Alemanha

De férias, Xabi Alonso ‘esquece’ o Leverkusen para treinar time do filho

Em conceituada competição de base, técnico do Bayer Leverkusen comanda até filho de Mikel Arteta

Com Xabi Alonso em sua primeira temporada completa, o Bayer Leverkusen foi a grande sensação de 2023/24 com os títulos invictos da Bundesliga, algo inédito e o primeiro do clube, e a Copa da Alemanha.

Montou um time extremante ofensivo (marcou 144 gols), mas com defesa sólida (42). Até por isso, venceu 43 partidas, empatou nove e só perdeu uma.

O único revés veio justamente no penúltimo jogo da temporada, na decisão da Liga Europa contra a Atalanta, o que impediu a Tríplice Coroa.

Porém, agora em férias, o comandante espanhol vai atrás do seu terceiro título na temporada.

Xabi Alonso é da comissão de time do próprio filho e de Arteta

Don Alonso, filho de Xabi Alonso, também é jogador
Don Alonso, filho de Xabi Alonso, em ação pelo Zuatzu (Foto: Reprodução)

O treinador do Leverkusen pausou o descanso para estar no banco do time sub-15 Zuatzu KE, do filho Jon Alonso e de Gabi Arteta Bernal, primogênito da ex-miss Espanha Lorena Bernal e de Mikel Arteta, ex-vizinho de Xabi e atual técnico do Arsenal.

O time dos filhos de Alonso e Arteta jogam a Copa Donosti, tradicional competição realizada desde 1992 em San Sebastián e que reúne times de várias partes do mundo.

Ironicamente, quando garotos, os agora técnicos de Leverkusen e Arsenal foram companheiros na Donosti.

– Entre outras lembranças, minha primeira partida televisionada foi na Donosti Cup. Gosto sempre de poder estar perto da competição. Tenho muito boas recordações do ano em que participei. Gosto muito dela. – confessou o basco, em 2023, quando visitou o torneio.

O comandante real do Zuatzu é o amigo pessoal de Alonso, Asier Laskibar, que dá espaço para o experiente técnico dar instruções e conversar com o grupo.

Alonso e Laskibar, os dois comandantes do Zuatzu (Foto: Divulgação)

Mantendo a sina vencedora de Xabi na temporada europeia, a equipe lidera seu grupo na competição após vencer o Deporte Aika de Huesca por 3 a 1 nesta quarta-feira (3).

Na primeira rodada o Zuatzu empatou empatar na primeira rodada e enfrentará Apollon Halandriou FC na última partida.

Apesar do assédio de gigantes europeus, Alonso seguirá no Leverkusen

Liverpool e Bayern de Munique eram um dos enormes times da Europa interessados em contar com Xabi Alonso na próxima temporada.

Mas o técnico, de palavra, decidiu ficar em Leverkusen. O contrato assinado é válido para o meio de 2026 e especula-se que ele pode aguardar o convite do Real Madrid, que conta com Carlo Ancelotti até o mesmo prazo.

A pré-temporada do Leverkusen inicia já no fim do mês, em 26 de julho, com amistoso contra o modesto Rot-Weiss Essen.

Três dias depois, encontrará alguns amigos atuando contra a Real Sociedad, em San Sebastián, clube no qual comandou o time B entre 2019 e 2022.

Ainda enfrenta o Arsenal do amigo Arteta antes de iniciar oficialmente a temporada 2024/25 com a Supercopa da Alemanha contra o Stuttgart, em 17 de agosto.

Além da Bundesliga e da Copa da Alemanha, os Aspirinas do técnico basco também jogarão a Champions League na próxima temporada.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo