‘Hospital’ Real Madrid vai devolver cinco lesionados, agora saudáveis, a Carlo Ancelotti
Carlo Ancelotti tem motivo para sorrir: com elenco limitado por lesão, terá a volta de cinco jogadores lesionados de seu departamento médico
O Real Madrid foi mais um hospital do que um clube de futebol nesses primeiro quatro meses da temporada 2022/23. Foram diversas lesões que destroçaram o time de Carlo Ancelotti e fazem com que a classificação tranquila na Champions League e a liderança em La Liga sejam frutos de um esforço absurdo do treinador e dos jogadores que sobraram. O italiano, no entanto, recebeu um ótimo presente de fim de ano e terá cinco ex-lesionados disponíveis já nas primeiras semanas de janeiro.
Como bom gestor de elenco, Ancelotti sempre deixou bem claro que estava satisfeito com os jogadores à disposição, mas os cinco retornos ainda em janeiro serão cruciais em uma fase da temporada que o Real Madrid colocará em disputa não só os títulos da Champions League — em um dificílimo mata-mata — e de La Liga, mas também da Supercopa da Espanha e da Copa do Rei, disputas que esquentam logo no começo de 2024.
— Falar muito sobre os problemas que temos e sobre as baixas, parece-me uma falta de respeito com os jogadores que vão jogar. Eles estão contribuindo mais do que nunca poderíamos esperar. Temos nos saído bem apesar de todos esses problemas. Este elenco, mesmo que vocês não acreditem, é um elenco muito bom — afirmou Ancelotti, defendendo os jogadores que o carregaram até esse meio de (ótima) temporada para os blancos.
Quem volta de lesão no Real Madrid?
Dos oito jogadores que se encontravam lesionados no Real Madrid neste fim de ano, apenas três não retornarão: o goleiro Thibaut Courtois e o zagueiro brasileiro Éder Militão, que não têm seus retornos descartados na reta final da temporada, e o também zagueiro David Alaba, que retornará apenas na pré-temporada no meio de 2024. Mesmo assim, peças essenciais ao esquema de Ancelotti estarão novamente à disposição.
É o caso do atacante brasileiro Vini Junior, que deverá retornar já nos primeiros dias de janeiro e deverá fazer seu retorno no dia 10, quando o Real Madrid enfrenta o arquirrival Atlético de Madrid pela Supercopa da Espanha, que será disputada na Arábia Saudita. Ainda neste jogo, a expectativa é de que retornem os meio-campistas Eduardo Camavinga e Arda Güler e os laterais Ferland Mendy e Daniel Carvajal.
O primeiro a retornar ao campo será Carvajal. O lateral espanhol sofreu uma lesão na panturrilha da perna esquerda que o obrigou a parar por três semanas. Ele teve a opção de reaparecer no último jogo do ano contra o Alavés, mas o clube de Madrid preferiu não correr riscos e adiar seu retorno para 3 de janeiro. Contra o Mallorca, Carvajal aproveitará para ganhar minutos e participar do clássico válido pela Supercopa nas melhores condições possíveis.
O plano do Madrid com Vinicius e Camavinga também é fundamental para os desafios que virão em 2024. Ambos, melhorando consideravelmente em suas respectivas recuperações, aproveitaram as instalações da equipe da MLS, Los Angeles Galaxy, para se manterem em forma antes de retornarem aos campos. O brasileiro pode até ter minutos no jogo de La Liga contra o Mallorca, que abre o 2024 do Real, e o francês se juntará à viagem rumo a Riad, onde ocorrerá a Supercopa. Quem também retornará para a Supercopa será Ferland Mendy. O lateral francês sofreu uma lesão muscular contra o Villarreal, ainda em dezembro.
Güler finalmente pode fazer sua esperada estreia pelo Real Madrid
De todas as voltas de lesionados, talvez a que cause maior expectativa nos madrilenhos é a do meio-campista turco Arda Güler. Contratado do Fenerbahçe em julho, ele simplesmente ainda não conseguiu fazer sua estreia dados seguidos problemas físicos que enfrentou — que culminaram, inclusive, na mudança de chefia do departamento médico do Real Madrid.
O clube tem claro que o mais importante é que o jogador esteja totalmente recuperado e pronto para jogar assim que Ancelotti decida dar-lhe a primeira oportunidade. Uma calma constante sobre o retorno e estreia foram transmitidas ao jovem talento turco para que a frustração ou ansiedade não atrapalhem seu retorno tão esperado.