La Liga

Lamine Yamal evita tragédia maior e Barcelona fica apenas no empate com Granada em LaLiga

A promessa de 16 anos foi a grande responsável por evitar a derrota do Barcelona para o Granada, que é o vice-lanterna de LaLiga

Neste domingo (11), o Barcelona ficou apenas no empata com o Granada por 3 x 3, no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela 24ª rodada de LaLiga. Com o resultado, o Barça ficou na 3ª posição do campeonato com 51 pontos, dez a menos que o líder Real Madrid. Já o Graná se manteve na vice-lanterna com 13 pontos, sete a menos que o Celta de Vigo, primeiro time fora da zona de rebaixamento para a segunda divisão espanhola.

E a tragédia só não foi maior por causa de Lamine Yamal, que marcou dois gols, incluindo o que deu números finais à partida de LaLiga. A revelação do Barcelona foi um dos poucos (para não dizer o único) destaque de Xavi. Já o Granada quase protagonizou um vexame para o gigante espanhol, e até merecia sorte melhor na partida se não fosse pelo jogador de 16 anos.

Como foi Barcelona x Granada por LaLiga

Como esperado, o Barcelona começou o 1º tempo dominando o Granada, e não demorou muito para o placar ser aberto. Aos 13 minutos, em uma boa jogada trabalhada na direita, João Cancelo recebeu passe de De Jong, driblou o marcador e fez um cruzamento na medida para o segundo pau. A bola encontrou Lamine Yamal, sozinho, sem trabalho nenhum para empurrar para o fundo das redes.

Dali para frente, o Barça diminuiu seu ritmo, convidado o Graná para seu campo. Contudo, sem uma grande clara de gol. Somente aos 40 minutos da etapa inicial, o Barcelona conseguiu chegar com perigo na defesa do Granada. Em um lindo contra-ataque, Pedri avançou com a posse até a meia-lua, fintando a marcação e passando para Gundogan que vinha de trás. Ele cruzou para Lewandowski finalizar, e a bola só não entrou porque a defesa tirou em cima da linha.

Contudo, o Graná jogou um balde de água fria nos Blaugranas apenas dois minutos depois. Em lance construído no lado direito, Pellistri levou a bola até a linha de fundo para fazer um cruzamento por baixo na linha de fundo. Ele encontrou Sánchez, que chegou batendo de primeira pelo alto para superar Ter Stegen. E isso foi tudo até a ida para o intervalo.

Se não fosse Lamine Yamal…

O 2º tempo começou num ritmo muito lento. Apenas aos sete minutos, o Barcelona chegou ao ataque, perdendo uma ótima oportunidade de gol. Em rápida troca de passes, Pedri rolou para Lewandowski dentro da área, livre de marcação. Ele mandou uma bomba de perna esquerda, mas na rede pelo lado de fora. Quatro minutos depois, o Granada respondeu com um contra-ataque.

Após lançamento vindo do meio-campo, Pellistri dominou e entrou na grande área para mandar um foguete, que explodiu no pescoço de Ter Stegen. Só que não demorou muito para a zebra desfilar dentro de campo. Aos 15 minutos, os Culés afastaram mal um cruzamento da direita. A sobre ficou com Uzuni na esquerda, onde ele cruzou rasteiro para Pellistri, que só empurrou para o gol dentro da pequena área e sem marcação.

Aos 17 minutos, o Barcelona empatou com o Granada. Em outro lance de passes rápidos, Gundogan ajeitou para Lewandowski, que dominou e finalizou para o gol da meia-lua. Contudo, a alegria do Barça durou pouco, já que o Graná reassumiu a vantagem. Três minutos depois, Maouassa cruzou da esquerda para Miquel, que subiu mais que todo mundo para cabecear. Ter Stegen ainda tocou na bola, mas ele bateu na trave e morreu na rede.

Já aos 33 minutos da etapa final, o Barça fez outro gol, mas anulado pela arbitragem. Em falta lateral na direita, Raphinha cruzou para Koundé, que desviou de cabeça para trás. A bola ficou com Martínez, que testou para o fundo da rede. Contudo, ele estava impedido na hora do passe. E a tragédia só não foi ainda maior graças a Lamine Yamal, que fez o gol do empate em cima do Graná.

Dois minutos depois, a promessa de 16 anos roubou a bola de Callejón na defesa. Yamal ajeitou a bola e finalizou no cantinho para fazer o terceiro gol do Barcelona. E isso foi tudo até o apito final. O Granada conseguiu sobreviver ao abafa dos donos da casa e levou um pontinho para casa. Já o time de Xavi Hernández derrapou (mais uma vez) em LaLiga.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo