La Liga

Entenda por que onda de lesões no Real Madrid afasta ainda mais Ancelotti da Seleção Brasileira

Esperado na Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti vive boa fase no Real Madrid, que é líder de La Liga

A novela envolvendo Carlo Ancelotti e Seleção Brasileira não é novidade. De um lado, a CBF espera (oficialmente) que o técnico assuma o comando da Amarelinha em junho, quando acaba seu contrato com o Real Madrid. Do outro, o italiano não confirmou, inúmeras vezes, um possível acerto para substituir Fernando Diniz. Agora, ele está ainda mais longe de dirigir a pentacampeã mundial.

Isso porque, segundo o jornal espanhol As, Ancelotti está prestigiado – e mais perto de renovar – porque os Merengues estão bem apesar do caminhão de lesões que assola o clube desde o início da temporada. Atualmente, os Blancos têm oito jogadores lesionados, sobretudo em seu sistema defensivo: Courtouis, Mendy, Carvajal, Alaba, Militão, Güler, Camavinga e Vini Jr.

Mesmo assim, o Real Madrid é o líder de LaLiga com 45 pontos em 18 rodadas, mesma pontuação do surpreendente Girona. Além disso, está nas oitavas de final da Champions League, fase na qual enfrentará o Red Bull Leipzig, assim como também está na disputa pelos títulos da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha. Ou seja, o treinador italiano está correspondendo – ou até mesmo superando, tendo em vista os inúmeros desfalques – as expectativas.

Feliz nos Merengues, Ancelotti conta com o respaldo nos bastidores e o carinho da torcida para permanecer na equipe. Hoje, ele está mais perto de estender seu vínculo com os Blancos do que aceitar o convite do Brasil para assumir a seleção visando a Copa do Mundo de 2026. Fato é que o técnico está honrado com a proposta da CBF, mas o italiano está em alta em Madrid.

Por que Ancelotti deve renovar com o Real Madrid?

Ainda segundo o As, Ancelotti deve renovar com o Real Madrid devido a seu bom relacionamento com a diretoria, principalmente com o presidente Florentino Pérez. O treinador também é querido pelos jogadores e tem a confiança do elenco. Por fim, os resultados dentro de campo – e os títulos recentes nessa segunda passagem – credenciam seu favoritismo a continuar seu trabalho nos Merengues.

Por parte do italiano, seu desejo é continuar à frente dos Blancos, já que uma mudança para o Brasil não é prioridade para sua família ou para sua carreira. Carlo Ancelotti também não esconde que vai esperar até o “último minuto” por uma proposta de renovação contratual do Real Madrid. Aliás, dinheiro também não é um problema, pois ele está disposto a aceitar um vínculo com os mesmos termos presentes no atual.

Em meio a esse cenário, a renovação de Ancelotti com os Merengues parece ser questão de tempo. Os próprios dirigentes não querem aumentar boatos de indefinição e pretendem chegar a um acordo com o treinador ainda em janeiro. Caso isso aconteça, o italiano deve sacramentar sua permanência nos Blancos até junho de 2025.

E como fica a Seleção Brasileira?

Com Carlo Ancelotti cada dia mais distante, a CBF precisa encontrar outras soluções. O desempenho de Diniz, que também comanda o Fluminense, não foi satisfatório na Seleção Brasileira em 2023. A tímida 6ª colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá liga um sinal de alerta após seis rodadas no classificatório.

Agora, resta saber se o alto escalão do futebol nacional está disposto a manter o técnico – que também tem contrato com o Tricolor e precisa ser consultado sobre sua prioridade para a sequência da carreira – ou se a resposta está em encontrar novos nomes no mercado. Estrangeiros ou não, a Amarelinha não quer decepcionar seu torcedor em mais uma Copa do Mundo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo