Espanha

Com polêmica envolvendo o Barcelona, Nike deixa claro novo posicionamento no mercado

Time catalão acredita que não recebe o suficiente da fornecedora de materiais esportivos, que deve rever estratégia

A Nike é a principal patrocinadora do Barcelona, e tem contrato com o clube catalão até 2028, mas o entendimento de que não são bem pagos pela atual fornecedora de material esportivo podem mudar os rumos dessa parceria. Recentemente, o clube recebeu uma proposta bilionária da alemã Puma para trocar de fornecedor, recebendo de cara um bônus de 100 milhões de euros (R$ 545 milhões de reais) pela assinatura do contrato.

O interesse da Puma fez com que a Nike se posicionasse de forma mais incisiva no mercado. Segundo informações do portal Sport, a empresa vai elevar seu nível de exigência com os retornos necessários para alcançar seus objetivos com os clubes. Como resposta a uma possível quebra de contrato com o Barcelona, a marca norte-americana foi em busca de novos mercados, principalmente seleções, e recentemente fechou um acordo com a Federação Alemã de Futebol (DFB), que valerá após a Copa do Mundo de 2026.

O acordo é considerado histórico, pois pela primeira vez na história, a seleção alemã não terá a Adidas, como patrocinadora principal. As seleções da França e da Inglaterra também são patrocinadas pela Nike. A marca está focada em incentivar e negociar com competições que lhe deem a exclusividade de todas as equipes participantes, além de seleções na qual possa negociar sem gerar polêmica internamente entre as federações.

Novos uniformes do Barcelona vazam na internet

Até o imbróglio envolvendo Barcelona e Nike se resolver, até a próxima temporada a marca estadunidense manterá sua posição como principal fornecedora do clube catalão. Segundo informações da imprensa espanhola, uma proposta pela renovação do contrato com a patrocinadora está na mesa da diretoria do clube catalão. A empresa estaria disposta a pagar 120 milhões de euros mais um bônus de renovação de 100 milhões, em um contrato que se estenderia por mais 10 anos.

Conforme nos aproximamos do final da temporada na Europa, começam as especulações sobre os novos mantos dos principais clubes do cenário. Recentemente, as possíveis três novas camisas do Barça foram vazadas pelo site Footy Headlines.

A camisa número um faz uma referência ao manto utilizado no final dos anos 90. As tradicionais faixas em grená e azul dão lugar a duas faixas apenas, com uma manga na cor grená, e outra na cor azul, com o logo do clube centralizado. O uniforme dois faz referência à outra camisa clássica, na cor verde limão, utilizada por Ronaldinho Gaúcho em 2005.

A diferença é que nesta camisa o símbolo da Nike aparece com a ponta para cima, com o distintivo do clube na posição tradicional desenhado na cor azul. O terceiro uniforme vazado é todo escuro com o logo do Barcelona e do patrocinador em uma espécie de degradê nas cores do clube.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo