Barcelona planeja negociar 3 jogadores em janeiro para aliviar folha salarial
Com problemas financeiros, o Barcelona quer aproveitar a janela de transferências de janeiro para fazer caixa
Após a novela Dani Olmo terminar com um final feliz — ele e Pau Víctor foram inscritos para a sequência de LaLiga –, o Barcelona agora olha o mercado com planos de negociar três jogadores para aliviar sua folha salarial.
Com problemas financeiros, o Barça quer aproveitar a janela de transferências de janeiro para fazer caixa. Segundo o jornal “Sport”, a diretoria tem quatro nomes negociáveis: Ronald Araújo ou Eric García, Frenkie De Jong e Ansu Fanti.
Entenda a estratégia do Barcelona no mercado
Dentre os jogadores que podem sair, dois estão entre os maiores salários do Barcelona. Até 2024, os Blaugranas enfrentavam dificuldades para se adequar à regra do 1:1 de LaLiga.
Essa norma do fair play financeiro do campeonato permite que um clube gaste cada euro recebido seja gasto em transferências. Anteriormente, o Barcelona precisava obedecer à regra 1:2 — um euro de investimento a cada dois lucrado.
Isso ajuda a explicar porque os Culés tiveram problemas para registrar Dani Olmo e Pau Víctor em LaLiga. A inscrição da dupla só foi possível graças a uma medida provisória do Conselho Superior do Desporto (CSD), cuja solução é apenas temporária.
Para não passar pelo mesmo imbróglio, o Barcelona está disposto a deixar três atletas saírem no início deste ano. Caso não hajam interessados, o Barça quer fechar negócio antes do início de 2025/25. Confira abaixo a situação de cada um.
Araújo ou García
No sistema defensivo de Hansi Flick, o Barcelona está disposto a perder uma opção para a sequência da temporada. Portanto, se Araújo sair, García fica — e vice-versa. E ambos atraem interessados no mercado.
O zagueiro uruguaio precisou passar por cirurgia no tendão do bíceps femoral da perna esquerda em julho do ano passado e só voltou a jogar na última semana. Apesar disso, Ronald Araújo está na mira da Juventus.
Como Bremer sofreu uma grave lesão em 2024 e não deve mais jogar na temporada, a equipe de Thiago Motta enxerga o defensor dos Blaugranas como o substituto ideal para o brasileiro.
O Barcelona espera uma proposta de 50 milhões de euros (cerca de R$ 312,8 milhões) para vender o uruguaio. Araújo, por sua vez, já deu seu aval para uma transferência para Juve.
Já o zagueiro espanhol é reserva no Barcelona e deseja ter mais minutos. Girona e Real Sociedad aparecem como destinos prováveis, com ambos à procura de um empréstimo, porém, abertos a comprar Eric García em definitivo.
De Jong
De Jong é o dono do maior salário do atual elenco do Barcelona. Entretanto, como as atuações não estão à altura do dinheiro investido, os Culés querem se livrar do meia holandês o mais rápido possível.
Por outro lado, Frenkie De Jong pretende cumprir seu contrato com o Barcelona até o fim — junho de 2026. Caso o Barça não encontre nenhum clube para fechar um acordo, a diretoria tentará renovar o vínculo do meia.
Ansu Fati
Por fim, Fati também está entre os que mais recebem no Barcelona, mas fora dos planos do técnico alemão. Os Blaugranas esperam pelo menos emprestar o atacante em janeiro para ter uma economia em sua folha mensal.
Betis, Girona, Valencia e Sevilla já sondaram as condições de Ansu Fati e devem mandar ofertas em breve.