Imprensa espanhola dá como certa demissão de Xavi no Barcelona, e substituto (brasileiro) é apontado
Pressionado no cargo, Xavi não deve durar muito tempo no Barcelona, que já tem um nome favorito no mercado para ser contratado
A batata de Xavi Hernández está assando no Barcelona. Após ser goleado pelo Real Madrid na final da Supercopa da Espanha e cair nas quartas de final da Copa do Rei, o técnico parece estar com os dias contados no Barça, segundo a imprensa espanhola. Mais do que isso, os Blaugranas inclusive têm um nome favorito no mercado caso um substituto se mostre necessário.
Durante o programa El Larguero, da rádio Cadena SER, o jornalista Manu Carreno explicou que Xavi será demitido no Barcelona no final da temporada caso não conquiste nenhum título. A tarefa de ser campeão ainda em 2023/24 não deve ser nada fácil, pois os Culés estão na 3ª posição de La Liga com 44 pontos, oito a menos que o líder Girona.
Além disso, o Barça não é favorito à Champions League, onde enfrenta o Napoli pelas oitavas de final. Vale lembrar que o presidente Joan Laporta já deu indícios da saída do treinador nessas condições em entrevista concedida em dezembro à agência de notícias EFE. À época, o dirigente reiterou que existem “consequências” para os perdedores no Barcelona, o que pode preocupar Xavi Hernández:
“Sempre há consequências em perder. Se não ganharmos troféus nesta temporada, teremos que tomar decisões, aquelas que o clube mais precisa, dependendo do que foi feito”.
Mais do que isso, a Cadena SER apontou quem deve ocupar a vaga deixada na comissão técnica do Barcelona: Thiago Motta, que faz grande trabalho no Bologna. Antes de treinar o clube da Serie A, o ítalo-brasileiro teve destaque como jogador pela Internazionale, PSG e pelos própris Blaugranas. O ex-volante carrega o apreço de Laporta, que o enxerga como substituto natural de Xavi nos Culés.
“Estou tranquilo quanto ao meu futuro. Estou aqui há dois anos e meio. Tenho menos do que mais sobrando”.
“O Pep esteve aqui durante 4 anos, o Luis Enrique durante 3. Vai chegar uma altura em que terei que sair, podem ficar tranquilos…”.
🎙️ Xavi, técnico do Barcelona. pic.twitter.com/VkRwyZ260B
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) January 26, 2024
Xavi desconversa sobre sua continuidade no Barcelona
Em entrevista coletiva, Xavi desconversou sobre sua continuidade no Barcelona. Ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a pressão que enfrenta no Barça, o técnico fez questão de avisar que seu foco está em recuperar o bom futebol da equipe. Ele ainda ironizou que os rumores de sua saída nos Blaugranas acontecem desde o início da temporada, argumentando que é preciso esperar o fim de 2023/24 para saber qual será seu futuro:
“Estamos falando da minha continuidade desde julho, quando perdemos para o Arsenal. Vivo uma realidade diferente da sua, entendo o clube, sei disso felizmente ou infelizmente, entendo o barulho e que existem nomes, não tenho problema. O que importa para mim é que a equipe vença. Futebol é questão de detalhes e é isso que me preocupa, estamos fazendo um grande esforço, competindo, que já é muito, são dois títulos em jogo. Em junho vamos ver onde estamos”.
Para completar, Xavi Hernández cutucou a imprensa e seus críticos ao avisar que, caso realmente seja demitido pelos Culés, sua falta será sentida no futuro. O treinador usou exemplo de outros nomes que passaram pelo Barcelona e que foram criticados até irem embora, mas que depois foram exaltados. Ele citou outros técnicos e até mesmo jogadores:
“Não sei se é injusto comigo, mas acontece muito. Sempre valorizamos as pessoas quando elas vão embora, essa é a injustiça . Agora valorizamos o trabalho de Valverde, Koeman, Busquets quando o massacramos, Jordi Alba, que estou com saudades dele… é algo para refletir e espero que vocês sintam minha falta”, finalizou Xavi com um sorriso no rosto.
Conheça o trabalho de Thiago Motta
Aposentado dos gramados desde 2018, Thiago Motta começou sua carreira como treinador nas categorias de base do Paris Saint-Germain, onde ficou até o ano seguinte. Sua primeira experiência no futebol profissional foi no Genoa, onde ficou apenas 10 jogos e acabou virando de piada na Itália por conta de uma explicação sobre seu esquema de jogo preferido, o 2-7-2, que, incluindo o goleiro, dá o total de 12 atletas, e não os 11 titulares:
“Não [são 12 titulares]! Eu conto o goleiro entre os sete do meio-campo. Para mim, o atacante é o primeiro defensor e o goleiro é o primeiro atacante. O goleiro é quem começa a jogada, com o pé, e os atacantes são os primeiros que têm de fazer pressão para que o time retome o controle da bola. Minha ideia do jogo é ofensivo. Uma equipe curta, que domine a partida, com pressão alta e muita mobilidade com e sem a bola. Quero que o jogador que tenha a bola pense sempre em três ou quatro soluções e dois companheiros por perto para ajudá-lo”.
Em 2021/22, Motta assumiu o Spezia com a missão de livrar a equipe do rebaixamento à Serie B, o que acabou conseguindo. Na temporada seguinte, assumiu o desafio de substituir Sinisa Mihajlovic no Bologna, onde ganhou projeção mundial e chamou a atenção dos gigantes europeus. Um surpreendente 9º lugar em 2023/24 com 54 pontos rendeu a melhor campanha do time na Serie A desde 2011/12.
Nesta temporada, o Bologna de Thiago Motta está na 8ª posição do Campeonato Italiano com 32 pontos, mas briga ativamente por uma vaga em competições europeias, já que a diferença para o G-4 é de apenas dois pontos. Se Xavi realmente sair do Barcelona, os torcedores Culés esperam que o treinador italiano seja a solução esperada para recuperar o sucesso dentro de campo.