Base do Arsenal tem ‘novo Kaká’ treinado por brasileiro: ‘Anote esse nome’
Meia do sub-14 dos Gunners chama a atenção por sua técnica e velocidade com a bola nos pés
O Arsenal é um dos clubes que se destaca no cenário europeu pelo espaço que dá a jovens e promissores já há alguns anos. No time atual, que briga pelo título da Premier League, Bukayo Saka é um exemplo de estrela que foi revelado nos Gunners.
Um dos responsáveis pelo sucesso do time londrino na formação de novos atletas é o brasileiro Gustavo Oliveira, assistente técnico das categorias entre sub-9 e sub-14 do Arsenal.
Em entrevista exclusiva para a PL Brasil, o profissional revelou o próximo jogador com potencial para se tornar craque dos Gunners em um futuro próximo.
Max Dowman, de apenas 14 anos, é um dos principais prospectos das categorias de base do Arsenal. Ele é considerado o ‘novo Kaká' por Oliveira.
Meia habilidoso, rápido e extremamente forte, o jovem atleta figurou em treinos da categoria sub-18 e também atua na seleção sub-15 da Inglaterra.
Para o assistente brasileiro do Arsenal, Dowman tem condições de se tornar uma estrela internacional, sendo um dos grandes nomes da Premier League em breve.
“Ele joga no estilo do Kaká. Esse pode escrever o nome. Um dia, ele vai jogar na seleção da Inglaterra e na Premier League“, disse Gustavo Oliveira à PL Brasil.
Em outra parte da entrevista à PL Brasil, Gustavo Oliveira também detalhou a implementação do futsal na base dos Gunners e como os jovens ingleses do Arsenal almejam driblar como jogadores brasileiros.
Quem é o ‘novo Kaká', estrela da base do Arsenal?
Nascido no último dia de dezembro de 2009, Dowman estreou pelo time sub-18 do Arsenal em setembro de 2023, ainda com 13 anos.
Ao todo, Dowman marcou dois gols e cinco assistências, em sete jogos na última temporada. Em um dos confrontos, o meia deu quatro assistências em uma única partida contra o Fulham.
Neste ano, o jovem já disputou seis jogos, com um gol, e duas assistências. Aliás, o único gol do meia neste ciclo aconteceu na Liga Juvenil da Uefa, em derrota por 4 a 1 diante da Atalanta. O gol o credenciou como atleta mais jovem a marcar na competição.
Mesmo sendo bem mais jovem que seus companheiros de equipe, Dowman demonstra uma qualidade de jogo bem acima dos atletas de sua idade.
Apesar da preocupação do clube em escalar o jovem em uma categoria bem maior do que a sua, o Arsenal tenta encontrar o equilíbrio para auxiliá-lo em seu desenvolvimento.
— Sempre há uma preocupação ao escalar um jogador tão jovem nessas partidas, mas se você é bom o suficiente, você tem idade suficiente. Ele (Dowman) pode ser mais consistente, mas tem apenas 14 anos. Precisamos encontrar um equilíbrio entre deixá-lo jogar e aproveitar por causa de sua idade, mas também tentar colocar o máximo de trabalho nele que pudermos — disse o técnico Jack Wilshere em março.
Dowman soma três participações pela seleção sub-17 da Inglaterra, todas em amistosos diante do México, Alemanha, e Israel. Contra os mexicanos, o meia marcou um dos gols da goleada inglesa por 5 a 0, ocorrido no dia 24 de setembro.