Entenda por que onda de lesões no Real Madrid afasta ainda mais Ancelotti da Seleção Brasileira
Esperado na Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti vive boa fase no Real Madrid, que é líder de La Liga
A novela envolvendo Carlo Ancelotti e Seleção Brasileira não é novidade. De um lado, a CBF espera (oficialmente) que o técnico assuma o comando da Amarelinha em junho, quando acaba seu contrato com o Real Madrid. Do outro, o italiano não confirmou, inúmeras vezes, um possível acerto para substituir Fernando Diniz. Agora, ele está ainda mais longe de dirigir a pentacampeã mundial.
Isso porque, segundo o jornal espanhol As, Ancelotti está prestigiado – e mais perto de renovar – porque os Merengues estão bem apesar do caminhão de lesões que assola o clube desde o início da temporada. Atualmente, os Blancos têm oito jogadores lesionados, sobretudo em seu sistema defensivo: Courtouis, Mendy, Carvajal, Alaba, Militão, Güler, Camavinga e Vini Jr.
Mesmo assim, o Real Madrid é o líder de LaLiga com 45 pontos em 18 rodadas, mesma pontuação do surpreendente Girona. Além disso, está nas oitavas de final da Champions League, fase na qual enfrentará o Red Bull Leipzig, assim como também está na disputa pelos títulos da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha. Ou seja, o treinador italiano está correspondendo – ou até mesmo superando, tendo em vista os inúmeros desfalques – as expectativas.
🚨 Ancelotti disse à esposa e ao filho que se houver oportunidade de renovar com o Real Madrid, ele irá fazer isso sem hesitação.
[@diarioas] pic.twitter.com/G18JHgOiMM— Real Madrid Brasil (@RealBrasil_BR) December 28, 2023
Feliz nos Merengues, Ancelotti conta com o respaldo nos bastidores e o carinho da torcida para permanecer na equipe. Hoje, ele está mais perto de estender seu vínculo com os Blancos do que aceitar o convite do Brasil para assumir a seleção visando a Copa do Mundo de 2026. Fato é que o técnico está honrado com a proposta da CBF, mas o italiano está em alta em Madrid.
Por que Ancelotti deve renovar com o Real Madrid?
Ainda segundo o As, Ancelotti deve renovar com o Real Madrid devido a seu bom relacionamento com a diretoria, principalmente com o presidente Florentino Pérez. O treinador também é querido pelos jogadores e tem a confiança do elenco. Por fim, os resultados dentro de campo – e os títulos recentes nessa segunda passagem – credenciam seu favoritismo a continuar seu trabalho nos Merengues.
Por parte do italiano, seu desejo é continuar à frente dos Blancos, já que uma mudança para o Brasil não é prioridade para sua família ou para sua carreira. Carlo Ancelotti também não esconde que vai esperar até o “último minuto” por uma proposta de renovação contratual do Real Madrid. Aliás, dinheiro também não é um problema, pois ele está disposto a aceitar um vínculo com os mesmos termos presentes no atual.
Segundo o jornal @diarioas da Espanha, Carlo Ancelotti está muito próximo de renovar seu contrato com o Real Madrid até 30 de junho de 2025.
O Real Madrid pretende se reunir em definitivo com Ancelotti para anunciar sua permanência ainda em janeiro de 2024, após a disputa da… pic.twitter.com/QKvzmuHUmg
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) December 28, 2023
Em meio a esse cenário, a renovação de Ancelotti com os Merengues parece ser questão de tempo. Os próprios dirigentes não querem aumentar boatos de indefinição e pretendem chegar a um acordo com o treinador ainda em janeiro. Caso isso aconteça, o italiano deve sacramentar sua permanência nos Blancos até junho de 2025.
E como fica a Seleção Brasileira?
Com Carlo Ancelotti cada dia mais distante, a CBF precisa encontrar outras soluções. O desempenho de Diniz, que também comanda o Fluminense, não foi satisfatório na Seleção Brasileira em 2023. A tímida 6ª colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá liga um sinal de alerta após seis rodadas no classificatório.
Agora, resta saber se o alto escalão do futebol nacional está disposto a manter o técnico – que também tem contrato com o Tricolor e precisa ser consultado sobre sua prioridade para a sequência da carreira – ou se a resposta está em encontrar novos nomes no mercado. Estrangeiros ou não, a Amarelinha não quer decepcionar seu torcedor em mais uma Copa do Mundo.