Espanha

Presidente do Barcelona confirma e explica quebra de contrato com a Nike

Curto e grosso, Joan Laporta explicou as divergências com a empresa norte-americana e projetou "melhor contrato do mundo"

A parceria entre Barcelona e Nike está chegando ao fim após 26 anos. Joan Laporta, presidente dos Culés, foi quem antecipou a notícia. Neste sábado (23), em entrevista ao podcast de vídeo do “Barça Studios”, o mandatário foi curto e grosso ao revelar a intenção do clube de romper o contrato com a empresa norte-americana, fornecedora de materiais esportivos do time catalão desde 1998.

– Dissemos à Nike que, com base em violações que eram flagrantes para nós, iríamos rescindir o contrato. Tiveram 45 dias para nos indenizar e não o fizeram e nós informamos que o contrato foi rescindido, ao que eles responderam com medidas cautelares às quais respondemos e agora estamos vendo a solução para essas medidas -, disse Laporta.

O presidente do Barcelona ainda revelou que, após o imbróglio, a Nike tentou oferecer uma nova proposta, melhor que a anterior. Todavia, os números não correspondiam às expectativas do clube catalão.

– Tentaram melhorar o contrato, mas fizeram esforços que não são suficientes para nós porque sabemos que o mercado paga mais (…) O mais fácil seria continuar com a Nike com um contrato abaixo do mercado. Mas, às vezes, o mais fácil não é o melhor para o clube.

O que o Barcelona aspira após o rompimento com a Nike?

As ambições de Laporta são grandes e ousadas. O mandatário do clube blaugrana está otimista em fechar “o melhor contrato do mundo” para a instituição e não medirá esforços até conseguir algo altamente rentável aos cofres da equipe catalã.

Laporta deixou claro que o Barcelona negocia em diversas frentes, e que a melhor proposta colocada na mesa será aceita. Segundo jornais espanhóis, a Puma é a maior interessada em confeccionar os uniformes blaugranas a partir de 2024/25. Outra possibilidade é o clube criar uma marca própria.

– Nesse sentido, estamos trabalhando de forma civilizada, com todas as opções que temos. Temos convicção de que teremos o melhor contrato do mundo. Estamos abertos a tudo, mas não podemos ter um contrato muito inferior do que o mercado paga. É nossa responsabilidade como diretores executivos do clube conseguir o melhor contrato.

Qual a data para o fechamento da nova parceria?

O Barcelona não estipula um prazo para anunciar a nova parceria. Laporta, como citado, trabalha em diversas frentes e não tem pressa. “O prazo é determinado pelas negociações que temos”, pontuou o presidente.

Quais as pretensões do Barcelona nesta reta final de temporada?

Com 64 pontos conquistados, o Barcelona ocupa a segunda colocação de La Liga, atrás apenas do líder Real Madrid, que soma 72. Em 29 rodadas disputadas, os Culés venceram 19, empataram sete e perderam outras três. Apesar da distância considerável em relação aos merengues, a equipe comandada por Xavi Hernández mantém viva a esperança pelo título.

Além de La Liga, o Barça disputa também a Champions League. Após empate por 1 a 1 na Itália, o Barça bateu o Napoli (3 a 1) na Catalunha e garantiu vaga nas quartas de final do torneio continental. O adversário da vez será o Paris Saint-Germain.

Próximos jogos do Barcelona

  • Barcelona x Las Palmas – La Liga – 30/03
  • PSG x Barcelona – Champions League – 10/04
  • Cádiz x Barcelona – La Liga – 13/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo