Espanha

Nem Klopp, tampouco Thiago Motta: Barcelona tem dois técnicos favoritos para substituir Xavi

Com a saída de Xavi prevista para 2024/25, o Barcelona aposta em dois nomes para voltar a trazer alegrias para seu torcedor

O Barcelona deve terminar 2023/24 sem títulos. Atual campeão de LaLiga, o Barça está apresentando um futebol muito abaixo do esperado nesta temporada, tanto que perdeu o título da Supercopa da Espanha e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Rei. A única esperança de ser campeão é na Champions League, mas essa é uma missão (quase) impossível). Por isso, Xavi Hernández já comunicou que está de saída.

O ídolo dos Culés tinha contra até meados de 2025, mas já avisou que irá deixar o cargo em junho. Não à toa, os rumores de quem será o novo treinador dos Blaugranas está mexendo com o imaginário da torcida. Muitos nomes já foram especulados, mas o presidente Joan Laporta tem dois nomes favoritos no mercado. E nenhum deles é Jürgen Klopp ou Thiago Motta.

O técnico alemão também vai sair do Liverpool no final de 2023/24. Contudo, Klopp já deixou claro que quer tirar um período sabático para descansar longe do futebol. Já o ítalo-brasileiro está fazendo um trabalho de peso no Bologna e apareceu no noticiário do Barcelona. Entretanto, Motta nunca esteve no radar do Barça para substituir Xavi, apesar do bom relacionamento que tem com Deco.

Com menos força, Mikel Arteta também foi ventilado nos Blaugranas. Entretanto, o treinador espanhol tem contrato com o Arsenal e pretende cumpri-lo. Com isso, as apostas dos Culés atendem por Hansi Flick e Roberto De Zerbi. Segundo o jornal Marca, um dos dois deve assumir o Barcelona na troca de comando. E Xavi corre o risco de ser sacado até mesmo antes do prazo.

Barcelona está entre De Zerbi e Flick

A diretoria do Barça está encantada com De Zerbi e Flick, mas precisa decidir entre um deles. Vale ressaltar que nem o italiano, tampouco o alemão, receberam propostas oficiais dos Culés, que precisam aguardar para saber a real situação do fair play financeiro para não quebrar as regras de LaLiga. A tendência é que tudo seja resolvido antes do início de 2024/25.

O técnico do Brighton encanta os Blaugranas por conta do desempenho da equipe nas últimas temporadas da Premier League, além dos resultados surpreendentes dentro de campo. Entretanto, o problema é justamente esse. Roberto De Zerbi tem contrato com os Seagulls até o final desta temporada, mas uma renovação até junho de 2026 está nos planos dos dirigentes ingleses.

Querendo ou não, isso acaba sendo uma vantagem para Hansi Flick, que está livre no mercado desde o setembro de 2023, quando foi demitido pela seleção alemã. O técnico ganhou notoriedade mundial quando assumiu o Bayern de Munique, onde foi campeão da Bundesliga e da Liga dos Campeões. O experiente treinador inclusive deseja ser contratado pelo Barcelona e tem feito aulas de espanhol para aprender o idioma local.

Adeus de Xavi pode estar mais próximo do que nunca

Após o empate sofrido contra o Granada, vice-lanterna do Campeonato Espanhol, as críticas sobre Xavi Hernández ganharam ainda mais força no Barça. A 10 pontos de distância do Real Madrid, líder de LaLiga, os Culés depositam suas esperanças na Champions League, cujo jogo de ida das oitavas de final contra o Napoli acontece no próximo dia 21, às 17h (horário de Brasília), na Itália.

Caso o Barcelona não avance às quartas de final do torneio, Laporta pode antecipar o adeus o técnico, pois o presidente não quer ser o alvo das cobranças e Xavi é seu primeiro escudo. Nesse cenário, Rafa Marquez assumiria o corpo técnico dos Blaugranas interinamente. O mexicano já expressou que ficaria honrado caso dirigisse a equipe profissional dos Culés. Agora, resta ver cenas dos próximos capítulos da novela Barça.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo