Muito além de Vini Jr: Quem são os brasileiros na temporada 2024/25 do Campeonato Espanhol?
Real Madrid, Barcelona, Valladolid: saiba onde os jogadores brasileiros estão jogando na nova temporada de La Liga
O número de brasileiros diminuiu na nova temporada de La Liga e os protagonistas parecem estar todos (ou quase todos) no Real Madrid. Em 2023/24, eram 22 brazucas no Campeonato Espanhol. Agora, são apenas 14 e o número pode variar até o fechamento da janela de transferências (fim de agosto).
Jogadores brasileiros no Campeonato Espanhol – temporada 2024/25
Muito além do Real Madrid, Barcelona e Atlético, conheça quem são os brasileiros em ação na temporada 2024/25 do Campeonato Espanhol.
Real Madrid – 5 jogadores brasileiros
Três já são veteranos de Real Madrid e a última temporada foi de grande destaque para Vinícius Jr. Com atuação decisiva na Liga dos Campeões e contundente em La Liga, Vini já está na história do Real Madrid e tem status de intocável, apesar da bilionária oferta dos sauditas.
Enquanto isso, Rodrygo conviveu com algumas especulações em uma possível transferência para o Manchester City. Éder Militão, por sua vez, sofreu para superar uma grave lesão no joelho esquerdo.
A grande empolgação está com a chegada de Endrick. O prodígio formado no Palmeiras tem os holofotes em cima de seu grande potencial, mas a titularidade do Madrid hoje é do craque francês Kylian Mbappé – que estreou com gol e título da Supercopa da Uefa.
E, por fim, o ex-flamenguista Reinier chegou ao Real Madrid em 2020 e nunca teve oportunidades no time principal. Após empréstimos para Dortmund, Girona e Frosinone, Reinier está no elenco madrilenho, mas não deve ser aproveitado na temporada.
Real Valladolid – 3 jogadores brasileiros
Conhecido popularmente como “o time do Ronaldo” (o Fenômeno é presidente do time), o Real Valladolid é um time tradicional da Espanha, mas com resultados e aspirações modestas diante de um Real Madrid, por exemplo. Mas na lista de times com mais jogadores brasileiros na temporada 2024/25, a equipe do centro-norte espanhol é a segunda colocada.
Marcos André é atacante e fez carreira nas divisões inferiores da Espanha. Antes do Valladolid, passou pelo Celta de Vigo B, Órdeners, Logroñes e Mirandês. Depois de chegar ao Valladolid em 20/21, teve uma passagem sem brilho pelo Valencia (21 a 23), retornando ao Valladolid para ajudar o time a subir para a primeira divisão nesta temporada.
Lucas Rosa é um lateral-direito polivalente, formado nas categorias de base do Taubaté, Palmeiras e Juventus sub-23. Desde 2022 no Valladolid, terá sua grande vitrine na atual temporada.
Mais famoso que os outros colegas, Kenedy é um meia-atacante formado no Fluminense, de onde saiu para o Chelsea. Sem chances no clube inglês, foi emprestado para Watford, Newcastle, Getafe, Granada e Flamengo. Desde 2022 no Valladolid, ainda não conseguiu brilhar na Espanha.
Barcelona – 2 jogadores brasileiros
Apesar de ser presença constante no time titular do Barcelona, Raphinha tem convivido com especulações de transferências ainda nesta janela e pode não permanecer no elenco do time catalão na temporada 2024/25 se alguma oferta considerável chegar.
O mesmo não pode ser dito sobre o prodígio Vitor Roque. Um verdadeiro furacão no ataque do Athletico Paranaense, Vitor Roque não teve muitas oportunidades na temporada passada na Catalunha e não caiu nas graças do novo comandante, Hans Flick. Diante disso, o atacante deve ser negociado até o final da atual janela de transferências.
Atlético de Madrid
Depois de um empréstimo valioso ao Valência, o brasileiro Samuel Lino ganhou moral e aproveitou como poucos a chance de realmente brilhar no Atlético de Madrid. Ele foi simplesmente eleito o melhor jogador da temporada do “Aleti”.
𝐓𝐎𝐏. 𝐓𝐎𝐏. 𝐓𝐎𝐏. 🔥
— Atlético de Madrid (@Atleti) May 29, 2024
🇧🇷 ¡Samu Lino, elegido mejor #JugadorCincoEstrellas de la temporada 23/24 en @futbolmahou!
❝Agradezco mucho a la afición y es un orgullo estar aquí❞.
¡Enhorabuena, @samuellino99! 👏🏼 pic.twitter.com/lixofvFPhq
Sevilha
O zagueiro Marcão chegou ao Sevilha em 2022 vindo do Galatasaray, o que valeu comparações com Felipe Melo. No Brasil, sua formação foi feita principalmente no Athletico Paranaense, onde não teve muitas chances e acabou passando por diversos empréstimos até ir para a Europa (no Chaves, de Portugal).
Na Andaluzia, Marcão ainda briga contra lesões musculares e a concorrência para ganhar um espaço definitivo na equipe.
Betis
O zagueiro Nathan é o mais novo brasileiro em La Liga, já que foi anunciado no dia 16 de agosto pela metade verde da cidade de Sevilha. Formado pelo Flamengo, foi despontar no futebol profissional no Red Bull Bragantino, sua vitrine para a Europa. Sem grande destaque no Napoli na última temporada, chega ao Betis por empréstimo até 30 de junho de 2025.
📣 OFICIAL | Natan, nuevo jugador del Real Betis Balompié 🤝🖊
— Real Betis Balompié 🌴💚 (@RealBetis) August 15, 2024
¡Bienvenido, @natansouza0404! 🆕🇧🇷
➡ https://t.co/cQiUtPDxRS pic.twitter.com/GPMnRmNsku
Celta de Vigo
Com passagens mais marcantes por Grêmio e Palmeiras, o volante Jaílson chegou ao Celta de Vigo no início de 2024 e tem contrato até o final da temporada 24/25.
#CopaDoRei 🇪🇸
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 7, 2024
Jailson em sua estreia pelo Celta de Vigo (4-2 vs Amorebieta):
⚽️ 1 gol
👟 2 finalizações (1 no gol)
🔐 13 ações defensivas (!)
✂️ 9 cortes (!)
🆚 2 desarmes
👊 0 faltas
🔁 0 dribles sofridos
💪 3/3 duelos ganhos por baixo (!)
💯 Nota Sofascore 7.8 pic.twitter.com/k97nyIAJnW