Essas são as pistas que temos sobre o novo treinador do Barcelona
Joan Laporta, presidente do Barça esconde sobre o substituto, mas aponta duas opções para o cargo
Xavi Hernández, técnico do Barcelona, já anunciou que não permanece no comando da equipe na próxima temporada e vai sair do clube Blaugrana em junho. Sendo assim, a diretoria do time catalão já está a procura de um novo comandante. Joan Laporta, presidente do Barça, concedeu entrevista ao “El Món” da Rádio RAC 1 e afirmou que Deco, ex-ídolo do time e atual diretor de futebol dos culés está trabalhando para encontrar um novo nome para o comando técnico.
O mandatário do Barcelona afirmou que por enquanto não entrou em contato com nenhum treinador, portanto, todas as intermediações serão feitas por Deco e devem respeitar uma série de limitações e requisitos antes da contratação. Historicamente, o Barça defende um estilo de jogo pautado na ofensividade e fino trato com a bola, isso é trabalhado desde as Canteras, tão tradicional categoria de base do clube. Sendo assim, o próximo comandante do time Blaugrana deve atender estas características e se adaptar à cultura da equipe antes de assumir o posto de treinador.
“Várias opções estão sendo consideradas e esta é nas mãos do Deco , que é o diretor desportivo. Não falei com qualquer treinador. Existem algumas premissas de política desportiva às quais o novo treinador terá de se adaptar. São premissas indispensáveis, pois nos deu glórias no passado e não vamos desistir delas”, afirmou Joan Laporta.
O presidente do time catalão entende que mesmo o Barcelona tendo um estilo de jogo peculiar e praticamente próprio, cada treinador tem sua própria visão de futebol. Ou seja, o período de transição do comando de Xavi será de adaptação do novo treinador ao estilo Barça de jogar e ao próprio time em se adaptar ao estilo do próximo técnico. Para Joan Laporta, a mistura de estilos pode proporcionar um estilo genuíno de futebol para a equipe.
“O treinador que vem para o Barça sabe que temos um estilo de jogo muito genuíno que agrada aos culés. É verdade que cada treinador tem o seu estilo e vai dar um toque e personalidade”, complementou o mandatário.
Laporta revela dois possíveis nomes para o comando do Barcelona
Durante a entrevista, o presidente do Barcelona recebeu o pedido do apresentador Jordi Basté para dar mais detalhes sobre o tipo de perfil de treinador que o clube gostaria de contar para a próxima temporada. Foi aí que Laporta deu alguns detalhes sobre quem poderia assumir o posto de Xavi após o mês de junho. O mandatário dos Blaugranas afirmou que as opções no mercado são escassas, mas alguém com história dentro do clube poderia assumir o cargo no comando técnico.
Sendo assim, dois nomes foram proferidos pelo próprio Laporta. O primeiro deles foi Rafa Márquez, lendário zagueiro espanhol que fez história no time catalão, ao lado de Deco, Ronaldinho Gaúcho e que hoje atua nas categorias de base do próprio Barcelona. Outro nome comentado pelo presidente culé e está fazendo um sucesso danado na Espanha é Francisco Javier García Pimienta, ou tão somente García Pimienta, treinador do Las Palmas, grata surpresa na atual temporada da La Liga.
O treinador da equipe das Ilhas Canárias passou praticamente toda a sua carreira nas Canteras do Barcelona e é outra figura de muita identificação com o clube e com conhecimento aprofundado da estrutura e da filosofia de jogo da equipe catalã.
“Um treinador com um certo histórico no clube virá, a menos que queiramos. tomar uma decisão mais imaginativa. Márquez ? Ele não está descartado porque está fazendo carreira dentro do clube. García Pimienta? É um grande treinador que também passou pelas nossas categorias de base”, revelou Laporta.
Sendo assim, o Barcelona parece apostar nestes dois nomes para alcançar o sucesso desejado na próxima temporada. Ao que tudo indica, a alta cúpula da direção catalã quer alguém criado dentro do clube, para quem sabe, repetir o sucesso de Guardiola, que saiu das Canteras do Barça para revolucionar o futebol e conquistar o mundo. Neste sentido, o próprio mandatário do time catalão aponta que Rafa Márquez pode ser promovido ao time de cima, principalmente por conhecer boa parte dos jovens que atuam no time principal atual.