Espanha

Imprensa espanhola dá como certa demissão de Xavi no Barcelona, e substituto (brasileiro) é apontado

Pressionado no cargo, Xavi não deve durar muito tempo no Barcelona, que já tem um nome favorito no mercado para ser contratado

A batata de Xavi Hernández está assando no Barcelona. Após ser goleado pelo Real Madrid na final da Supercopa da Espanha e cair nas quartas de final da Copa do Rei, o técnico parece estar com os dias contados no Barça, segundo a imprensa espanhola. Mais do que isso, os Blaugranas inclusive têm um nome favorito no mercado caso um substituto se mostre necessário.

Durante o programa El Larguero, da rádio Cadena SER, o jornalista Manu Carreno explicou que Xavi será demitido no Barcelona no final da temporada caso não conquiste nenhum título. A tarefa de ser campeão ainda em 2023/24 não deve ser nada fácil, pois os Culés estão na 3ª posição de La Liga com 44 pontos, oito a menos que o líder Girona.

Além disso, o Barça não é favorito à Champions League, onde enfrenta o Napoli pelas oitavas de final. Vale lembrar que o presidente Joan Laporta já deu indícios da saída do treinador nessas condições em entrevista concedida em dezembro à agência de notícias EFE. À época, o dirigente reiterou que existem “consequências” para os perdedores no Barcelona, o que pode preocupar Xavi Hernández:

“Sempre há consequências em perder. Se não ganharmos troféus nesta temporada, teremos que tomar decisões, aquelas que o clube mais precisa, dependendo do que foi feito”.

Mais do que isso, a Cadena SER apontou quem deve ocupar a vaga deixada na comissão técnica do Barcelona: Thiago Motta, que faz grande trabalho no Bologna. Antes de treinar o clube da Serie A, o ítalo-brasileiro teve destaque como jogador pela Internazionale, PSG e pelos própris Blaugranas. O ex-volante carrega o apreço de Laporta, que o enxerga como substituto natural de Xavi nos Culés.

Xavi desconversa sobre sua continuidade no Barcelona

Em entrevista coletiva, Xavi desconversou sobre sua continuidade no Barcelona. Ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a pressão que enfrenta no Barça, o técnico fez questão de avisar que seu foco está em recuperar o bom futebol da equipe. Ele ainda ironizou que os rumores de sua saída nos Blaugranas acontecem desde o início da temporada, argumentando que é preciso esperar o fim de 2023/24 para saber qual será seu futuro:

“Estamos falando da minha continuidade desde julho, quando perdemos para o Arsenal. Vivo uma realidade diferente da sua, entendo o clube, sei disso felizmente ou infelizmente, entendo o barulho e que existem nomes, não tenho problema. O que importa para mim é que a equipe vença. Futebol é questão de detalhes e é isso que me preocupa, estamos fazendo um grande esforço, competindo, que já é muito, são dois títulos em jogo. Em junho vamos ver onde estamos”.

Para completar, Xavi Hernández cutucou a imprensa e seus críticos ao avisar que, caso realmente seja demitido pelos Culés, sua falta será sentida no futuro. O treinador usou exemplo de outros nomes que passaram pelo Barcelona e que foram criticados até irem embora, mas que depois foram exaltados. Ele citou outros técnicos e até mesmo jogadores:

“Não sei se é injusto comigo, mas acontece muito. Sempre valorizamos as pessoas quando elas vão embora, essa é a injustiça . Agora valorizamos o trabalho de Valverde, Koeman, Busquets quando o massacramos, Jordi Alba, que estou com saudades dele… é algo para refletir e espero que vocês sintam minha falta”, finalizou Xavi com um sorriso no rosto.

Conheça o trabalho de Thiago Motta

Aposentado dos gramados desde 2018, Thiago Motta começou sua carreira como treinador nas categorias de base do Paris Saint-Germain, onde ficou até o ano seguinte. Sua primeira experiência no futebol profissional foi no Genoa, onde ficou apenas 10 jogos e acabou virando de piada na Itália por conta de uma explicação sobre seu esquema de jogo preferido, o 2-7-2, que, incluindo o goleiro, dá o total de 12 atletas, e não os 11 titulares:

“Não [são 12 titulares]! Eu conto o goleiro entre os sete do meio-campo. Para mim, o atacante é o primeiro defensor e o goleiro é o primeiro atacante. O goleiro é quem começa a jogada, com o pé, e os atacantes são os primeiros que têm de fazer pressão para que o time retome o controle da bola. Minha ideia do jogo é ofensivo. Uma equipe curta, que domine a partida, com pressão alta e muita mobilidade com e sem a bola. Quero que o jogador que tenha a bola pense sempre em três ou quatro soluções e dois companheiros por perto para ajudá-lo”.

Em 2021/22, Motta assumiu o Spezia com a missão de livrar a equipe do rebaixamento à Serie B, o que acabou conseguindo. Na temporada seguinte, assumiu o desafio de substituir Sinisa Mihajlovic no Bologna, onde ganhou projeção mundial e chamou a atenção dos gigantes europeus. Um surpreendente 9º lugar em 2023/24 com 54 pontos rendeu a melhor campanha do time na Serie A desde 2011/12.

Nesta temporada, o Bologna de Thiago Motta está na 8ª posição do Campeonato Italiano com 32 pontos, mas briga ativamente por uma vaga em competições europeias, já que a diferença para o G-4 é de apenas dois pontos. Se Xavi realmente sair do Barcelona, os torcedores Culés esperam que o treinador italiano seja a solução esperada para recuperar o sucesso dentro de campo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo