Copa do Rei

‘Temos que ter cautela’: Xavi blinda Vitor Roque, e momento de pressão só atrapalha início no Barcelona

Time catalão perdeu para o Athletic Bilbao nesta quarta-feira por 4 x 2 e foi eliminado da Copa do Rei

A situação do Barcelona neste momento da temporada não é nada animadora. Os comandados de Xavi perderam para o Athletic Bilbao pelo placar de 4 x 2 e foram eliminados da Copa do Rei da Espanha ainda na fase quartas de final. Mais uma decepção do clube Blaugrana que coloca uma pressão ainda maior por resultados sobre todo o elenco e, principalmente, sobre a comissão técnica. Pressão esta que tem interferido diretamente no desempenho do recém-chegado Vitor Roque.

No jogo desta quarta-feira em San Mamés, a joia brasileira não foi a escolha prioritária do técnico Xavi nem nos momentos de maior desespero do Barcelona no jogo, quando tomou um gol na prorrogação e precisaria se expor mais para buscar o empate e tentar levar a disputa para os pênaltis. Logo a um minuto do tempo extra, Lamine Yamal foi substituído e o técnico do time catalão preferiu a entrada de Marc Guiu.

O portal espanhol Sport apontou que a joia do futebol brasileiro não vai disputar a posição de centroavante com o polonês Lewandovski, que parecer ter lugar cativo no time titular e marcou um gol no confronto contra o Athletic Bilbao, mas sim competir com os jogadores mais jovens que jogam em uma posição diferente da que Roque está acostumado a jogar.

 “Outro dia entrou o Vitor e hoje entrou o Marc. Estávamos à procura de mais cruzamentos, jogadas pela ala, futebol direto. [Vitor Roque] É muito jovem, é um rapaz de 18 anos, e temos que ter cautela, como acontece com todos esses jovens jogadores de futebol, para não marcá-los de alguma forma e não colocar muita pressão sobre eles. Ele tem qualidades isso pode nos ajudar muito, será importante”, explicou Xavi em entrevista pós-jogo.

Xavi tenta proteger Vitor Roque, mas se perde em suas escolhas

O atacante brasileiro chegou à Espanha com status de craque, o que fez o torcedor Blaugrana lembrar dos grandes brasileiros contratados pelo clube catalão e fizeram história, tais como Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Porém, o treinador do Barcelona parece tomar cuidado – até demais – com o jovem ex-Athletico Paranaense. Ao que parece, Xavi não quer “queimá-lo” e tem preferido colocar jogadores mais experientes em momentos mais decisivos.

Acontece que devido o momento atual da equipe na temporada e até pelas opções de Xavi no banco de reservas, não parece fazer muito sentido que Vitor Roque seja preterido. No jogo diante do Athletic Bilbao, o técnico preferiu escalar Ferran Torres deslocado como centroavante quando sacou Lewandovski, e além da entrada de Guiu no lugar de Lamine Yamal, no desespero, escalou Ronald Araújo para ter um jogador mais alto dentro da área, todas sem sucesso.

Vitor Roque tem a ginga do futebol brasileiro em cada toque na bola e é um jogador de ótima arrancada e capacidade de duelos um contra um, aquilo que o Barcelona precisava para tentar algo diferente no país Basco nesta quarta-feira. Mas, convicto de suas ideias, Xavi passa a ideia de que o brasileiro é apenas um garoto, que precisa de tempo para se preparar em sua primeira experiência internacional.

Semana após semana, o Barcelona vai decepcionando seu torcedor nesta temporada. O time foi goleado pelo Real Madrid por 4 x 1 na final da Supercopa da Espanha, sem a presença de Vitor Roque, e agora eliminado da Copa do Rei. A continuidade de Xavi no cargo até o final da temporada passa, sem sombra de dúvidas, por uma melhora nos resultados, e só a opção por Vitor Roque pode fazer o brasileiro ganhar mais experiência no cenário europeu. Ninguém amadurece apenas no banco de reservas.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo