La Liga

Essas são as pistas que temos sobre o novo treinador do Barcelona

Joan Laporta, presidente do Barça esconde sobre o substituto, mas aponta duas opções para o cargo

Xavi Hernández, técnico do Barcelona, já anunciou que não permanece no comando da equipe na próxima temporada e vai sair do clube Blaugrana em junho. Sendo assim, a diretoria do time catalão já está a procura de um novo comandante. Joan Laporta, presidente do Barça, concedeu entrevista ao “El Món” da Rádio RAC 1 e afirmou que Deco, ex-ídolo do time e atual diretor de futebol dos culés está trabalhando para encontrar um novo nome para o comando técnico.

O mandatário do Barcelona afirmou que por enquanto não entrou em contato com nenhum treinador, portanto, todas as intermediações serão feitas por Deco e devem respeitar uma série de limitações e requisitos antes da contratação. Historicamente, o Barça defende um estilo de jogo pautado na ofensividade e fino trato com a bola, isso é trabalhado desde as Canteras, tão tradicional categoria de base do clube. Sendo assim, o próximo comandante do time Blaugrana deve atender estas características e se adaptar à cultura da equipe antes de assumir o posto de treinador.

“Várias opções estão sendo consideradas e esta é nas mãos do Deco , que é o diretor desportivo. Não falei com qualquer treinador. Existem algumas premissas de política desportiva às quais o novo treinador terá de se adaptar. São premissas indispensáveis, pois nos deu glórias no passado e não vamos desistir delas”, afirmou Joan Laporta.

O presidente do time catalão entende que mesmo o Barcelona tendo um estilo de jogo peculiar e praticamente próprio, cada treinador tem sua própria visão de futebol. Ou seja, o período de transição do comando de Xavi será de adaptação do novo treinador ao estilo Barça de jogar e ao próprio time em se adaptar ao estilo do próximo técnico. Para Joan Laporta, a mistura de estilos pode proporcionar um estilo genuíno de futebol para a equipe.

“O treinador que vem para o Barça sabe que temos um estilo de jogo muito genuíno que agrada aos culés. É verdade que cada treinador tem o seu estilo e vai dar um toque e personalidade”, complementou o mandatário.

Laporta revela dois possíveis nomes para o comando do Barcelona

Durante a entrevista, o presidente do Barcelona recebeu o pedido do apresentador Jordi Basté para dar mais detalhes sobre o tipo de perfil de treinador que o clube gostaria de contar para a próxima temporada. Foi aí que Laporta deu alguns detalhes sobre quem poderia assumir o posto de Xavi após o mês de junho. O mandatário dos Blaugranas afirmou que as opções no mercado são escassas, mas alguém com história dentro do clube poderia assumir o cargo no comando técnico.

Sendo assim, dois nomes foram proferidos pelo próprio Laporta. O primeiro deles foi Rafa Márquez, lendário zagueiro espanhol que fez história no time catalão, ao lado de Deco, Ronaldinho Gaúcho e que hoje atua nas categorias de base do próprio Barcelona. Outro nome comentado pelo presidente culé e está fazendo um sucesso danado na Espanha é Francisco Javier García Pimienta, ou tão somente García Pimienta, treinador do Las Palmas, grata surpresa na atual temporada da La Liga.

O treinador da equipe das Ilhas Canárias passou praticamente toda a sua carreira nas Canteras do Barcelona e é outra figura de muita identificação com o clube e com conhecimento aprofundado da estrutura e da filosofia de jogo da equipe catalã.

“Um treinador com um certo histórico no clube virá, a menos que queiramos. tomar uma decisão mais imaginativa.  Márquez ? Ele não está descartado porque está fazendo carreira dentro do clube. García Pimienta? É um grande treinador que também passou pelas nossas categorias de base”, revelou Laporta.

Sendo assim, o Barcelona parece apostar nestes dois nomes para alcançar o sucesso desejado na próxima temporada. Ao que tudo indica, a alta cúpula da direção catalã quer alguém criado dentro do clube, para quem sabe, repetir o sucesso de Guardiola, que saiu das Canteras do Barça para revolucionar o futebol e conquistar o mundo. Neste sentido, o próprio mandatário do time catalão aponta que Rafa Márquez pode ser promovido ao time de cima, principalmente por conhecer boa parte dos jovens que atuam no time principal atual.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo