Irmãos Williams decidem na prorrogação, Athletic elimina o Barcelona e vai à semifinal da Copa do Rei
Após empate em 2 a 2 no tempo normal, Athletic Bilbao se aproveita de erros do Barcelona na prorrogação e garante vaga na semifinal
Maiores campeões da Copa do Rei, Athletic Bilbao e Barcelona se enfrentaram nesta quarta-feira (24), no Estádio San Mamés, em duelo válido pelas quartas de final do mata-mata espanhol. E as duas equipes fizeram jus à grandeza do confronto. Protagonizaram partida intensa, movimentada e recheada de reviravoltas. No fim, melhor para os donos da casa, que após empate no tempo normal, marcaram com Iñaki e Nico Williams na prorrogação e venceram o clube catalão por 4 a 2.
🥳 ¡¡¡¡¡𝗩𝗔𝗔𝗔𝗔𝗔𝗔𝗔𝗔𝗠𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗦!!!!! A semifinales por quinta vez consecutiva.
👏 Épico y espectacular partido del Athletic para seguir soñando con la Copa.
Gozatu, athleticzaleak!! #AthleticBarça 🏆 #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/kDyWsXo07E
— Athletic Club (@AthleticClub) January 24, 2024
Barcelona sofre gol relâmpago, mas se recupera e consegue virada
Com quarenta segundos de jogo, o Bilbao já estava na frente. Lamine Yamal sucumbiu a pressão inicial dos donos da casa, perdeu a bola no campo de defesa e Nico Williams retomou a posse. O camisa 11 serviu Yuri, que cruzou. Após bate e rebate na área do Barcelona, Gorka Guruzeta mostrou oportunismo e contou com uma pitada de sorte para abrir o placar: 1 a 0. As arquibancadas do San Mamés foram a loucura, enquanto Xavi coçava a cabeça na área técnica dos Culés. Começo trágico para o clube catalão…
O Barcelona acusou o golpe e sentiu o gol relâmpago da equipe mandante. Os comandados de Xavi até tentaram colocar a bola no chão e acelerar as jogadas, mas pecaram nos erros técnicos e esbarraram na boa marcação do Bilbao, que parecia bem mais tranquilo e confortável em campo. Não bastava a desvantagem no placar, os Culés sofreram novo baque aos 20′: perderam Alejandro Balde por lesão. Após arrancada pelo lado esquerdo, o lateral logo levou a mão na posterior da coxa e precisou ser substituído. Héctor Fort entrou em seu lugar.
Aos 25′, enfim o Barça conseguiu chegar com perigo ao ataque. E foi letal. Lançado por Christensen no lado esquerdo, Ferrán Torres cortou para o meio e tentou servir Nicolás González na área. O camisa 8 até chegou a dominar, mas a defesa do Bilbao conseguiu o corte parcial. Na tentativa de afastar totalmente o perigo, Yuri encheu o pé e acabou acertando Lewandowski. A bola explodiu no atacante polonês e entrou.
Não demorou muito para o Barcelona tomar as rédeas da partida e virar o placar. Com 31′ no relógio, Lamine Yamal se redimiu da falha no gol do Bilbao e marcou o segundo tento dos Culés no jogo. O camisa 27 recebeu de Koundé e acelerou pelo lado direito arrastando os marcadores. Na intermediária, trouxe para o meio e acertou um petardo no cantinho. Antes preocupado com o começo ruim da equipe catalã, Xavi vibrou muito e abraçou os membros de sua comissão técnica. Afinal, o Barça mostrou resiliência ao superar momento de adversidade e assumir o controle do duelo.
Bilbao busca o empate no início do segundo tempo e força prorrogação
O Bilbao não engoliu a virada do Barcelona e voltou do intervalo decidido a correr atrás do prejuízo. E logo aos três minutos, conseguiu o empate. Nico Williams recebeu passe de Yuri no lado esquerdo, levantou a cabeça e cruzou na medida para Oihan Sancet. Livre de marcação, o camisa 8 testou consciente e deixou tudo igual. O gol fez bem aos donos da casa que, motivados pela festa da apaixonada torcida local, aumentaram a intensidade e encurralaram os Culés. Aos 10′, Guruzeta teve a chance de recolocar os mandantes na frente, mas cara a cara com Iñaki Peña, cabeceou por cima da meta.
Com intuito de aumentar o poder de fogo do Bilbao, o técnico Ernesto Valverde lançou Iñaki Williams em campo. Assim, enquanto o camisa 9 fazia a ponta direita, seu irmão, Nico Williams, tomava conta do lado esquerdo. Em um primeiro momento, a alteração não surtiu efeito. Pelo contrário. O Barcelona cresceu de produção e perdeu oportunidade clara com Lamine Yamal aos 19′. Em contra-ataque rápido, Lewandowski deu lançamento preciso e deixou o jovem de 16 anos frente a frente com Julen Agirrezabala. O espanhol tocou na saída do goleiro, por cobertura, mas errou na pontaria e jogou para fora.
Aos 28′, foi a vez de Nico Williams ficar perto de balançar as redes. O camisa 11 aproveitou o corte parcial da defesa do Barcelona após cruzamento na área, dominou, clareou a jogada e chutou rente à trave de Iñaki Peña. Posteriormente, já aos 40′, Lamine Yamal perdeu (mais um) gol feito. O zagueiro Aitor Paredes falhou, o camisa 11 roubou a bola, invadiu a área, driblou o goleiro e… finalizou para fora.
Iñaki e Nico Williams marcam na prorrogação e colocam Bilbao na semifinal
Veio a prorrogação e a partida parecia destinada a ser decidida nos pênaltis. As duas equipes adotaram postura mais defensiva e optaram por não arriscarem muito, já que qualquer erro naquela altura do jogo poderia ser fatal. Dito e feito. O Barcelona errou nos acréscimos do primeiro tempo e pagou caro por isso.
Mikel Jauregizar roubou a bola de Sergi Roberto na defesa e deu início a jogada do gol heroico do Bilbao. Ela se ofereceu a Nico Williams, que acionou Villalibre na intermediária. Frio e calculista, o camisa 20 enxergou bem a passagem em disparada de Iñaki Williams no lado direito da área e deixou o companheiro na boa para marcar. O camisa 9 tocou na saída de Peña e correu para o abraço.
Por fim, no último minuto do segundo tempo, Nico Williams marcou o quarto do Athletic e fechou o caixão. Sancet se aproveitou de um Barcelona completamente desguarnecido, fez bonita individual pela esquerda, pisou na área e tocou para Iñaki Williams. O camisa 9 não dominou, mas seu irmão sim. De trivela, Nico Williams acertou o ângulo e levou o San Mamés ao delírio. Golaço e classificação merecida.
Estatísticas de Athletic Bilbao 4 x 2 Barcelona – Copa do Rei 2023/24
- Posse de bola: 39% x 61%
- Faltas: 16 x 13
- Finalizações: 29 x 7
- Finalizações no gol: 7 x 4