornou uma grande promessa.

Segundo o portal A Bola, de Portugal, o meio-campista de 19 anos era chamado de ‘novo Xabi Alonso' por alguns colegas de equipe e integrantes da comissão técnica merengue da base.

Após chegar ao sub-19 do Real em 2022, Cucalón chegou integrar o time C do clube merengue e atuou por uma temporada no Las Rozas CF, clube da região metropolitana de Madrid que disputa a 5ª divisão espanhola.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo