Espanha

Técnico alemão começa a fazer aulas de espanhol para se candidatar à vaga no Barcelona – e não é Jürgen Klopp

Com Xavi prestes a sair, o Barcelona procura por substitutos no mercado - e um técnico alemão acredita que pode ocupar a vaga na Espanha

Após muita cobrança, Xavi Hernández combinou com o presidente do Barcelona que irá deixar o cargo ao final desta temporada, apesar de ter contrato até junho de 2025. Com isso, as especulações envolvendo o novo técnico do Barça ganham força, principalmente com a dança das cadeiras no futebol europeu. Além do espanhol, Jürgen Klopp avisou ao Liverpool que entregará seu boné no final de 2023/24.

E se muitos pensam que o técnico alemão pode desembarcar na Catalunha, é melhor reconsiderar. Isso porque Klopp deixou claro que está ficando sem energia e quer um tempo de descanso longe do futebol. Em meio a esse cenário, um compatriota do treinador dos Reds acredita que pode ocupar a vaga de Xavi no Barça. Trata-se de Hansi Flick, que até começou a fazer aulas de espanhol para se candidatar à vaga nos Blaugranas.

Segundo o jornal Bild, o ex-comandante do Bayern de Munique e da seleção alemã tem interesse em assumir o Barcelona a partir da próxima temporada. Flick está livre no mercado desde setembro de 2023, quando foi desligado dos Nationalelf após uma sequência de resultados ruins. Agora, o treinador quer assumir um desafio longe de sua terra natal, e o Barcelona seria o destino dos sonhos.

Por conta disso, Hansi Flick está fazendo aulas para aprender o idioma espanhol, como uma forma de se aproximar ainda mais dos Culés. Aos 58 anos, o técnico foi multicampeão na Alemanha e quer provar que pode fazer o mesmo em LaLiga. Agora, resta saber se o Barcelona está disposto em apostar no treinador, que não é a única opção monitorada por Joan Laporta e Deco.

As credenciais de Hansi Flick

Muito antes de ser cotado para treinar o Barcelona, Hansi Flickr iniciou sua carreira como treinador no Victoria Bammental, onde ficou entre 1996 a 2000 antes de assumir o Hoffenheim. Após cinco anos no cargo, ele teve uma rápida passagem pelo Red Bull Salzburg antes de virar auxiliar técnico da Alemanha, onde ficou em 2014. Somente em 2019 o técnico chegou ao Bayern de Munique.

Inicialmente como auxiliar-técnico, Flick assumiu o comando dos Bávaros e rapidamente trouxe resultados. Ao todo, conquistou uma Champions League, duas Bundesligas, uma Copa da Alemanha, uma Supercopa da Alemanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes. Em 2021, o treinador fechou com os Nationalelf, onde não conseguiu repetir o mesmo sucesso.

Após uma eliminação surpreendente ainda na fase de grupos da Copa do Mundo no Qatar, Hansi Flick acumulou derrotas ao longo do último ano nos amistosos preparatórios para a Eurocopa 2024. Vale lembrar que a Alemanha é a sede do torneio e não precisou jogar as Eliminatórias. O técnico quer assumir o Barça, mas os dirigentes observam outros nomes no mercado.

Quem pode substituir Xavi no Barcelona?

Ainda de acordo com o Bild, Deco entrou em contato com Hansi Flick em nome do presidente do Barcelona para informar o alemão que ele é cogitado ao cargo para 2024/25. Contudo, o treinador é somente uma das várias alternativas que os Blaugranas estão de olho. Thiago Motta também aparece como um dos favoritos por conta de seu trabalho surpreendente e passado ligado aos Culés.

O ítalo-brasileiro está em alta no Bologna, que está na briga por vaga em competições europeias na Serie A. Além disso, Thiago Motta atuou pelo Barcelona nos temos como jogador e tem o perfil desejado pela diretoria para suceder Xavi Hernández. Com Flick também na parada, resta saber quem o Barça vai trazer para iniciar um novo período na Catalunha.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo