Bundesliga

Como o Bayern de Munique tenta manter Davies apesar das investidas do Real Madrid pelo canadense

Principal alvo do Real Madrid, Alphonso Davies tem contrato até o meio de 2025 com o Bayern de Munique

Quando o Real Madrid coloca uma coisa na cabeça e persiste em busca do objetivo, dificilmente não consegue alcançá-lo. O alvo da vez é Alphonso Davies, lateral-esquerdo do Bayern de Munique. O clube merengue já demonstrou interesse no canadense há algum tempo, mas os bávaros estão relutantes em liberarem um de seus principais jogadores. Ciente do forte assédio dos espanhóis, a equipe alemã resolveu agir em prol da permanência de Davies.

“Dinheiro ou glória”: assim o “Marca”, principal jornal esportivo da Espanha, estampou sua capa nesta quinta-feira (28). O termo faz alusão ao esforço financeiro que o Bayern realiza na tentativa de manter Alphonso Davies. O lateral canadense de 23 anos tem contrato com o Gigante da Baviera até o meio de 2025 e viu o clube alemão aumentar sua oferta salarial: 10 milhões de euros anuais (aproximadamente R$ 53,6 milhões na cotação atual).

O montante oferecido pelos Bávaros supera o que Davies receberia em caso de transferência para o Real Madrid. Ou seja, de acordo com a publicação do “Marca”, o lateral da Seleção Canadense teria que priorizar o lado esportivo caso opte em fechar com o time espanhol.

O Real Madrid conta atualmente com dois nomes para a lateral-esquerda em seu elenco, são eles: Mendy e Fran García, além de Alaba, que tem atuado no miolo de zaga. No Bayern, Davies, Raphael Guerreiro e Kratzig são os jogadores da posição.

Peça vital do Bayern, Davies tem trajetória de superação no futebol

Nascido em um campo de refugiados na cidade de Buduburam, em Gana, Alphonso Davies mudou-se para o Canadá aos cinco anos de idade. Seus pais, de origem liberiana, viveram lá (Gana) após fugirem de sua terra natal durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, que forçou a migração de mais de 450.000 pessoas.

Sua trajetória no esporte começou em Vancouver, quando chegou à base do Whitecaps em agosto de 2015, com 14 anos. O canadense foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a atuar na Major League Soccer (MLS) e o segundo mais novo a disputar o campeonato, atrás apenas de Freedy Adu. Curiosamente, ele não iniciou sua carreira como lateral. O atleta era utilizado como ponta direita no Whitecaps.

Após 81 partidas e 12 gols marcados pelo time canadense, Alphonso Davies rumou para o Bayern de Munique. Na época, sua transferência representou a venda mais cara da história da MLS, cerca de 10 milhões de euros, em 2018. Ele tinha apenas 17 anos.

Davies chegou ao Bayern em janeiro de 2019 e estreou pelo novo time no dia 27 daquele mesmo mês, na vitória dos bávaros por 4 a 1 sobre o Stuttgart. Seu primeiro gol pelo Gigante da Baviera veio cerca de dois meses depois, na goleada por 6 a 0 diante do Mainz.

Anos se passaram, e hoje o lateral canadense é peça vital do Bayern. Davies se tornou um jogador completo, que desde a defesa é capaz de vencer jogos. Veloz, vertical e objetivo, o jogador de 23 anos se destaca também pela sua eficácia no ataque. Em 178 partidas com a camisa dos bávaros, marcou oito gols, concedeu 28 assistências e conquistou 13 títulos até o momento.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo