Espanha

Quem é o ‘Kaká do Mali’, nova joia contratada pelo Barcelona

De olho no futuro, o Barcelona fechou a contratação de Ibrahim Diarra, que se destacou no Mundial sub-17 de 2023

A janela de transferências ainda não abriu, mas o Barcelona já anunciou seu primeiro reforço do meio da temporada: Ibrahim Diarra — ou, ‘Kaká do Mali', apelido que dá indícios do talento da joia.

O meia-atacante foi anunciado pelo Barça logo após completar 18 anos, já que sua transferência havia sido acertada em janeiro deste ano. Contudo, a Fifa não permite que jogadores menores de idade nascidos fora da União Europeia sejam contratados.

Diarra fez aniversário no último dia 12, assinando um contrato de três temporadas e meia com o Barcelona. Inicialmente, a jovem promessa maliana será integrada à equipe B dos Blaugranas para se adaptar ao futebol europeu.

A expectativa é que o ‘novo Kaká' fique à disposição de Hansi Flick no time principal do Barcelona nos próximos meses. Até lá, Ibrahim Diarra ganhará minutos no Barça Atlètic, que disputa a Primera Federación — terceira divisão espanhola.

Conheça Ibrahim Diarra, novo reforço do Barcelona

Cria da Academie Africa Foot, o meia-atacante ganhou notoriedade no final de 2023, quando levou o Mali ao terceiro lugar do Mundial sub-17. Diarra foi peça fundamental na campanha histórica da seleção.

Ibrahim Diarra na Copa do Mundo sub-17

  • Jogos: 7
  • Gols: 5 — vice-artilheiro do torneio
  • Assistências: 4 — garçom do campeonato

Não à toa, ele foi disputado por gigantes no mercado. O Barcelona fechou o negócio por 1,7 milhão de euros (cerca de R$ 11 milhões na cotação atual) após o meia passar por testes na equipe B.

Ibrahim Diarra foi capitão do Mali no Mundial Sub-17 de 2023 - Foto: (Imago)
Ibrahim Diarra foi capitão do Mali no Mundial Sub-17 de 2023 – Foto: (Imago)

Por que ‘novo Kaká'?

Diarra ganhou o apelido referente ao ídolo brasileiro pelas características que apresenta desde muito jovem. Foi assim que o “Marca” apresentou a nova contratação do Barça.

Apesar de ser canhoto, diferente de Kaká, o jornal espanhol diz que os Culés definem Diarra nos bastidores como um “meio-campista habilidoso com a bola e com a movimentação”, além de “se destacar pelo tamanho, toque de bola, força física e versatilidade, já que também pode jogar como ponta”.

No Mundial sub-17, o craque maliano atuou na ponta direita, mas sempre aparecendo no centro do gramado para causar perigo aos adversários. Vale lembrar que, na última edição do torneio, Estêvão, do Palmeiras, era uma das principais atrações.

Só que quem brilhou foi o novo Kaká. Ibrahim Diarra participou ativamente em gols em todas as fases mata-mata da Copa do Mundo da categoria, inclusive brilhando na vitória sobre a Argentina — na disputa pelo terceiro lugar — por 3 a 0 com uma bola na rede e uma assistência.

Agora, o meia-atacante será lapidado na base do Barcelona para provar seu valor entre os profissionais. Como o Barça é conhecido por dar espaço aos craques de La Masia, Diarra deve ter o mesmo sucesso muito em breve.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo