Inglaterra

Jürgen Klopp vai deixar o Liverpool ao final da temporada

Liverpool confirmou em nota oficial que Klopp não será mais treinador da equipe ao final da temporada após quase dez anos

A notícia que todo torcedor do Liverpool não queria que chegasse, pelo visto, chegará ao final da atual temporada. O Liverpool confirmou que Jürgen Klopp vai deixar o comando do time assim que a atual edição da Premier League terminar. O treinador falou muito em cansaço na entrevista que deu ao site do Liverpool para sacramentar a decisão. No momento, não há qualquer pista do que ele fará no futuro, mas é difícil imaginar que ele assuma algum clube ou seleção logo após sua separação dos Reds.

— Vou deixar o clube no final da temporada. Eu entendo que isso seja um choque para muitas pessoas neste momento, quando você ouve isso pela primeira vez, mas obviamente posso explicar – ou pelo menos tentar explicar. Eu amo absolutamente tudo sobre este clube, amo tudo sobre a cidade, amo tudo sobre nossos torcedores, amo a equipe, amo a equipe técnica. Amo tudo. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que é a decisão que devo tomar. — afirmou Klopp em entrevista ao site do Liverpool.

Klopp encerra uma passagem que durou quase dez anos no comando do Liverpool e que rendeu aos Reds uma Champions League, uma Supercopa da UEFA, um Mundial de Clubes, a primeira e até hoje única Premier League da história do clube, além de uma Copa da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.

— Eu estou, como posso dizer, ficando sem energia. Não tenho problema agora, obviamente, eu já sabia há mais tempo que teria que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não consigo fazer o trabalho repetidamente. Depois dos anos que passamos juntos e depois de todo o tempo que passamos juntos e depois de todas as coisas que enfrentamos juntos, o respeito por você cresceu, o amor por você cresceu e o mínimo que eu lhes devo é a verdade – e essa é a verdade. É isso, praticamente — explicou o treinador em sua despedida.

Klopp percebeu que não ficaria no Liverpool no planejamento para a próxima temporada

Em sua entrevista na qual revelou a saída ao site do Liverpool, Klopp falou bastante sobre saúde e disse estar fisicamente, mas cansado. O treinador alemão afirmou que percebeu que não estaria mais no clube justamente quando se sentou com diretores e sua comissão técnica para planejar a pré-temporada de 2024/2025.

— Estou bem. Estou saudável, tanto quanto se pode estar na minha idade. Algumas coisinhas aqui e ali, coisas assim, mas nada com que alguém precise se preocupar, então está tudo bem. Eu já contei ao clube em novembro. Preciso explicar um pouco que talvez o trabalho que eu faço as pessoas vejam de fora, estou na linha lateral e em sessões de treino e coisas assim, mas a maioria de todas as coisas acontece em torno dessas coisas. Isso significa que uma temporada começa e você já planeja praticamente a próxima temporada. Quando nos sentamos juntos para falar sobre possíveis contratações, o próximo acampamento de verão e se podemos ir para onde quer que seja, surgiu o pensamento de que eu não estaria [no Liverpool na próxima temporada] e eu mesmo fiquei surpreso com isso — afirmou o alemão.

Por que Klopp anunciou sua saída do Liverpool no meio da temporada?

A notícia pegou de surpresa não apenas o torcedor do Liverpool, mas todos os fãs de futebol. Klopp, no entanto, tem motivo para ter falado no meio da temporada que deixará o clube ao final da mesma: evitar rumores e ruídos que possam atrapalhar o desempenho de seu time. Atualmente, o Liverpool está vivo e disputando com chances todas as competições nas quais iniciou o ano: é líder da Premier League, finalista da Copa da Liga Inglesa, ainda está na Copa da Inglaterra e se classificou em primeiro em seu grupo na Liga Europa.

— Num mundo ideal, eu não teria dito nada a ninguém até o final da temporada, ganharia tudo e então me despediria. Isso não é possível. No mundo em que vivemos, não é possível manter coisas assim em segredo; talvez seja uma surpresa que tenhamos conseguido manter [em segredo] até agora. Há tantas coisas que são influenciadas por isso, especialmente situações pessoais. As pessoas da minha equipe precisam saber cedo – e especialmente o clube precisa saber cedo e precisa planejar. Você não pode planejar nada e realmente não pode começar. Você pode fazer muitas coisas sabendo disso, mas sem tornar público, mas as coisas decisivas, muitas coisas, você não pode fazer. Isso significa que o clube precisa de tempo — falou Klopp ao explicar o motivo de fazer agora o anúncio.

O treinador alemão também falou sobre a sequência da temporada e afirmou que, após uma coletiva de imprensa na qual sacramentará de vez sua saída e falará sobre mais detalhes que o levaram a tomar a decisão, voltará a focar 100% nos jogos do Liverpool, que neste final de semana joga contra o Norwich, da segunda divisão, pela Copa da Inglaterra, e logo depois faz clássico contra o Chelsea na Premier League.

— Fazer uma coletiva de imprensa, fazer um anúncio oficial é algo raro de se fazer nessa situação; apenas queremos garantir que todos que estão conosco sejam informados da melhor maneira possível. Mas depois disso, estou completamente focado no jogo contra o Norwich, no jogo contra o Chelsea, no jogo contra o Arsenal, seja qual jogo for que esteja por vir. Estou completamente nisso. Não há necessidade de festas de despedida agora, há uma longa temporada pela frente. Quero estar 100% nisso, e estou — sacramentou Klopp.

Klopp faz pedido à torcida: que não transforme os jogos do Liverpool em algo sobre ele

Para finalizar a entrevista que concedeu ao site do Liverpool, Klopp fez uma série de pedidos aos torcedores dos Reds. Entre eles, que não transformem os próximos jogos do time em algo ‘sobre ele e sua saída'. Pediu, também, que os fãs compreendam sua decisão. Veja as palavras que o treinador direcionou diretamente à torcida vermelha:

— A mensagem aos torcedores: Eu realmente gostaria que vocês aceitassem a decisão. Isso seria bom. E, então, se eu puder pedir mais uma coisa, depois de dizer para vocês não cantarem minha música muito cedo, depois de dizer para vocês serem barulhentos no estádio, coisas assim, se eu puder pedir mais uma coisa, seria: não transformem esses jogos em algo sobre mim, porque não há necessidade. A única coisa que sempre quis foi o apoio total para a equipe, não é para mim. Eu sei sobre nossa relação, não preciso de nenhum tipo de prova. Teremos um momento, talvez no último dia de jogo aqui ou em outro lugar – quero dizer, em outros países ou outras competições. Há tempo suficiente para fazer esse tipo de coisa. Vamos realmente para cima agora. O mundo exterior quer usar essa decisão, rir disso, quer nos perturbar. Somos o Liverpool, passamos por coisas mais difíceis juntos. E vocês passaram por coisas mais difíceis antes de mim. Vamos transformar isso em uma força. Isso seria realmente legal. Vamos extrair tudo desta temporada e ter mais uma coisa para sorrir quando olharmos para trás no futuro. Obrigado — finalizou Klopp.

Foto de Leonardo Sacco

Leonardo Sacco

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez categorias de base na TV Gazeta, Olheiros e Impedimento. Se profissionalizou no Yahoo e desde junho de 2023 é coordenador de conteúdos editoriais da Trivela.
Botão Voltar ao topo